Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Martins, Angélica Verônica de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-20) Martins, Angélica Verônica de Oliveira; Martins, Selma Alas; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; http://lattes.cnpq.br/2906046147355527; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Albuquerque, Edu Silvestre de; Meneguzzo, Isonel Sandino
    Em meio às orientações trazidas pelos documentos oficiais que direcionam a novas práticas pedagógicas, o ensino ainda apresenta uma concepção disciplinar, não há uma interação entre as disciplinas, os alunos continuam como ouvintes sem qualquer protagonismo durante o processo de ensino e aprendizagem. A fim de provocar mudanças, sensibilizar e motivar os professores da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN, a ferramenta Google Maps foi articulada às diferentes disciplinas, nos anos iniciais do ensino fundamental, de forma a tornar a aprendizagem mais interessante e significativa. Uma sequência didática foi desenvolvida e aplicada junto a professoras e alunos do 4º ano da Escola Municipal Luiz Carlos Guimarães, dando origem ao guia GeoIntegra. A pesquisa apresenta características de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa com etapas de caráter exploratório. O objetivo geral é desenvolver uma proposta metodológica interdisciplinar com base na aprendizagem significativa para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a Geografia e o Google Maps como elo de integração. Como objetivos específicos buscamos i) identificar dificuldades e interesses dos professores pela inovação em suas práticas; ii) elaborar uma sequência didática, articulando os conteúdos das diferentes disciplinas e partindo do cotidiano das crianças com o uso da ferramenta Google Maps; iii) avaliar a sequência didática com alunos do 4° do EF e professores; iv) produzir um guia didático para professores da rede pública de ensino de Parnamirim. Neste caminho, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionários aplicados a professores, roda de conversa com alunos, além dos registros realizados ao longo da aplicação da sequência didática. Ao final da pesquisa por meio da análise dos dados, constatou-se que a proposta metodológica é uma estratégia possível, adaptável e eficaz ao que se propõe. Esse trabalho caracteriza-se como uma contribuição à área de Tecnologia Educacional e ao ensino interdisciplinar da Geografia, por trazer uma nova perspectiva ao ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM