Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Marinho, Clayton Rodrigo da Fonseca"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Por uma política das imagens em Georges Didi-Huberman
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-07) Marinho, Clayton Rodrigo da Fonseca; Pellejero, Eduardo Anibal; ; ; Rupp, Bettina; ; Santiago Junior, Francisco Das Chagas Fernandes Santiago; ; Silva, Jaison Castro; ; Honesko, Vinícius Nicastro;
    Este estudo consistiu no esforço de pensar uma política das imagens a partir de Georges DidiHuberman, o que demandou, em alguma medida, montar três planos de composição: um no campo do saber, encontrando na heurística o eixo capaz de articular um saber em relação com o páthos. Para tanto, recorremos a um paradigma estético de pensamento retirado da filosofia de Walter Benjamin, nomeado constelação. A constelação da heurística, então, possibilitounos compor esse tipo de saber conjugado com as emoções; um no campo da política, a qual, ao invés de diferenciar público e privado, ato e potência, práxis e poiesis, inscreve-se em outra esfera, a dos gestos, permitindo-nos encontrar com uma política da exposição, na qual se expõe o que está em vias de se perder, o que está desaparecendo. Aí, paradoxalmente, vemo-nos diante do ser em comum, que aparece quando exposto e quando comparecemos, demandando de nós, pois, outras modalidades de relação: a imaginação, a tomada de posição e a empatia, e; por fim, um no campo da imagem, a qual, ao contrário de ser um depósito das ilusões humanas, torna-se lugar de retirada de saberes: sobre os nossos sofrimentos, sobre o que não somos, sobre os passados que não foram, sobre o que ainda não somos capazes de saber, sobre o próprio não-saber, sobre a cólera e sobre nossas potências. Tudo isso significou pensar e assinalar os deslocamentos das imagens no corpo dessa teoria outra, dessa política das imagens, que tem como função restituir as imagens ao livre uso comum dos homens, para dar a conhecer. Talvez, seja essa sua principal atribuição: dar a conhecer para que o resto seja possível.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Relação de gênero e raça no acervo da Pinacoteca de Alagoas: um estudo de caso em um museu de arte contemporânea do nordeste
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-02) Silva, Jennifer Katarina Miranda da; Guaraldo, Laís; Marinho, Clayton Rodrigo da Fonseca; Thomé, Renata; Rupp, Bettina
    Este trabalho busca investigar a relação de gênero e raça no acervo da Pinacoteca Universitária de Alagoas, museu de arte contemporânea nordestino localizado em Maceió/AL. No século XXI, o debate sobre gêneros ganhou espaço e fez com que vários grupos questionassem e analisassem os lugares de cada gênero. Na arte, não seria diferente, visto que foi lugar do homem, como categoria universal e como gênero material, por séculos. Dessa forma, o trabalho procura responder à seguinte questão: como está apresentada a relação entre os gêneros e as raças no acervo da Pinacoteca de Alagoas? A partir de um relevante museu de arte contemporânea do Nordeste, com base nisso, investiga-se quais os gêneros presentes no acervo de arte contemporânea e discute-se as temáticas retratadas nas obras.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM