Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Mattos, Diva Perla Peixoto de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola
    (2018-08-31) Mattos, Diva Perla Peixoto de; Tavares, Rogerio Júnior Correia; ; ; Corso, Aline; ; Pfutzenreuter, Edson do Prado; ; Andruchak, Marcos Alberto;
    As redes sociais estão presentes no dia a dia da população urbana mundial, conectando pessoas com interesses em comum de forma interativa, sendo um dos motivos que levou o Facebook a tornar-se a rede social digital mais utilizada da atualidade. Apresentando, em sua plataforma, recursos e ferramentas que, aliadas à prática educacional, possibilitam um ensino e uma aprendizagem interativa e colaborativa, o presente trabalho tem como objetivo identificar os potenciais pedagógicos da referida rede, utilizada como recurso metodológico na disciplina de Arte, com os alunos do 6º ao 9º da Escola Municipal Gregório Bezerra, situada na cidade de Olinda, em Pernambuco. Busca apresentar o conjunto de atividades realizadas a partir de conteúdos online no grupo fechado “Tá na Aula, Tá no Face!”, analisando suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento artístico possibilitando a construção de conhecimento dos estudantes de forma não tradicional. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sob o viés da pesquisa-ação participante utilizando a Teoria Fundamentada para a análise dos dados coletados. A partir do relato sobre a criação da internet, do desenvolvimento da sociedade em rede, das comunidades virtuais e das redes sociais, construímos um percurso que nos leva às suas influências na educação. Considerando que essas redes de conexões transformaram o comportamento das pessoas em relação umas as outras, cabe a escola e ao professor acompanhar essas mudanças, pois faz parte do processo educativo de todo cidadão.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM