Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Marinho, Ilka Priscilla Cruz"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Educação inclusiva do aluno com necessidades especiais: desafios e perspectivas para os gestores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Marinho, Ilka Priscilla Cruz; Coquerel, Patrick Coquerel Stafin; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jonatas de França; Barros, Jardany do Nascimento
    O presente trabalho acadêmico focaliza o tema inclusão de alunos com necessidades especiais no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar do ensino regular. Configura o objetivo de refletir sobre a educação inclusiva, no que se refere ao papel do gestor, aos desafios e as perspectivas em destaque neste campo de atuação e estudo. A proposta inclusiva e a educação para todos, diante da construção de uma sociedade inclusiva. Trata-se, desta forma de um novo paradigma em ascensão e que deverá evoluir na direção de sua concretização plena, haja vista ser uma concepção que se desdobra em práticas produtivas, agregadoras, éticas, solidárias e respeitosas e que colaboram com o desenvolvimento da escola. Por isso, o serviço de educação especial adquire uma nova caracterização que vai além daquela apontada na Lei de Diretrizes e Bases, que a enquadra como uma modalidade de educação. Trabalhar na escola numa perspectiva inclusiva não é missão impossível para o gestor, mas um desafio. Um “propósito” de “querer”, “pensar e fazer” uma escola que inspire a troca entre os alunos, confrontes formas desiguais de pensamento, busque metodologias interativas, que faça do reconhecimento da diversidade, estratégia para uma nova aprendizagem, que conceba o aluno por inteiro e respeite a dignidade de todo e qualquer indivíduo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM