Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Marques, Nelson"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Rebobinando afetos: memória e patrimônio cinematográfico do Cineclube Tirol e Cineclube Natal (1961-2024)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Oliveira, Hugo Braga de; Macêdo, Patricia Penna Ladeira; https://orcid.org/0009-0003-8215-3763; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; Cunha, Jacqueline de Araujo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Marques, Nelson; http://lattes.cnpq.br/1292951925539464
    O estudo explora a relevância dos cineclubes na preservação da memória cultural e na promoção do patrimônio cinematográfico no Brasil, com ênfase nas atividades do Cineclube Natal e do Cineclube Tirol (1961-2024). Fundamentada em um levantamento bibliográfico abrangente, que contempla fontes diretas e indiretas, a pesquisa sistematiza as contribuições teóricas sobre o cineclubismo como agente social de informação e cultura. A metodologia abrange a documentação direta, com acompanhamento das atividades dos cineclubes, e visa destacar o papel do movimento cineclubista na disseminação da cultura, no fortalecimento do conhecimento cinematográfico e na preservação da memória cultural local. A investigação busca compreender como as práticas cineclubistas promovem a formação crítica do público e ressignificam sentidos no cinema, evidenciando esses espaços como mediadores culturais essenciais e agentes na preservação da memória audiovisual.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    Sessão dupla: o original e a cópia (o remake, a sátira, a paródia)
    (2016) Marques, Nelson; Marchi, Gianfranco
    Sessão Dupla é um livro de caráter coletivo no qual os colaboradores escolheram o título de um filme de sua preferência, a partir de uma lista com 1300 filmes, e escreveram a crítica de pelo menos duas versões da obra selecionada, a original e um de seus remakes. O livro ainda conta dois ensaios: o primeiro sobre a relação entre cinema, arte e comércio; e o segundo acerca da prática de produção de continuações, remakes e reboots no mundo cinematográfico.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Trilhas sonoras de filmes como ferramentas pedagógico-musicais em em diferentes contextos educacionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Barbosa, Pedro Henrique Felix; Melo, Isaac Samir Cortez de; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Marques, Nelson
    A combinação de áudio e visual e a sua utilização como ferramenta pedagógica para o aprendizado musical consciencioso e benéfico em distintos contextos educacionais se mostra pertinente a partir da prévia contribuição teórica e dos posteriores excelentes resultados alcançados. Essas concepções sobre uma abordagem consciente do ensino de música são discorridas em três diferentes situações pedagógico-musicais: aulas regulares em turmas do quinto nível da Educação Infantil1 em uma escola básica; mostragem interpretativa em uma oficina de apreciação de cinema; e aulas particulares de instrumento, sendo piano e violino os casos sui generes. Trata-se de um relato de experiência alicerçado e analisado à luz de publicações relacionadas aos resultados encontrados. No desenvolvimento, a história da música no cinema é utilizada e relatada como a origem que é, até a exposição mais particular, mas sempre vigente, de uma análise de composição própria e de aspectos pertinentes para cada um dos três âmbitos educacionais propostos. Dessa forma, elementos que norteiam a composição musical para cinema são direcionados para o aprendizado musical, ciente da real importância desse direcionamento para os resultados pretendidos. Abrindo possibilidades de raciocínio sonoro à frente de um filme, facilita-se o aprendizado musical, tendo em vista que a música, inicialmente, nasce da paisagem sonora que está sempre presente; e é a partir dessa que os mais intricados elementos da criação musical se expandem.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM