Navegando por Autor "Marques, Letícia Alves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Ansiedade na sala de aula de língua estrangeira: uma pesquisa bibliográfica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Marques, Letícia Alves; Faria, Marília Varella Bezerra da; Canan, Ana Graça; Contiero, LucinéiaDurante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, notamos, como professores, o desenvolvimento de forma distinta dos alunos em sala de aula. Dentre vários fatores influentes, o fator psicológico é um dos fatores capazes de afetar o progresso do aluno. Tratando-se da ansiedade em sala de aula de língua estrangeira, esse trabalho busca compreender os fatores que influenciam a ansiedade experienciada por alguns alunos no aprendizado de língua estrangeira, e quais estratégias podem ser utilizadas pelos professores para minimizar essa ansiedade. Para investigar esses objetivos, utilizamos neste trabalho, que se encontra na área de Linguística Aplicada, de natureza qualitativa e bibliográfica, os autores Spielberger (1977), Scovel (1978) Horwitz, Horwitz e Cope (1986) e MacIntyre e Gardner (1989, 1991, 1994) como base teórica e analisamos os trabalhos de Thereza Jr (2011), Ferreira (2017), Ge (2018) e Figueiredo (2020) para responder nossos objetivos. Como resultado das análises, constatamos que fatores subjetivos dos alunos, sensação de vulnerabilidade e o modo como os alunos lidam com os erros podem interferir, de forma positiva ou negativa, na ansiedade manifestada em sala de aula. Diante dos estudos analisados, a habilidade oral demonstrou-se a maior geradora de ansiedade, contudo, não pode ser considerada única. De acordo com as estratégias para contornar a ansiedade em sala de aula mencionadas nos trabalhos, encontramos propostas de criação de um ambiente de estudo confortável, estabelecimento de confiança entre professor e aluno, flexibilização na forma de dar aula e orientação do professor para o aluno lidar melhor com os sentimentos ansiosos em sala de aula.