Navegando por Autor "Mazzé, Fernanda Marur"
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TCC Caracterização da inibição de Xilanases GH11 por acoplamento proteína-proteína: uma investigação por dinâmica molecular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-12) Lima, Elton Marlon de Araújo; Vieira, Davi Serradella; Sérgio Rushi Bergamachi Silva; Vieira, Davi Serradella; Mazzé, Fernanda Marur; Braga, Tiago PinheiroXilanases são enzimas produzidas por vários organismos como bactérias e fungos e são capazes de hidrolisar as ligações 1,4-beta da cadeia principal da xilana (principal componente da hemicelulose). As xilanases apresentam grande aplicabilidade na indústria biotecnológica, com destaque para os processos de geração do etanol de segunda geração. O objetivo do estudo é investigar o processo molecular fundamental da inibição de xilanases GH11, assim como uma caracterização estrutural/energética do sítio ativo dessas enzimas. Foram estudadas, por simulação de dinâmica molecular, duas xilanases da mesma família, com diferentes sensibilidades com relação à inibição por acoplamento com a proteína XIP-1, a xilanase XYNC, produzida pelo fungo Penicillium funicolosum, que sofre inibição, e a xilanase NpXyn, produzida pelo fungo Neocallimastix patriciarum, que é a única enzima xilanase fúngica a não sofrer inibição pela XIP-1. A energia de interação média dos acoplamentos NpXyn+XIP-I e XYNC+XIP-I são -1.63 kcal/mol e -9.27 kcal/mol, respectivamente. As análises por RMSF (raiz da flutuação quadrática média) por resíduo mostram claramente diferentes padrões de flexibilidades na interface proteica das duas xilanases. A região que forma o sítio catalítico é mais estabilizada (baixa flutuação) na NpXyn em comparação com a XYNC. A análise pontual do sítio catalítico das xilanases, frente o resíduo mais importante da XIP-1 (Arg149), mostrou que os resíduos catalíticos da XYNC estão mais próximos da Arg149 e que não há formação de uma interface, na região dos dedos, que impeça a inibição. Na NpXyn a presença de resíduos “hotspot” na região do dedos da xilanase forma uma interface estável com a proteína inibidora, impedido o acesso da a Arg149 ao resíduos catalíticos, o que impede a inibição.Produto Educacional Compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-04) Rodrigues, Ana Caroline Barbalho; Mazzé, Fernanda Marur; https://orcid.org/0000-0002-5520-9421Origem do produto educacional: Dissertação intitulada “Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química“, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Área de Conhecimento: Ensino de Química. Público-Alvo: Estudantes da Licenciatura em Química e Professores de Química do Ensino Médio. Organização do Produto: Este produto é composto por um compêndio que contém trabalhos sobre o uso/aplicação de jogos didáticos desenvolvidos na língua portuguesa para o Ensino de Química como resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada no Portal de Periódicos da Capes. Utilização: Desenvolvido para ser utilizado em salas de aulas por professores de Química como um recurso educacional para viabilizar o Ensino e Aprendizagem dos alunos. O compêndio contendo os jogos que foi organizado de acordo com os conteúdos de Química para o Ensino Médio, mas também pode ser utilizado por alunos da Licenciatura em Química, para fortalecer as aulas de utilização de um jogo enquanto ferramenta didática nas escolas. Objetivo Geral: Compilar os jogos para o Ensino de Química existentes na literatura com o intuito de auxiliar a escolha do professor que opte por trabalhar com jogos em sala de aula. Objetivo específico: O compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química foi desenvolvido com o propósito de ser utilizado como um recurso didático para o Ensino e Aprendizagem de alunos do Ensino Médio na disciplina de Química das escolas públicas e privadas.Dissertação Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-15) Silva, Thiago Pereira da; Silva Júnior, Carlos Neco da; Mazzé, Fernanda Marur; ; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483; ; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; ; http://lattes.cnpq.br/0561831145180380; Onofre, Eduardo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/5339741056906369; Mazzé, Fernanda Marur; ; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483Nos dias atuais, oferecer uma educação para o exercício da cidadania é função primordial das políticas públicas educacionais, conforme estabelece a constituição brasileira e a legislação de ensino. Essa função vem sendo defendida por muitos professores no Ensino Médio, atribuindo-se a disciplina de Química o papel de proporcionar um ensino crítico, participativo, reflexivo e humano. Segundo os documentos oficiais brasileiros para o Ensino de Química, o estudo do conceito de energia deve favorecer o desenvolvimento de competências para que o aluno compreenda a produção e o seu uso em diferentes fenômenos e possam interpretá-los de acordo com modelos explicativos, além de saber avaliar e julgar os benefícios e riscos da produção e do uso de diferentes formas de energia nos sistemas naturais construídos pelo homem, articulando com outras áreas de conhecimento na procura de promover a interdisciplinaridade. As unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa e podem ajudar os estudantes nas diferentes relações que um conceito pode ter. Neste sentido, o estudo do conceito da energia a partir do trabalho com UEPS, pode ser uma importante proposta que favorece um ensino de Química na perspectiva construtivista. Assim, o objetivo deste trabalho é construir e avaliar uma proposta didática para o conteúdo de termoquímica na perspectiva das unidades de ensino potencialmente significativas de Moreira com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Inicialmente a UEPS foi avaliada por 22 professores em formação inicial de duas instituições públicas de ensino superior. Em seguida, ela foi aplicada para 15 alunos do 2° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande-PB. A coleta dos dados para os professores em formação inicial teve como base um instrumento de validação de elaboração de unidades didáticas baseada na Engenharia Didática proposta por Artigue (1996 apud Guimarães e Giordan, 2011). Já para os alunos do ensino médio, os dados foram coletados no decorrer da UEPS e a avaliação final sobre a proposta didática ocorreu através de um questionário tomando como base a escala de Likert e o uso de mapas conceituais. Para a descrição dos dados, foram utilizados os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Como produto educacional foi elaborado a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e um DVD contendo orientações de como trabalhar com a proposta. Os resultados deste trabalho apontam uma avaliação positiva quanto à proposta de ensino elaborada para a Educação Básica, onde se observa através do instrumento de validação aplicado, que a maioria das respostas atribuídas pelos professores, ficou entre os itens suficiente e mais que suficiente. Em relação aos momentos de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio durante a aplicação da UEPS, foi possível observar que a proposta gerou motivação no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos da termoquímica, como também se percebe que os mapas conceituais apresentados pelos alunos apresentaram mais proposições conceituais em uma segunda tentativa de elaboração, logo a proposta de ensino foi aprovada por mais de 90 % dos estudantes do nível médio. Portanto fica evidente que a proposta didática contribuiu no processo de ensino aprendizagem, despertando interesse e motivação nos estudantes pelo conteúdo de Termoquímica.Tese Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-26) Ferreira, Jussara Aparecida de Melo Gondim; Oliveira, Ótom Anselmo de; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; ; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177; ; http://lattes.cnpq.br/4422173618430647; Nunes, Albino Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7808069169974235; Mazzé, Fernanda Marur; ; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483; Barroso, Márcia Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/4891201029271910; Pimentel, Patrícia Mendonça; ; http://lattes.cnpq.br/9303372770390061O conteúdo de soluções é considerado muito importante para a formação do químico, pois a maioria das reações ocorre em meio aquoso, sendo também necessário para o entendimento de outros conteúdos como transformações químicas, eletroquímica e equilíbrio químico. No entanto, constata-se que muitos alunos apresentam dificuldades que envolvem o conteúdo de soluções, como transitar entre os níveis de conhecimento macro-submicroscópico e solucionar problemas quantitativos que exigem o estabelecimento de relações estequiométricas. A tese defendida considera que o uso de estratégias de ensino contextualizadas, estruturadas na forma de um minicurso, sobre alguns conteúdos considerados de maior dificuldade de compreensão relacionados ao estudo de soluções, pode favorecer o aprendizado do público-alvo, o alunado do curso de licenciatura em química modalidade a distância da UFRN, através da reflexão e conhecimento de suas próprias dificuldades, além de proporcionar motivação e participação ativa. Assim, foram identificadas as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao conteúdo de soluções através do levantamento bibliográfico; analisada, por meio de um roteiro adaptado do PNLEM, a abordagem do conteúdo de soluções presente no material didático impresso utilizado pelo público-alvo; e planejado e ministrado um minicurso constando de uma sequência de atividades contextualizadas relacionadas ao conteúdo de soluções, tais como: apresentação de vídeo, aula expositiva dialogada, aplicação de questionários, exercícios e experimento. Os participantes do minicurso apresentaram algumas dificuldades de aprendizagem, como compreender conceitos como composto, íon, carga, entropia e solubilidade, identificar a carga do íon, interpretar enunciados, decodificar tabelas, utilizar a linguagem química, realizar cálculos matemáticos e utilizar unidades de concentração. Para trabalhar essas dificuldades, os alunos foram estimulados a expor, questionar e testar suas ideias sobre o fenômeno em estudo, possibilitando aprender com os próprios erros e refletir sobre a estratégia de organização dos modelos científicos explicativos que utilizam. Desse modo, as atividades e as informações sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas neste trabalho precisam ser objeto de reflexão crítica, pois podem ajudar os alunos no processo de aquisição do conhecimento sobre o conteúdo de soluções e os professores no planejamento de suas aulas.Dissertação Elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-04) Rodrigues, Ana Caroline Barbalho; Mazzé, Fernanda Marur; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483; https://orcid.org/0000-0002-5520-9421; http://lattes.cnpq.br/2016427294101292; Malcher, Grazielle Tavares; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; Santos, Sandro Luiz Barbosa dosA presente intenção de pesquisa está inserida no contexto de promover um Ensino de Química articulado às necessidades dos professores em formação inicial e continuada em escolas de Ensino Médio. Baseado nisso, solucionar problemas que estão relacionados ao interesse e ao ensino e aprendizagem dos alunos pela disciplina de Química em escolas públicas e privadas no âmbito escolar, leva o professor a buscar desenvolver estratégias diversificadas que possam tornar este ensino mais atrativo e motivador para a sala de aula. É procurando contribuir para esta prática pedagógica que a utilização de jogos desenvolvidos para o Ensino de Química se apresenta como uma ferramenta útil para contemplar esta pesquisa. Neste sentido, este trabalho toma para análise a seguinte questão: A elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química poderia auxiliar os professores na escolha dos jogos didáticos que mais se adequem a sua sala de aula? Considerando tal indagação, a referida pesquisa objetiva a elaboração e avaliação de um material didático voltado para os professores de Química no qual seja possível encontrar facilmente os jogos didáticos já desenvolvidos para o Ensino de Química, identificando neles quais as características estão presentes para serem considerados didático tendo em vista a fundamentação que sustenta a aprendizagem por meio de jogos. Para tanto, elaboramos, validamos e aplicamos um Compêndio, contendo jogos para o Ensino de Química com orientações para o professor. O procedimento de coleta de dados se deu por meio da aplicação de dois questionários constituídos por questões abertas com alunos da Licenciatura em Química do Instituto Federal – Campus Ipanguaçu e uma turma de licenciados em Química vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esses dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos sugerem que o Compêndio enquanto Produto Educacional possui a potencialidade de auxiliar os professores da Educação Básica no momento da escolha de jogos didáticos a serem utilizados em sala de aula.Dissertação Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-28) Paiva, Valdir Avelino de; Mazzé, Fernanda Marur; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483; http://lattes.cnpq.br/2039542949182387; Malcher, Grazielle Tavares; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; Santos, Sandro Luiz Barbosa dosOs professores do século XXI além de ensinar, tem demandas e desafios no âmbito escolar diariamente, entre esses, pouco refletido em seu contexto, está a ritmicidade do ciclo sono-vigília, que poderá ser um grande aliado em nossas práticas pedagógicas na aquisição do conhecimento e no bem-estar dos estudantes, ou torna-se um obstáculo significativo durante o processo de aprendizagem em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa está inserida em um contexto escolar de ensino fundamental, turma do 7° ano, voltado ao estudo da cronobiologia (parte da biologia que estuda a dimensão temporal da matéria viva, ou seja, ritmos biológicos), que está pautado ciclo circadiano com o ritmo ciclo sono-vigília, ritmo esse que, poderá interferir no desempenho cognitivo de forma significativa, comprometendo o aprendizado e a saúde do estudante. Nesse contexto surge a temática: Indicador de saúde pública: uma sequência didática baseada no ciclo sono-vigília para o ensino fundamental II, que emerge a partir de um conjunto de observações empíricas da sala de aula entre essas estão o uso de telas pelos estudantes de forma exacerbadas durante o período noturno, podendo acarretar prejuízos na saúde e aprendizagem. Entre os malefícios possíveis de acontecer dessa privação do sono está: a irritabilidade, o desinteresse pontual, irregularidade hormonal, o déficit de atenção, a dificuldade de memorização que interfere na aprendizagem. Por isso a necessidade de discussões reflexivas sobre a temática no âmbito escolar. Desta forma, o objetivo do nosso trabalho foi analisar a higiene do sono de estudantes do 7° ano, por meio de uma sequência didática, voltado ao ritmo biológico em específico o ciclo sono-vigília, associado como indicador de saúde pública. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e participativa com estudantes em sala de aula. Desta forma, a abordagem metodológica foi desenvolvida a partir da aplicação da Sequência Didática SD, guiada pelos Três Momentos Pedagógicos TMPs. A princípio foram aplicados o questionário com questões fechadas e abertas e diário de sono (uma semana) como ferramenta de coleta de informações prévias. Os dados foram estudados e tratados através dos conteúdos de análise de Bardin.Produto Educacional Oficinas temáticas: educação sexual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-01-23) Medeiros, Ewerton Ricardo Viana de; Mazzé, Fernanda MarurEste guia foi elaborado para apoiar os professores e professoras no trabalho, em sala de aula, com a temática educação sexual no Ensino Fundamental e Médio através do desenvolvimento de oficinas dinâmicas e de fácil aplicação. Nas oficinas serão utilizadas produção de desenhos e textual, construção de material de divulgação, exibição de vídeos, textos informativos, criação de vídeos, fanzines, além de exposição e rodas de conversas. Ao final apresentamos uma sugestão para culminância das oficinas, para que toda a comunidade escolar possa conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola. O guia vem trazendo também questionários que poderão ser aplicados tanto com os alunos antes e depois da aplicação das oficinas para avaliar o impacto das mesmas na formação cidadã do indivíduo, como com os professores que desenvolveram as oficinas e a comunidade escolar que teve acesso ao material produzido durante as oficinas. Por se tratar de temáticas que ainda são consideradas tabus, sugere-se que antes da execução das oficinas seja realizada uma reunião com os pais e/ou responsáveis pelos alunos, afim de apresentar as oficinas e explicar como serão desenvolvidos os trabalhos na escola. Este material foi elaborado durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática e apresentado como Produto Educacional a Universidade Federal do Rio Grande do Norte