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Navegando por Autor "Marinho, Joselidia de Oliveira"

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    Dissertação
    Iniciação docente na educação infantil: cenários de uma cultura profissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-01) Marinho, Joselidia de Oliveira; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; ; http://lattes.cnpq.br/7098549221149968; Paiva, Maria Cristina Leandro de; ; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; Hobold, Márcia de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4242212112799297
    Esse escrito focaliza a socialização inicial docente na Educação Infantil a partir do reconhecimento daquela como uma fase de um ciclo de vida profissional que se distingue das demais etapas da carreira dos professores. Fundamenta-se nos estudos de cunho sociológico e antropológico, com a compreensão de que a realidade profissional é construída igualmente por práticas cotidianas de interações sociais no meio ambiente de trabalho. Objetivou-se compreender como ocorre o processo inicial de construção da cultura profissional das professoras principiantes na educação infantil, sob um olhar voltado para os aspectos organizacionais e dinâmicos da atividade docente (acontecimentos, interações, práticas, saberes, tensões e dilemas). Esta investigação, assumindo as orientações de uma abordagem de tipo etnográfico, foi desenvolvida num Centro Municipal de Educação Infantil da rede municipal de Natal-RN, com creche e pré-escola. Os sujeitos participantes são quatro professoras que têm menos de cinco anos de carreira na Educação Infantil. Utilizou-se a observação participante e a entrevista semiestruturada na construção dos dados, aos quais interpretamos por meio da análise de conteúdo e triangulação de fontes. Delineamos três dimensões para os cenários da cultura profissional: o perfil pessoal e formativo dos sujeitos, o cotidiano escolar e a gestão do trabalho docente. O caráter multiforme dos achados evidencia que a cultura profissional das professoras principiantes tem se constituído a partir da confrontação com as diversas situações de imprevisibilidade em suas emoções, rotinas e dificuldades, pedagógicas e administrativas, simultaneamente aos dilemas do cuidar e do educar a criança. O sentimento de solidão tem sido gerado a partir da organização institucional e escolar, a qual não lhes oferece condições materiais e pedagógicas para a colaboração e discussão entre os pares. Enfim, entende-se que a docência na Educação Infantil deve estar baseada numa rede de relações alargadas, sendo imprescindível aos principiantes o apoio e a orientação em relação às dúvidas, anseios e expectativas, como meio de socialização e ressignificação de sua prática docente.
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    TCC
    A transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) MENEZES, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de; PAIVA, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Oliveira, Jacyene Melo de; Marinho, Joselidia de Oliveira
    O presente trabalho trouxe reflexões sobre o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal na cidade do Natal/RN. A pesquisa buscou compreender como ocorreu esse processo de passagem a partir da perspectiva das crianças que ingressaram no 1º ano e da professora titular da turma. Para alcançar tal objetivo a pesquisa de campo foi realizada nos dois primeiros meses letivos de 2019. Utilizou-se um instrumento de observação para o acompanhamento da turma do 1º ano, assim como a realização de uma entrevista individual semiestruturada com 6 (seis) crianças e uma entrevista coletiva, que possibilitou a fala das crianças sobre a chegada ao 1º ano, bem como ouvi-las sobre suas expectativas, dificuldades e os sentimentos em comum em relação a entrada no Ensino Fundamental. Também foi aplicado um questionário com a professora da turma com a finalidade de conhecer sua visão sobre esse processo, assim como a metodologia e planejamento adotados para o recebimento das crianças nessa etapa da educação básica. Para tal discussão foram trazidos os documentos legais que regem e orientam a educação brasileira, como por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394.96, (BRASIL, 1996), o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) 1998, as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil (DCNEI) 2009, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018, o documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão das crianças de seis anos de idade, publicado pelo Ministério da Educação em 2006 e por fim o documento que traz os Referenciais Curriculares Municipais para a Educação Infantil (RCMEI) de Natal/RN, 2018. Além dos documentos oficiais, a discussão ainda trouxe às falas de autoras como Motta (2013), Ribeiro (2014), Martinati (2012), Neves (2010), Faria (2012) e Pulino e Queiroz (2018) que abordam a temática em questão a partir de estudos e pesquisas realizadas com crianças e demais sujeitos envolvidos nesse processo de passagem. O estudo possibilitou perceber como as crianças enxergam e passam por esse processo de transição, bem como, as estratégias adotadas pela professora para esse momento. O trabalho destaca as rupturas e mudanças vivenciadas nesse transcurso da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, enfatizando o papel que a escola exerce nesse processo, bem como a responsabilidade de tornar esse momento uma continuidade da primeira para a segunda etapa da educação básica, enxergando as crianças como sujeitos de direitos, protagonistas da própria aprendizagem, com o intuito de promover um processo de transição menos impactante possível.
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    TCC
    As visões que familiares de um CMEI, da cidade de Natal/RN, têm sobre o papel das docentes de educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12) Capistrano, Clara Antunes de Melo; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Oliveira, Jacyene Melo de; Marinho, Joselidia de Oliveira
    Este artigo tem como intuito analisar se as visões que os familiares de crianças do CMEI Professora Antônia Fernanda Jalles, da cidade de Natal/RN, têm sobre o papel da docência na educação infantil está relacionado ao imaginário social brasileiro sobre a identidade da mulher na educação. Para a coleta de dados, foi utilizado o método da entrevista semiestruturada, com oito familiares de crianças do CMEI. A partir dos relatos desses familiares, foi possível analisar os discursos a partir de três eixos que permeiam educação infantil e que são presentes na nossa sociedade, como a visão assistencialista da educação infantil, ligada às mulheres; o machismo, mas também o empoderamento e a luta da classe feminina para a valorização do trabalho, causando algumas mudanças no pensamento da sociedade.
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