Navegando por Autor "Maroja, Maria Clara Santana"
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Artigo Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional(FapUNIFESP (SciELO), 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Maroja, Maria Clara Santana; Noronha, Claudianny AmorimPretende-se refletir sobre as dificuldades e potencialidades na aplicação da Educação Problematizadora em um programa de residência multiprofissional em Saúde, na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da qualificação das ações pedagógicas nesse campo. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa e com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada em um programa de residência multiprofissional em Saúde Mental. Entre os elementos pedagógicos freireanos identificados, destaca-se o ciclo retroalimentado ação-reflexão-ação – capaz de potencializar o próprio processo educativo –, enquanto as limitações à proposta educacional problematizadora apresentaram-se relacionadas às contradições com os modelos formativos e práticos vigentes no campo da saúde. Uma melhor apropriação dos fundamentos educacionais que sustentam as residências multiprofissionais em Saúde, por parte de tutores, preceptores e residentes, é capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem para os trabalhadores do SUSTese Educação problematizadora e Sistema Único de Saúde: uma análise de contribuições da pedagogia de Paulo Freire em um programa de residência multiprofissional em saúde(2019-08-26) Maroja, Maria Clara Santana; Noronha, Claudianny Amorim; Almeida Júnior, José Jailson de; ; ; ; Rego, Maria Carmem Freire Diógenes; ; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; ; Nascimento, Hostina Maria Ferreira do; ; Azevedo, Dulcian Medeiros de; ; Aragão, Marta Genu Soares;As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMSs) surgiram, nos anos 2000, como uma estratégia para formação de profissionais de saúde sustentadas pela compreensão das relações políticas e humanísticas que conduzem a interação ensino-serviço-comunidade. Entretanto, ainda hoje as RMSs são consideradas uma modalidade curricular inovadora no ensino em saúde, por apresentar uma estrutura pedagógica fundamentada na problematização da realidade dos serviços de saúde, sendo ainda escassos os estudos sobre as ferramentas pedagógicas que sustentam esse processo ensino-aprendizagem em saúde. Entre as temáticas de investigação, identifica-se o alinhamento da proposta das RMS com a pedagogia de Paulo Freire, embora tal associação não seja aprofundada e referenciada nos documentos normativos dessa concepção de formação em saúde. A partir dessa concepção, surgem os seguintes questionamentos: quais aspectos evidenciam-se na relação entre os pressupostos políticopedagógicos freirianos e a proposta de ensino das RMSs, no campo teórico e no campo da prática?; como se caracterizam esses aspectos no que se refere às contribuições para a formação de profissionais da saúde, tendo em vista os princípios e diretrizes do SUS e a relação desses com a pedagogia de Paulo Freire? Assim, o presente estudo teve por objetivo apreender sobre as contribuições da proposta pedagógica de Paulo Freire, em um programa de Residência Multiprofissional em Saúde, para a promoção de avanços nas práticas profissionais dos residentes, que cooperam para o fortalecimento do SUS. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa, com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso. O lócus de estudo foi o programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental oferecido pela Universidade Federal da Paraíba, cujo Plano de Curso fundamenta-se na pedagogia freiriana. Os dados foram coletados ao longo do ano de 2017, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas com tutores e preceptores, bem como encontros de grupo focal com residentes, e analisados segundo a Análise de Conteúdo. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e aprovado segundo o parecer nº 1.982.127. A dinâmica pedagógica da Ação-Reflexão-Ação, conduzida pelo trabalho coletivo e multiprofissional, possibilitou aos residentes enxergar o portador de doença mental não apenas sob os vários saberes biologicistas, mas compreendendo-o na complexidade da sua realidade de vida e empoderando-o para a superação dos próprios limites. Também foram atribuídas à pedagogia problematizadora, avanços no enfrentamento das dificuldades e desafios do Sistema Único de Saúde, por meio da inserção de educandos e educadores em diferentes vias de participação e controle social na saúde; e da construção de práticas profissionais coerentes com as reais necessidades dos indivíduos e das coletividades. Portanto, a proposta pedagogia freiriana cursa para transformações de si e da realidade como consequências da ampliação da leitura de mundo dos educandos, o que, no campo da saúde, pode significar micro rupturas no modelo assistencial de cuidado e gestão, fortalecendo os princípios instituintes do SUS, com ênfase para a equidade, integralidade e participação social.Artigo Integralidade na formação: compreensão de orientadores e da equipe multiprofissional(Revista do Nufen, 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Maroja, Maria Clara Santana; Fernandes, Maria Neyrian de FátimaObjetivou-se verificar a compreensão de residentes, preceptores e tutores sobre integralidade na formação em saúde mental em uma Residência Multiprofissional em Saúde. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa, qualitativa, do tipo Estudo de Caso Único no programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Foram aplicadas entrevistas individuais semiestruturadas aos tutores (7) e preceptores (7), e grupo focal com 20 residentes. Observou-se que as orientações oferecidas nos encontros de tutoria e preceptoria vão além da assistência biológica ao indivíduo com transtorno mental e perpassam pela compreensão da realidade desses sujeitos. Compreendeu-se que o compromisso curricular com as características da comunidade assistida, aliado a práticas colaborativas entre as diferentes profissões da saúde, possibilitaram aos residentes enxergar ao indivíduo com transtorno mental não apenas sob os vários saberes biológicos, mas também compreendendo-o na complexidade da sua realidade