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Navegando por Autor "Martins, Luzia Elionaide Albuquerque"

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    Dissertação
    Avaliação da neofobia alimentar em gêmeos
    (2019-03-26) Martins, Luzia Elionaide Albuquerque; Lopes, Fivia de Araújo; ; ; Serquiz, Alexandre Coelho; ; Vale, Sancha Helena de Lima;
    O comportamento alimentar diz respeito às atitudes relacionadas com as práticas alimentares do indivíduo e pode atuar promovendo o hábito alimentar. Existem algumas reações comportamentais que podem aumentar ou restringir o consumo alimentar. A neofobia alimentar é caracterizada pela resistência individual em experimentar um alimento novo podendo interferir no equilíbrio nutricional, impactando na composição corporal. A relação entre fatores genéticos e ambientais fornecem pistas importantes para contabilizar as diferenças individuais, sobretudo com relação ao processo de escolha alimentar e o estudo com gêmeos possibilita a observação desses fatores. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi investigar o papel do grau de proximidade genética sobre a semelhança na resposta neofóbica e sua possível correlação com a composição corporal e zigosidade. Essa pesquisa é composta por dois estudos descritivos de corte transversal. No Estudo 1 participaram 138 indivíduos adultos, ambos os sexos, que foram submetidos a aplicação da Escala de Neofobia Alimentar (ENA) e aferição de medidas antropométricas e de composição corporal. No Estudo 2 a amostra foi composta por 138 pessoas adultas, ambos os sexos, divididos em 3 grupos: gêmeos monozigóticos (MZ), gêmeos dizigóticos (DZ) e irmãos não gêmeos (NG) com diferença de idade de até três anos, que responderam a Escala de Neofobia Alimentar (ENA). Os resultados do Estudo 1 mostraram que a neofobia alimentar não se correlaciona com as medidas para composição corporal analisadas em nosso estudo, a saber, IMC, massa magra e massa gorda. No Estudo 2 os resultados mostraram uma tendência para diferenciação entre os grupos, porém estatisticamente não significativos. Os resultados apontaram para um índice de herdabilidade de 29% para a neofobia alimentar classificada como moderada leve. Esses achados se tornam relevantes para a compreensão da resposta de neofobia alimentar e abre caminhos importantes quanto ao seu impacto não somente na composição corporal, mas também na composição da dieta e no que se refere aos hábitos alimentares das pessoas, pois pode se refletir em várias decisões diante dos alimentos.
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    TCC
    Estágios supervisionados em educação física em modalidade remota: relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Martins, Luzia Elionaide Albuquerque; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/9202671826458369; Galliano, Leony Morgana; Ferreira, Diana Quitéria Cabral
    O presente trabalho propõe relatar a vivencia nos quatro níveis de estágios supervisionados em educação física bacharelado da UFRN, bem como das adequações nas atividades práticas, decorrentes do ensino remoto, em virtude da suspensão das atividades presencias em decorrência da pandemia da Covid-19. O estágio curricular supervisionado tem caráter formativo, propondo atividades que visam a interação dos conhecimentos adquiridos de forma teórica com o ambiente prático da profissão, oportunizando condições reais de observação, intervenção e atuação futura. Os meios tecnológicos deram suporte a viabilização das atividades de estágio e continuidade do calendário acadêmico, contudo a conexão entre a teoria e a prática expôs fragilidades, visto que o ambiente virtual tende a dificultar, entre outros aspectos, as interações sociais. O período que compreendeu os estágios foram de 2020.1 a 2021.2. As atividades realizadas no período foram planejadas considerando as limitações do momento, sendo utilizado relatórios descritivos como ferramenta de avaliação e integralização. Foram desenvolvidas atividades de observação de atuação profissional e levantamento das estratégias criadas com intuito de manutenção dos serviços prestados, participações em bases científicas da universidade e organização de palestras, trabalhando habilidades como articulação e organização de eventos, criatividade e superação. Contudo, dada a urgência em continuar com as atividades acadêmicas, as entidades de ensino experimentaram momentos adversos, sobretudo com relação a parte burocrática para efetivação dos estágios, além da escassez em locais disponíveis para receber estagiários em formato remoto. Apesar dos desafios, o empenho pedagógico no processo ensino aprendizagem, aconteceu de modo satisfatório, sendo necessário que mais trabalhos nesse sentido sejam realizados, a fim de aprimorar a experiência dos estágios em meio virtual, favorecendo reflexões que ampliem a visão por parte dos envolvidos, com vistas a melhoria na execução do mesmo, se porventura houver a necessidade desse tipo de ensino no futuro.
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