Navegando por Autor "Marinho, Clayton Rodrigo da Fonseca"
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Tese Por uma política das imagens em Georges Didi-Huberman(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-07) Marinho, Clayton Rodrigo da Fonseca; Pellejero, Eduardo Anibal; ; ; Rupp, Bettina; ; Santiago Junior, Francisco Das Chagas Fernandes Santiago; ; Silva, Jaison Castro; ; Honesko, Vinícius Nicastro;Este estudo consistiu no esforço de pensar uma política das imagens a partir de Georges DidiHuberman, o que demandou, em alguma medida, montar três planos de composição: um no campo do saber, encontrando na heurística o eixo capaz de articular um saber em relação com o páthos. Para tanto, recorremos a um paradigma estético de pensamento retirado da filosofia de Walter Benjamin, nomeado constelação. A constelação da heurística, então, possibilitounos compor esse tipo de saber conjugado com as emoções; um no campo da política, a qual, ao invés de diferenciar público e privado, ato e potência, práxis e poiesis, inscreve-se em outra esfera, a dos gestos, permitindo-nos encontrar com uma política da exposição, na qual se expõe o que está em vias de se perder, o que está desaparecendo. Aí, paradoxalmente, vemo-nos diante do ser em comum, que aparece quando exposto e quando comparecemos, demandando de nós, pois, outras modalidades de relação: a imaginação, a tomada de posição e a empatia, e; por fim, um no campo da imagem, a qual, ao contrário de ser um depósito das ilusões humanas, torna-se lugar de retirada de saberes: sobre os nossos sofrimentos, sobre o que não somos, sobre os passados que não foram, sobre o que ainda não somos capazes de saber, sobre o próprio não-saber, sobre a cólera e sobre nossas potências. Tudo isso significou pensar e assinalar os deslocamentos das imagens no corpo dessa teoria outra, dessa política das imagens, que tem como função restituir as imagens ao livre uso comum dos homens, para dar a conhecer. Talvez, seja essa sua principal atribuição: dar a conhecer para que o resto seja possível.TCC Relação de gênero e raça no acervo da Pinacoteca de Alagoas: um estudo de caso em um museu de arte contemporânea do nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-02) Silva, Jennifer Katarina Miranda da; Guaraldo, Laís; Marinho, Clayton Rodrigo da Fonseca; Thomé, Renata; Rupp, BettinaEste trabalho busca investigar a relação de gênero e raça no acervo da Pinacoteca Universitária de Alagoas, museu de arte contemporânea nordestino localizado em Maceió/AL. No século XXI, o debate sobre gêneros ganhou espaço e fez com que vários grupos questionassem e analisassem os lugares de cada gênero. Na arte, não seria diferente, visto que foi lugar do homem, como categoria universal e como gênero material, por séculos. Dessa forma, o trabalho procura responder à seguinte questão: como está apresentada a relação entre os gêneros e as raças no acervo da Pinacoteca de Alagoas? A partir de um relevante museu de arte contemporânea do Nordeste, com base nisso, investiga-se quais os gêneros presentes no acervo de arte contemporânea e discute-se as temáticas retratadas nas obras.