Navegando por Autor "Marinho, Ilka Priscilla Cruz"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge Educação inclusiva do aluno com necessidades especiais: desafios e perspectivas para os gestores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Marinho, Ilka Priscilla Cruz; Coquerel, Patrick Coquerel Stafin; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jonatas de França; Barros, Jardany do NascimentoO presente trabalho acadêmico focaliza o tema inclusão de alunos com necessidades especiais no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar do ensino regular. Configura o objetivo de refletir sobre a educação inclusiva, no que se refere ao papel do gestor, aos desafios e as perspectivas em destaque neste campo de atuação e estudo. A proposta inclusiva e a educação para todos, diante da construção de uma sociedade inclusiva. Trata-se, desta forma de um novo paradigma em ascensão e que deverá evoluir na direção de sua concretização plena, haja vista ser uma concepção que se desdobra em práticas produtivas, agregadoras, éticas, solidárias e respeitosas e que colaboram com o desenvolvimento da escola. Por isso, o serviço de educação especial adquire uma nova caracterização que vai além daquela apontada na Lei de Diretrizes e Bases, que a enquadra como uma modalidade de educação. Trabalhar na escola numa perspectiva inclusiva não é missão impossível para o gestor, mas um desafio. Um “propósito” de “querer”, “pensar e fazer” uma escola que inspire a troca entre os alunos, confrontes formas desiguais de pensamento, busque metodologias interativas, que faça do reconhecimento da diversidade, estratégia para uma nova aprendizagem, que conceba o aluno por inteiro e respeite a dignidade de todo e qualquer indivíduo.