Navegando por Autor "Martins, Emerson Carpegianne de Souza"
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TCC A performance musical do Grupo Herdeiros de Zumbi(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-09) Marinho, Rennê da Silva; Lima, Agostinho Jorge de; Martins, Emerson Carpegianne de Souza; Barbosa, Francisco Ernani de LimaZambê é uma modalidade de coco existente apenas na região praieira do Rio Grande do Norte. Forma de expressão cultural com elementos sonoros e de dança pautados na tradição musical afro-brasileira, o Coco de Zambê existe na comunidade de Cabeceiras e na comunidade quilombola de Sibaúma, ambas na região litorânea de Tibau do Sul. Neste trabalho abordamos as atividades do Zambê Grupo Herdeiros de Zumbi (GHZ), de Sibaúma, buscando compreender como a performance musical desse grupo se insere em outras atividades socioculturais da comunidade. Metodologicamente, realizei uma pesquisa etnográfica de campo, que buscou apreender elementos culturais e do saber e fazer musicais, através de entrevistas, gravações em áudio e vídeo e estudo bibliográfico. A descrição e análise dos saberes e práticas musicais comporta aspectos como a dança, os ritmos, a organologia dos instrumentos, as letras das músicas, e a performance na comunidade. Conclui-se que o Grupo Herdeiros de Zumbi tem traços semelhantes ao Coco de Zambê de Mestre Geraldo, de Cabeceiras, mas diferenças significativas, e que a atuação musical do grupo está intimamente relacionada às necessidades socioculturais da comunidade quilombola, onde se insere.Artigo Práticas de ensino da música de rabeca no Rio Grande do Norte(UFRN/ABEM, 2010-06-17) Martins, Emerson Carpegianne de Souza; Lima, Agostinho Jorge deDissertação Práticas de ensino de música no Projeto Conexão Felipe Camarão(2016-05-18) Martins, Emerson Carpegianne de Souza; Lima, Agostinho Jorge de; ; ; Carvalho, Valeria Lázaro de; ; Ribeiro, Giann Mendes;O presente trabalho é resultado da pesquisa acerca das práticas de ensino de músicas tradicionais no contexto do Projeto Social Conexão Felipe Camarão da Organização NãoGovernamental (ONG) TerrAmar, Zona Oeste de Natal - RN. Desse modo, são apresentados dados sobre a localização do Projeto (KISIL, 1997) - conceito, questões sociais da comunidade, acessibilidade, descrições das oficinas, brincadeiras do folclore local e demais atividades de ensino nas Oficinas de Música dentro do referido contexto. O aporte teórico inclui a História da Música e a Educação Musical, as questões da Educação Básica, diversidade e contextos de ensino de Música em projetos sociais e ONGs, bem como o ensino de música popular e práticas sociais de ensino de Música. Nos apoiamos em autores como Fonterrada (2008); Arroyo (1999, 2000a, 2000b, 2002); Penna (2008); Beineke; Oliveira, E. (1998); Oliveira, A. (2003); Kleber (2003, 2006, 2008, 2011); Green, A. (1987); Green, L. (1997, 2000, 2012) e Souza (2004). Assim, se configurando em pesquisa de natureza qualitativa com especulações nos campos ditos não-formais de práticas de ensino e informais de transmissão e troca de conhecimento musical, optamos em trabalhar com o construto de um estudo de caso onde encontramos a realidade de um Projeto que lida com mestres e brincadeiras de tradição oral, professores de instrumentos e alunos da comunidade em processos de ensino e aprendizagem. Apresentamos discussões a partir do cruzamento dos dados coletados em entrevistas e observações do campo com vistas nos processos peculiares de ensino. Concluímos que os repertórios das brincadeiras são vividos nas salas de aula em grupo, ensaios e apresentações e o processo de ensino é o que mais importa para uma ampla aprendizagem das culturas orais de tradição. Esses resultados trazem contribuições para a formação de professores da área da Educação Musical, considerando que lidar com repertórios das culturas populares implica em abrir espaços para se construir um aprendizado processual.