Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Martins, Jéssica Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A Revista Brasileira de História da Educação e a comunicação científica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Martins, Jéssica Souza; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Gallotti, Monica Marques Carvalho
    O estudo da produção científica da História da Educação permite apresentar uma visão geral sobre a configuração deste campo de estudo, sendo possível, a partir da Lei de Lotka, detectar a produtividade dos autores, além das contribuições das regiões, instituições, tipos de publicações, forma de publicação e as temáticas mais desenvolvidas. Objetiva-se investigar a comunicação científica da área da Educação, particularmente da História da Educação, por meio dos trabalhos disponíveis na Revista Brasileira da História da Educação (RBHE). A metodologia para a realização da pesquisa se deu pela coleta de informações das 482 publicações, com o suporte dos fundamentos da análise documental de Bardin (2010), além da utilização dos princípios estáticos de Bussab e Morettin (2013, 2008) e do uso dos apontamentos de Lotka (1926). O resultado das análises indica que a produção nacional representa mais de 80% do corpus da revista, além da contribuição única por autor, que é mais de 20% acima do estipulado pela Lei de Lotka. Conclui-se que a revista demonstra uma grande dispersão entre as contribuições individuais e em coautoria, sejam elas nacionais ou estrangeiras, além de divergir do pressuposto por Lotka. Também é possível detectar temáticas principais, como “educação”, “história” e “ensino”.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Biblioteconomia: aspectos da formação bibliotecária no contexto brasileiro
    (Informação na Sociedade Contemporânea, 2017-04-05) Cunha, Jacqueline de Araújo; Paiva, Alline Heloise Valle; Martins, Jéssica Souza; Silva, Judson Daniel Oliveira da; Santos, Rosa Milena dos; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260
    Apresenta o panorama da profissão de bibliotecário no Brasil, destacando a identidade do profissional nos dias atuais. Discorre sobre o histórico da profissão de Bibliotecário no Brasil. Aponta os aspectos relativos à formação do Bibliotecário e seus espaços de atuação. Utiliza, como metodologia pesquisa com levantamento bibliográfico em livros, periódicos e sites. Usa como fonte de pesquisa, documentos institucionais do Ministério da Educação (MEC), de associações e de órgãos representativos da profissão e universidades. Faz levantamento de dados em sites de classificados de emprego e divulgação de concursos, utilizando como argumento de busca a profissão de bibliotecário. Considera que a profissão bibliotecário, apesar de ser uma profissão milenar, mostra-se como uma profissão promissora e com grande diversidade de espaços de atuação.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM