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Navegando por Autor "Marques, Kleber Dessoles"

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    Dissertação
    Técnicas estendidas para saxofone em obras compostas por meio de colaboração compositor-intérprete
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-27) Marques, Kleber Dessoles; Cesetti, Durval da Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/6872751996178006; ; http://lattes.cnpq.br/8491887693791033; Presgrave, Fábio Soren; ; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; Victorio, Roberto Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/7996480830802741
    Esta dissertação aborda o uso de técnicas estendidas para saxofone na obra Minus, para saxofone soprano em Bb solo, composta por meio de colaboração compositor-intérprete, entre Agamenon de Morais e o saxofonista Kleber Dessoles. O texto está organizado da seguinte maneira: a primeira parte traz um apanhado histórico do repertório de música de concerto para saxofone, desde o início do século XX, passando pelo uso de técnicas estendidas para o instrumento e pelos principais personagens e fatos históricos desse período de tempo, dados esses obtidos a partir de pesquisa bibliográfica e documental; a segunda parte trata da colaboração compositorintérprete, desde os casos documentados nos séculos XVIII e XIX até chegarmos aos dias de hoje, explorando de que maneiras as colaborações podem acontecer e as suas motivações, por meio de pesquisa bibliográfica; a terceira e última parte versa sobre a obra em si, seguida de um relato pormenorizado da colaboração entre o compositor e o intérprete, bem como explicações minuciosas das técnicas estendidas que constam na obra (multifônicos e flatterzunge), por meio de pesquisa bibliográfica, documental e relatos dos encontros entre compositor e intérprete. Ao final do processo de colaboração, pode-se dizer que o resultado final da obra foi derivado da soma dos conhecimentos do compositor e do intérprete, combinados, quase como se a composição tivesse uma dupla autoria. O documento resultante do relato do processo pode auxiliar compositores e intérpretes a comporem para saxofone, bem como a nortear futuras experiências de colaboração.
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