Navegando por Autor "Maranhão, Dominique Cristina Souza de Sena"
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TCC Compostagem como ferramenta pedagógica para a educação infantil e o ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Silva, Samira Karla Barbosa da; Almeida, Adriana Monteiro De; https://orcid.org/0000-0001-5447-8593; http://lattes.cnpq.br/1733681004723492; http://lattes.cnpq.br/0902174403917964; D'Oliveira, Rosangela Gondim; http://lattes.cnpq.br/5520187726130335; Maranhão, Dominique Cristina Souza de Sena; http://lattes.cnpq.br/4705984911441830O crescimento do consumo e o descarte inadequado de resíduos sólidos têm gerado impactos socioambientais significativos, evidenciando a urgência de ações de Educação Ambiental e de mudanças nas práticas pedagógicas adotadas nas escolas. A partir dessa perspectiva, a abordagem crítica e emancipatória da Educação Ambiental se destaca por favorecer aprendizagens significativas, sobretudo quando integrada a práticas interdisciplinares voltadas à real transformação da realidade escolar. Nesse contexto, a compostagem se mostra como uma ferramenta pedagógica eficaz, ao articular teoria e prática, promover reflexões sobre consumo, sustentabilidade e responsabilidade coletiva. Sob essa ótica, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso da compostagem como recurso educativo na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, além de elaborar um guia prático e acessível destinado a gestores, professores e alunos, com orientações para a implementação e manutenção de composteiras no ambiente escolar. Os resultados do presente estudo demonstraram que a compostagem é uma ferramenta pedagógica que pode promover uma aprendizagem significativa, capaz de ampliar a consciência ambiental e favorece o diálogo entre os campos de experiências previstos na BNCC e diferentes áreas do conhecimento, como Ciências, Geografia, Matemática, História e Língua Portuguesa. Quando orientada por uma abordagem crítica, essa prática fortalece o protagonismo dos alunos, estimula a reflexão sobre as problemáticas socioambientais e contribui para uma educação comprometida com a formação integral, consciente e sustentável.Dissertação Os saberes das artes visuais na educação infantil: o olhar de uma professora numa Escola Pública Municipal de Natal/RN(2016-12-26) Maranhão, Dominique Cristina Souza de Sena; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Pontes, Gilvania Mauricio Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/2536072255193237; Silva, Andrea Jane da; ; http://lattes.cnpq.br/3449646815267434A presente dissertação refere-se à pesquisa de mestrado profissional no ensino de Artes/UFRN, tratando dos saberes dos professores no ensino de Artes Visuais na Educação Infantil numa instituição pública do município de Natal. Assim sendo, definimos como objetivo desta pesquisa analisar como ocorre o ensino de Artes Visuais numa instituição pública de Educação Infantil pela entrevista da professora, bem como refletir, a partir da observação da sala de aula, como tal ensino é agenciado. O trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa da Pesquisa Educacional, a metodologia aplicada é um estudo de caso e tem como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e a observação participativa. O campo empírico foi constituído numa escola da região metropolitana de Natal/RN e o sujeito da pesquisa é uma professora que atua como titular na turma do nível 2, com crianças entre 3 a 4 anos de idade, e possui 8 anos de prática docente. Da análise dos dados, fundamentada pela metodologia estudo de caso, emergiram três temas: Educação Infantil, Artes Visuais e saberes docentes. Caracterizamos o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil tendo com fundamento as concepções explicitadas na narrativa e na prática da professora investigada; identificar as concepções sobre Artes Visuais na Educação Infantil da professora; e analisar os saberes docentes da professora acerca do ensino das Artes Visuais. A carência dos saberes dos professores da Educação Infantil da instituição da rede pública do município de Natal acerca da linguagem das Artes Visuais demonstra que é importante o acesso, o estudo, a pesquisa, a formação em Arte para que tenham conhecimento da relevância dela como área de conhecimento. A necessidade de formação continuada e profissional dos professores em Artes Visuais, como cursos de pós-graduação e extensão, com enfoque na docência em Artes, é um grande estímulo e avanço para os professores e para a melhoria das aulas de Arte como formação cultural. Sendo assim, o professor pode ter a teoria, o conhecimento e adequar à sua prática pedagógica. É preciso ter um olhar atento para esse trabalho com Artes Visuais na Educação Infantil nas escolas, repensar a importância dessa linguagem, a formação do professor, uma prática significativa, valorizando a criatividade, o desenvolvimento infantil e o potencial das crianças. A pesquisa realizada, junto aos autores e à professora, ratifica a nossa compreensão de que a necessidade de formação dos professores pedagogos pode estar relacionada a lacunas da formação inicial e continuada.