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Navegando por Autor "Marinho, Ana Luiza Cabral"

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    TCC
    Análise das estratégias empregadas em um programa de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-30) Marinho, Ana Luiza Cabral; Brazorotto, Joseli Soares; Brazorotto, Joseli Soares; Balen, Sheila Andreoli; Rabelo, Gabriela Regina Gonzaga
    Assim como para as crianças ouvintes, as habilidades fonológicas são essenciais para a aquisição e o desenvolvimento da leitura e escrita em crianças com deficiência auditiva. Neste sentido, programas específicos de intervenção para esta população têm sido estudados mundialmente, dados os seus comprovados benefícios. A análise das adaptações realizadas nos treinamentos também tem sido descrita em algumas das pesquisas. No entanto, no Brasil não há referência a estudos que tenham buscado avaliar programas de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva inseridas em serviços de (re)habilitação auditiva. O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias empregadas em um programa de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva. Por meio de um estudo do tipo descritivo, longitudinal com abordagem qualitativa, realizado com 11 crianças com deficiência auditiva e as três pedagogas que acompanharam a intervenção fonológica feita em grupo, foram analisados os 80 planos diários das sessões e as 80 fichas de observação das pedagogas, além da descrição dos resultados do grupo focal realizado com as pedagogas ao término da intervenção. Observou-se a necessidade de adaptações quanto às instruções, às estratégias e aos materiais utilizados, nesta ordem de frequência, assim como a utilização de estratégias de comunicação e técnicas específicas para otimizar a compreensão e execução das atividades pelas crianças. Concluiu-se que o programa de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva necessitou de adaptações e que os serviços de (re)habilitação auditiva devem preocupar-se em treinar os profissionais que desenvolvem este trabalho com estas crianças.
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