Navegando por Autor "Martins, Daniel de Araujo"
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Dissertação Apoio informacional sobre acidentes do trabalho em um ambiente organizacional com distintos regimes jurídicos: proposta de um serviço de autoatendimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-23) Silva, Janio Cesar da; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; https://orcid.org/0000-0002-0674-3409; http://lattes.cnpq.br/9978545258975489; Martins, Daniel de Araujo; https://orcid.org/0000-0001-5572-0505; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; Reis, Priscila MartinsA presente pesquisa diz respeito à aplicação dos fundamentos da gestão da informação para elaborar e propor um serviço de autoatendimento visando à promoção da saúde e segurança dos agentes públicos com o mesmo nível de atenção e qualidade de atendimento em um cenário no qual coabitam servidores da UFRN, submetidos à Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais) e empregados da EBSERH, vinculados ao regime jurídico previsto no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho - CLT), nas dependências do Hospital Universitário Onofre Lopes (Natal/RN). Em função dos entreveros jurídicos envolvidos no caso em estudo, frisa-se que a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, por envolver a preservação da saúde física e mental das pessoas, sobretudo compartilhando os mesmos recintos, não deve ocorrer de modo diferenciada em relação aos indivíduos. Diante disso, tem-se como objetivo precípuo investigar os caminhos a trilhar para a proposição de um serviço de apoio informacional a fim de auxiliar os servidores da UFRN no processo de busca por informações sobre acidentes do trabalho, visando à promoção e preservação da saúde desse público. A trajetória metodológica envolveu uma abordagem indutiva, por meio de estudo de caso baseado nas técnicas documental, questionários e entrevistas. Os resultados, de forma combinada, apontaram no sentido de que os aspectos destacados nas constatações resgatadas da análise dos questionários e entrevistas encontram total sintonia com a essência dos objetivos concretizados nesta pesquisa. Concluiu-se que há necessidade de implementação das estratégias e serviços informacionais propostosDissertação Chatbot para atendimento do usuário do processo de concessão de diária e passagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-25) Dantas, Marcelino dos Santos; Perales, Wattson Jose Saenz; https://orcid.org/0000-0003-3089-2874; http://lattes.cnpq.br/7864092926643460; https://orcid.org/0009-0003-3783-8114; http://lattes.cnpq.br/0794162974091391; Martins, Daniel de Araujo; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; Araújo, Wagner Junqueira de; https://orcid.org/0000-0002-2301-4996; http://lattes.cnpq.br/6762905361803183O excesso informacional e a Inteligência Artificial (IA) são fenômenos paradigmáticos dos tempos atuais. Os profissionais da informação veem nas aplicações de IA uma aliada no enfrentamento da angústia causada pela sobrecarga cognitiva, seja pela otimização do acesso aos repositórios de dados ou através do tratamento e organização da informação. Este estudo objetivou prototipar um agente virtual capaz de oferecer atendimento automatizado aos usuários do Setor de Concessão de Diária e Passagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de modo a satisfazer as suas necessidades informacionais básicas no tocante ao processo de pagamento de diária e compra de passagem aérea a serviço da Instituição. A estratégia de prototipação adotada neste trabalho inspirou-se no método de pesquisa Design Science Research (DSR), o qual vem sendo desenvolvido como forma de conferir relevância e rigor científico ao estudo que se ocupa do projeto e construção de artefatos. A coleta de dados foi viabilizada pelos procedimentos de pesquisa documental (realizada nos registros do suporte remoto ao usuário) e questionário (aplicado junto ao pessoal que colabora no processo de concessão de diária e passagem). A análise dos dados coletados possibilitou a identificação das principais demandas por informação do usuário atendido pelo suporte remoto, como também o levantamento dos setores administrativos participantes da concessão de diária e passagem na UFRN. Reunidos os elementos necessários para a prototipação, entregou-se um chatbot baseado em navegação, construído com o auxílio de uma plataforma comercial de desenvolvimento, sendo acessível por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas de uso crescente. Ao final do estudo é feito o balanço do que foi executado, indicando-se ações para evolução do agente virtual, aperfeiçoamentos a serem implementados na metodologia de desenvolvimento e sugestões para trabalhos futuros, tais como a realização de estudo de caráter avaliativo do agente virtual construído com a participação de colaboradores e usuáriosTCC Elementos motivadores e inibidores do consumo colaborativo: uma análise na perspectiva do consumidor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Martins, Raabe Alves; Feitor, Carlos David Cequeira; Martins, Daniel de Araujo; Medeiros, Marcos Fernando Machado deEsta pesquisa objetiva analisar os elementos motivadores e inibidores do consumo colaborativo na perspectiva do consumidor, sob a óptica de seu entendimento. Com o propósito de investigar a opinião do entrevistado e o seu nível de conhecimento sobre a economia colaborativa, realizou uma pesquisa descritiva e qualitativa por meio da aplicação de questionários. A revisão teórica aborda conceitos sobre o consumo colaborativo, a economia colaborativa, peer inc, peer to peer e os tipos de consumo colaborativo, com o enfoque na compreensão de suas motivações e barreiras. Essa investigação permitiu compreender os fatores determinantes para tornar a economia colaborativa um tema potencial, capaz de motivar pessoas para seu consumo, a partir da verificação dos dados da segmentação dos respondentes, nas dimensões apresentadas da economia. O trabalho mostra a relevância econômica e seu poder socioambiental e cultural, e trás dados relevantes para o empresariado local. Ao final percebe-se que, para a maioria dos pesquisados, as plataformas de economia colaborativa foi bem avaliada. E, apesar de ser um movimento ainda novo no Brasil tem grandes aspirações para o surgimento e crescimento de novas plataformas dentro os estilos de consumo colaborativo.Tese Modelo institucional do processo de estruturação de empresas de desenvolvimento de software: um estudo de múltiplos casos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-04) Martins, Daniel de Araujo; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; Nóbrega, Kleber Cavalcanti; ; http://lattes.cnpq.br/7667731949775312Alguns autores têm apontado para a necessidade de se compreender o processo de estruturação tecnológica nas empresas contemporâneas. Nesta perspectiva, a indústria de software tem tido papel fundamental, pois fornecem produtos e serviços diretamente vinculados à estruturação tecnológica de organizações das mais diversas áreas de atuação. No caso, a indústria brasileira de software apresenta algumas particularidades que a diferenciam de outras indústrias situadas em países centrais, o que torna seu entendimento ainda mais relevante. Há evidências de que as empresas nacionais assumem configurações estruturais e estratégicas diferenciadas para ocupar esse mercado naturalmente dominado por empresas multinacionais de grande porte. Por essa razão, a presente tese tem como objetivo compreender não só as configurações assumidas pelas empresas nacionais de desenvolvimento de software, como também a dinâmica e o processo que as levam a tal estruturação. Para isso, a pesquisa investiga o ambiente institucional, suas entidades e, consequentemente, os movimentos isomórficos associados à indústria de software, empregando um estudo, fundamentalmente, qualitativo, exploratório, descritivo e explicativo, através da estratégia de estudo de múltiplos casos. Foram feitas visitas técnicas à 8 empresas do polo de tecnologia da informação da região metropolitana de Recife, sendo aplicado um formulário e realizada uma entrevista com profissional em cargo de destaque dentro de cada empresa. Apesar de o estudo ser, predominantemente, qualitativo, parte dos dados coletados foi processada através de tabelas e gráficos, fornecendo uma visão geral das empresas e do ambiente investigados e subsidiando as análises em profundidade feitas a partir da interpretação do conteúdo obtido com as entrevistas. Como resultado, pode-se dizer que as empresas se estruturam em torno de modelos de negócio híbridos provenientes de dois tipos ideais de empresas de desenvolvimento de software, quais sejam: fábrica de software e empresa de base tecnológica. No que diz respeito ao processo produtivo, verificou-se que existe uma distribuição equilibrada entre o paradigma de desenvolvimento tradicional e o ágil. Dentre as metodologias tradicionais, a Rational Unified Process (RUP) é a predominante. Já a metodologia Scrum é a mais empregada entre empresas estruturadas a partir dos princípios do manifesto ágil. Quanto ao processo de estruturação, foi encontrado que as entidades presentes no ambiente institucional atuam de forma diferente umas das outras, gerando forças isomórficas distintas e com variada intensidade. Destaque deve ser dado às entidades como clientes, órgãos de fomento à pesquisa, arranjos produtivos locais, empresas líderes de mercado, universidades públicas, incubadoras, entidades setoriais, fornecedores de tecnologia para o desenvolvimento de software e escola de formação e o background dos gestores, pois esses mantêm estreita relação com a estruturação das organizações investigadas. Acerca dessa relação, pode-se dizer que existe dualidade, tornando bilateral o trânsito de forças isomórficas. Por fim, constatou-se que o campo organizacional identificado ainda possui baixo nível de estruturação, o que abre espaço para a ação autônoma dos atores organizacionais e, consequentemente, para as empresas de desenvolvimento de software