Navegando por Autor "Marques Assis, Isabella"
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TCC Análise da concordância entre dois instrumentos de avaliação fonológica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Marques Assis, Isabella; Giacchini, Vanessa; Giacchini, Vanessa; Cáceres Assenço, Ana Manhani; Gonzaga Rabelo, Gabriela ReginaIntrodução: O transtorno fonológico é uma desordem do domínio fonológico da linguagem. Anteriormente à intervenção, é essencial realizar avaliação fonológica para auxiliar no processo clínico. No Brasil, destacam-se: Avaliação Fonológica da Criança e Teste de Linguagem Infantil, instrumentos estes muito diferentes entre si. Objetivo: Avaliar a concordância entre os resultados obtidos a partir de duas avaliações fonológicas quanto aos aspectos: gravidade do transtorno fonológico, ocorrência de produção de erros e de sons ausentes no sistema fonológico dos sujeitos da amostra. Método: Foram analisados os dados de fala de 10 crianças, do sexo masculino, entre 4:5 a 7:2 anos de idade, com transtorno fonológico. Os dados foram coletados empregando a Avaliação Fonológica da Criança e o Teste de Linguagem Infantil - Parte fonologia. Resultados: Os aspectos testados em ambos os protocolos demostraram haver concordância entre si. Quanto à classificação da gravidade, houve concordância entre os testes em quatro casos, ainda, o Teste de Linguagem Infantil - Parte fonologia caracterizou a maioria dos sujeitos com desvio leve-moderado e a Avaliação Fonológica da Criança apresentou mais diversidade nesse aspecto. Bem como concordaram quanto ao número de sons ausentes no sistema fonológico de quatro sujeitos. A análise qualitativa dos sons ausentes revelou achados similares encontrados na literatura. Sobre a produção de erros, os testes revelaram diferença numérica em pelo menos dois casos, que ainda tiveram classificação da gravidade do transtorno não concordantes. Conclusão: Existe uma correlação entre os protocolos nos aspectos testados. Entretanto, existe a possibilidade de ocorrência de resultados distintos conforme a avaliação fonológica utilizada. Sugere-se novos estudos com amostras maiores para melhor compreender a relação existente entre ambos os instrumentos.