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Navegando por Autor "Maia, Sonia Cristina Ferreira"

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    Tese
    Da formação ludopiética à autopoiese do lazer: significados para a autoformação humanescente do profissional do lazer
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-08-29) Maia, Sonia Cristina Ferreira; Cavalcanti, Kátia Brandão; ; http://lattes.cnpq.br/9326940913150585; ; http://lattes.cnpq.br/7714036683289260; França, Tereza Luiza de; ; http://lattes.cnpq.br/8809406318062867; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; Pires, Edmilson Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/4163129273132129
    O Presente estudo teve como objetivo compreender e interpretar as conexões entre a formação ludopoiética de graduandos de lazer e o processo da autopoiese do lazer. A partir do objetivo principal, foram formulados os seguintes objetivos específicos: a) Interpretar as vivências ludopoiéticas mais significativas na formação acadêmica de graduandos de lazer; b) Analisar as vivências do lazer mais significativas, reveladas pelo grupo investigado, antes, durante e depois do curso; c) Descrever e interpretar o processo da autopoiese do lazer e o seu respectivo significado para a autoformação humana. O estudo articulou as seguintes abordagens metodológicas: autobiográfica, etnográfica e fenomenológica. Para a construção das pontes ludopoiéticas entre a formação acadêmica proposta pelo curso de Lazer e Qualidade de Vida do CEFET-RN e a autoformação humana vivenciada como lazer pelos participantes do estudo, utilizamos como categorias de análise, cinco propriedades que constituíram o respectivo sistema autopoiético do lazer. Assim, para a nossa reflexividade autopoiética adotamos as seguintes categorias: autotelia; autoliberação; autoconectividade; autovalia e autofruição. A pesquisa realizada conseguiu evidenciar dados importantes da formação ludopoiética desses profissionais do lazer para a sua autoformação humana e para a autocria ç ã o do próprio lazer, que por recursividade alimenta esta autoformação de modo permanentemente. Propriedades do sistema ludopoiético vivenciadas na formação são buscadas com autonomia no lazer. Assim, o aprendizado da autotelia, da autovalia, da autofruição e da autoconectividade vivenciado durante o curso de graduação em Lazer e Qualidade de Vida é valorizado pela emoção da alegria e do amor à vida, tornando-se algo desejado pelos sujeitos que escolheram o lazer como profissão
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    Dissertação
    Significados, valores e experiências de lazer: uma investigação na sociedade natalense
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Santos, Whadsar Juliana Morais dos; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; http://lattes.cnpq.br/0595729127281934; Surdi, Aguinaldo César; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; Rodrigues, Emília Amélia Pinto Costa; http://lattes.cnpq.br/4159801560618581; Maia, Sonia Cristina Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7714036683289260
    O lazer enquanto objeto de estudo tem chamado atenção no Brasil desde a década de 1970, mas as pesquisas relacionadas ao tema na cidade do Natal são comumente relacionadas ao turismo ou restritas a setores/aspectos muito específicos, assim, buscamos realizar uma pesquisa mais abrangente acerca do lazer. Uma abrangência delimitada pela consideração das percepções dos natalenses com relação ao tema no tocante aos seus significados, valores e experiências. O objetivo geral do nosso trabalho foi analisar as experiências de vida que culminaram na valorização (ou não) do lazer pelos indivíduos. Como objetivos específicos, ambicionamos apresentar os significados e identificar os valores do lazer para os natalenses, bem como os interesses culturais de lazer predominantes na nossa população e mapear as atividades físico/esportivas de lazer desses cidadãos. Dessa forma, conduzimos nosso estudo fazendo uma breve exposição da história do lazer, apresentamos seus conceitos, funções e conteúdos no transcurso do tempo, refletimos sobre a origem dos valores fundamentais e ponderamos as possibilidades dos valores do lazer, e empreendemos na análise das percepções da população natalense acerca dos significados, valores e experiências de lazer. Delimitamos a cidade do Natal/RN e sua região metropolitana como espaço da pesquisa, definindo por saturação teórica a quantidade final de participantes, chegamos a um quantitativo de 94 atores sociais. A metodologia de pesquisa utilizada seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, onde se aplicou um questionário on-line como ferramenta de coleta de dados, empregando a análise de conteúdo categorial de Bardin na análise dos dados. Os resultados apontaram como principais significados do lazer para os natalenses pesquisados: o prazer, o tempo livre, o descanso e o divertimento. No tocante aos valores do lazer, o mais expressivo foi o valor relacionado à saúde e bem-estar. Já no campo das experiências, vimos contemplados todos os interesses culturais do lazer na nossa sociedade, conquanto os conteúdos manuais tenham se mostrado os menos praticados pelos atores sociais deste estudo, enquanto os conteúdos físicos/esportivos e os sociais apareceram como os vivenciados com mais frequência. Em relação às experiências que impediam a fruição do lazer, encontramos a falta de tempo, a falta de oportunidade/espaço, a onerosidade, as limitações pessoais, a pandemia, entre outras. Por outro lado, entre as experiências que inspiravam a valorização do lazer físico/esportivo, estavam aquelas relacionadas à saúde, ao social, à infância, ao desenvolvimento de habilidades intrapessoais, à escola, a algumas competições, à família, entre outras. Assim, concluímos nossa pesquisa com resultados entusiasmantes, que demonstraram certa consciência da população quanto ao nosso objeto de estudo, além disso, foram atribuídos valores desejáveis ao lazer e reconhecido sua importância pela sociedade, embora ainda seja necessário encontrar soluções para algumas questões que se apresentaram como recorrentes impedimentos na fruição do lazer, a participação dos natalenses em atividades dessa natureza ainda é animadora.
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    TCC
    Vivência do lazer nas aulas de Educação Física Escolar: uma possibilidade de autoformação humana
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-30) Lucena, Hugo Donato Nóbrega de; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Maia, Sonia Cristina Ferreira
    Este trabalho teve como objetivo geral, discutir sobre a importância da vivência do lazer como possibilidade da autoformação humana por meio do componente curricular da Educação Física. E como objetivos específicos: identificar o lazer como possibilidade de atuação e vivência na disciplina de Educação Física Escolar; enfatizar a importância que o componente curricular da Educação Física tem na construção de uma proposta de ensino pautada numa educação para e pelo lazer, como caminho para um legado para o devir dos alunos e suas relações com a própria corporeidade. Adotamos como metodologia, dentro de um caráter qualitativo, a pesquisa bibliográfica, com base na coleta de dados a partir de livros, teses, dissertações, artigos científicos, dentre outros, utilizando-se de contribuições de diversos autores sobre a temática pesquisada, tendo em vista ter sido um estudo de caráter inicial, pois buscamos construir um alicerce com um aporte teórico, visando desdobramentos posteriores em nível de pós-graduação. Os capítulos ficaram distribuídos da seguinte forma: primeiros passos; lazer: da inutilidade a construção de aprendizagens para a vida; entrelaçando interesses: relações entre educação física e lazer e quando o dia não parece ter fim. Constatamos neste estudo, que autoformação humana no lazer se dá a partir da experiência vivida no próprio lazer, pois não se constitui como um processo herdado e sim de aprendizagens construídas na relação com o outro e o com o mundo. Deste modo, os sujeitos têm a oportunidade de eleger qual o lazer necessário a sua formação, desfrutando de maneira crítica, criativa e consciente, desmistificando a concepção de que ter lazer à disposição não melhora a qualidade de vida, ao menos, que saibamos acessá-lo a partir das perspectivas anteriormente apontadas. Os avanços que essa pesquisa traz para a sociedade é a sua preocupação com a responsabilidade social, pois aposta na transformação da qualidade da formação, com base numa sociedade fundada na construção de novas condutas, criativa, solidária, respeitosa, cooperativa, dentre outros, ativadas por uma educação que caminha em um viés mais sensível, lúdico, participativo. Portanto, consideramos a importância que o componente curricular da Educação Física tem nesse processo, tendo em vista sua íntima relação com o lazer e que por meio das problematizações e diálogos, fazem-nos enxergar que não se trata apenas de diversão ou descanso em seu sentido utilitarista, mas também como possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.
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