Navegando por Autor "Martins, Jéssica Souza"
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TCC A Revista Brasileira de História da Educação e a comunicação científica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Martins, Jéssica Souza; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Gallotti, Monica Marques CarvalhoO estudo da produção científica da História da Educação permite apresentar uma visão geral sobre a configuração deste campo de estudo, sendo possível, a partir da Lei de Lotka, detectar a produtividade dos autores, além das contribuições das regiões, instituições, tipos de publicações, forma de publicação e as temáticas mais desenvolvidas. Objetiva-se investigar a comunicação científica da área da Educação, particularmente da História da Educação, por meio dos trabalhos disponíveis na Revista Brasileira da História da Educação (RBHE). A metodologia para a realização da pesquisa se deu pela coleta de informações das 482 publicações, com o suporte dos fundamentos da análise documental de Bardin (2010), além da utilização dos princípios estáticos de Bussab e Morettin (2013, 2008) e do uso dos apontamentos de Lotka (1926). O resultado das análises indica que a produção nacional representa mais de 80% do corpus da revista, além da contribuição única por autor, que é mais de 20% acima do estipulado pela Lei de Lotka. Conclui-se que a revista demonstra uma grande dispersão entre as contribuições individuais e em coautoria, sejam elas nacionais ou estrangeiras, além de divergir do pressuposto por Lotka. Também é possível detectar temáticas principais, como “educação”, “história” e “ensino”.Artigo Biblioteconomia: aspectos da formação bibliotecária no contexto brasileiro(Informação na Sociedade Contemporânea, 2017-04-05) Cunha, Jacqueline de Araújo; Paiva, Alline Heloise Valle; Martins, Jéssica Souza; Silva, Judson Daniel Oliveira da; Santos, Rosa Milena dos; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260Apresenta o panorama da profissão de bibliotecário no Brasil, destacando a identidade do profissional nos dias atuais. Discorre sobre o histórico da profissão de Bibliotecário no Brasil. Aponta os aspectos relativos à formação do Bibliotecário e seus espaços de atuação. Utiliza, como metodologia pesquisa com levantamento bibliográfico em livros, periódicos e sites. Usa como fonte de pesquisa, documentos institucionais do Ministério da Educação (MEC), de associações e de órgãos representativos da profissão e universidades. Faz levantamento de dados em sites de classificados de emprego e divulgação de concursos, utilizando como argumento de busca a profissão de bibliotecário. Considera que a profissão bibliotecário, apesar de ser uma profissão milenar, mostra-se como uma profissão promissora e com grande diversidade de espaços de atuação.