Navegando por Autor "Marcelino, Isabele de Araújo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Literatura infantil em sala de aula: guia de metodologias para leitura, contação e teatralização de histórias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Marcelino, Isabele de Araújo; Naschold, Angela Maria Chuvas; Melo, André Magri Ribeiro de; Braga, Francisca Edilma; Melo, Maria Aparecida Vieira deConsiderando que o exercício da docência exige um constante aprimoramento e disposição e, que não é fácil educar crianças, este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou gerar um guia de metodologias para o trabalho com a Literatura Infantil, usando como ferramentas a leitura, contação e teatralização de histórias. Uma vez que ouvir histórias permite que o professor estimule o seu aluno de diferentes formas, desenvolvendo habilidades relacionadas a desenhar, pensar, imaginar, brincar, ler e escrever, pois textos têm potencial para dar asas à imaginação e estimular a aprendizagem (ABRAMOVICH, 1994). Para a fundamentação deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do que há na literatura sobre a temática, além de entrevistas com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Valdemir Fernandes de Medeiros – Jucurutu/RN, buscando identificar suas reais necessidades, a fim de produzir um trabalho que seja realmente útil e adequando ao que buscam. Esta é uma pesquisa qualitativa, baseada na metodologia de pesquisa participante, modalidade metodológica que envolve os sujeitos pesquisados no processo de análise da sua própria realidade. A análise das entrevistas permitiu identificar um perfil geral dos docentes, possibilitando observar suas dificuldades e desejos com relação ao trabalho com literatura, trazendo também reflexão sobre a motivação de suas respostas, considerando o ser professor para além do profissional. Espera-se que a partir do guia sejam alcançados impactos positivos tanto nas percepções como nas ações dos envolvidos na pesquisa, que estes sintam-se incentivados e acolhidos a buscarem aprimorar suas habilidades e conhecimentos.