Navegando por Autor "Mazzo, Alessandra"
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Dissertação Construção de um programa de simulação clínica em um curso de medicina do sertão paraibano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-19) Toledo, Miguel Aguila; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://lattes.cnpq.br/1996437579544775; Mazzo, Alessandra; Amorim, Erico Gurgel; Lucena, Eudes Euler de Souza; Almeida, R0drigo Guimarães dos SantosAs exigências sociais relacionadas às especificidades do novo profissional da saúde conduziram para as transformações na educação médica. Portanto, as Diretrizes Curriculares Nacionais sugerem que os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Medicina contemplem a adoção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em que o estudante deve ser protagonista e autônomo em seu processo de ensinagem e o docente um facilitador, além de garantir uma formação cidadã, (re)conhecendo-se como um agente de transformação social e de garantia de direitos e deveres. Ante as possibilidades metodológicas, destaca-se a simulação clínica, a qual prepara o discente para a aprendizagem em ambiente clínico. Assim sendo, objetivou-se construir e propor um programa de simulação clínica para o ensino médico em nível de graduação. Para tanto, foi adotado um estudo de pesquisa-ação educacional. O levantamento de dados ocorreu em Patos, cidade do interior da Paraíba, a partir de informações coletadas em documentos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), bem como de docentes dos eixos de Humanidades Médicas (HM) e Atenção Primária à Saúde (APS). Como resultado, obteve-se o mapeamento das competências do curso, a caracterização da estrutura laboratorial do UNIFIP para apoiar as práticas de simulação clínica, conteúdos programáticos e as experiências de simulação clínica dos eixos HMeAPS. A partir desses resultados, foi possível delinear um programa de simulação clínica para o ensino médico, com ênfase na atenção primária à saúde e nas habilidades de comunicação clínica, a partir das experiências de simulação existentes no Curso de Graduação em Medicina do UNIFIP.Dissertação Construção e validação de cenários de simulação de Suporte Básico de Vida na Atenção Básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-18) Carreiro, Bruno Oliveira; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://lattes.cnpq.br/5121600464214646; Mazzo, Alessandra; http://lattes.cnpq.br/2640044420444521; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250O estudo teve por objetivo construir e validar seis cenários de simulação clínica de média fidelidade em Suporte Básico de Vida no contexto da Atenção Básica. Estudo metodológico, descritivo de construção e validação de conteúdo de cenários de simulação. Foi realizada uma pesquisa inicial aos guidelines da American Heart Association e da Sociedade Brasileira de Cardiologia para Suporte Básico de Vida, considerando o período de 2015 a 2019. Os cenários foram elaborados seguindo os critérios propostos por Fabri et al. (2017): conhecimento prévio do aluno, objetivos de aprendizagem, fundamentação teórica da atividade, preparo do cenário, desenvolvimento do cenário, debriefing e avaliação. Foi elaborada uma lista de experts pelo orientador com base na sua network. Elencou-se experts médicos ou enfermeiros, com experiência em simulação clínica e SBV e titulação mínima de mestre para julgá-los de acordo com o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para validar o conteúdo. Foram excluídos os juízes que não responderem a validação através de respostas aos e-mails enviados e/ou aqueles que responderam, parcialmente aos instrumentos. Cada juiz recebeu em seu e-mail dois anexos: um documento contendo o cenário, a caracterização sociodemográfica e a escala de concordância e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A amostra final foi composta por 7 juízes. A maioria dos juízes tinha entre 35 e 45 anos, era da categoria profissional da enfermagem, apresentavam doutorado como titulação máxima, atuava como docente, com tempo de atuação profissional de até 14 anos, possuía experiência na área de simulação, com tempo de 5 a 8 anos, com experiência em Suporte Básico de Vida, de mais de 13 anos. Em todos os itens, o IVC variou entre 85,7% e 100%, e as sugestões dos experts foram incorporadas ao material. A construção e validação de cenários de simulação é uma atividade de difícil execução, com vantagens como maior confiabilidade e menos tempo dispendido para sua construção e desvantagens como pouca adaptação às realidades locais das instituições de ensino. Além disso, permite a possibilidade de sua reaplicação por outros profissionais, facilitadores, docentes ou estudiosos que desenvolvam atividades na área de simulação clínica.Tese Construção, validação e avaliação da eficácia de um simulador de baixo custo voltado para o ensino de administração de medicamentos em lactentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Araújo, Marilia Souto de; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; https://orcid.org/0000-0002-6975-8683; http://lattes.cnpq.br/9165569425489092; Mazzo, Alessandra; Costa, Edilma de Oliveira; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; Almeida, Rodrigo Guimarães dos SantosO ensino em enfermagem apresenta limitações diversas, dentre as quais destaca-se a formação prática na administração de medicamentos em lactentes, em virtude da escassez de oportunidades para o treino dessa habilidade. A simulação clínica e os simuladores são, respectivamente, método e tecnologias de ensino potenciais para reduzir esta lacuna. Objetivou-se construir, validar e avaliar a eficácia de um simulador de baixo custo com a finalidade de administração de medicamentos em lactentes, por via subcutânea, endovenosa e intramuscular. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, a partir da utilização da estratégia de triangulação concomitante, sendo composta por três tipos de estudo: um metodológico, um de intervenção e um descritivo. Cinco etapas foram necessárias para a pesquisa: planejamento, construção e testagem do simulador; validação do simulador; validação do cenário de simulação; estudo de intervenção; e estudo descritivo. Para as etapas de validação, calculou-se o coeficiente Kappa, o Índice de Validade de Conteúdo e o Índice de Validade Fatorial. No estudo de intervenção, fez-se uso da estatística descritiva e inferencial, através do uso de frequências e do teste de McNemar. No estudo descritivo, foram realizadas entrevistas que receberam processamento informacional lexicográfico no software IRaMuTeQ, para posterior análise do conteúdo. A etapa de construção do simulador envolveu a criação de um protótipo de um lactente, produzido com materiais de baixo valor aquisitivo, com um custo final de R$ 326,20. A segunda etapa envolveu a validação do simulador por nove juízes, que analisaram sua funcionalidade, aparência e aspectos gerais. A avaliação da funcionalidade através do coeficiente Kappa, IVC e FVI foi de 0,99. Tanto na avaliação dos aspectos gerais do simulador quanto de sua aparência, obteve-se um coeficiente Kappa de 0,96 e um IVC e FVI de 0,98. Obteve-se, portanto, uma excelência na concordância entre os avaliadores. A terceira etapa envolveu a validação de conteúdo do cenário de simulação por 31 juízes, que avaliaram a sua representatividade, importância e clareza, resultando-se em um IVC representatividade de 0,83; IVC importância de 0,94; IVC clareza de 0,88; Kappa de 0,81; FVI de 0,89. Na quarta etapa, comparou-se as habilidades de administração de medicamentos de 18 estudantes de graduação em enfermagem antes e após a oferta de um curso voltado ao tema, com melhora nos 73 itens avaliados, dentre os quais, 25 apresentaram significância estatística. Evidenciou-se, ainda, aumento do percentual de autoconfiança nas três vias de administração. A última etapa envolveu a percepção dos estudantes em relação ao uso do simulador, emergindo-se quatro categorias temáticas: potencialidades do uso do simulador de baixo custo nas vias de administração subcutânea, endovenosa e intramuscular; a experiência realística do uso do simulador de baixo custo; aplicação prática do conhecimento teórico apreendido; e as lacunas práticas e as repercussões na segurança da administração de medicamentos. Com efeito, o simulador construído é inovador e reprodutível, confirmando-se a tese de que é possível construir um simulador de baixo custo voltado para administração de medicamentos em lactentes que apresente evidências de validade de aparência e funcionalidade e que promova a melhoria das habilidades dos estudantes.Dissertação Efeito da realidade virtual na autoconfiança, motivação e aquisição de competências clínicas em estudantes de medicina: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-26) Rodrigues, Ana Beatriz Gabriel Silva; Lucena, Eudes Euler de Souza; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; http://lattes.cnpq.br/8595194095002410; Mazzo, Alessandra; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245O processo de ensino e aprendizagem está relacionado ao grau de motivação do indivíduo, o qual é elevado quanto maior for sua compreensão das necessidades psicológicas. Comportamentos intrinsecamente e extrinsecamente motivados são responsáveis pelo sucesso ou insucesso do sujeito neste processo de aprendizagem. Assim, as metodologias ativas de aprendizados trazem o aluno como protagonista na construção do saber, buscando o seu maior grau de motivação e utilizando ferramentas que reforçam esta ideia. A Realidade Virtual, uma ferramenta de tecnologia imersiva, corrobora nesse processo, que aumenta conhecimento, confiança e satisfação. Objetivo: Avaliar o efeito da realidade virtual na autoconfiança, motivação e aquisição de competências clínicas em estudantes de medicina no contexto do ensino em cardiologia. Metodologia: Tratou-se de um estudo experimental do tipo pré-teste e pós-teste aplicados a um grupo experimental (ensino com realidade virtual) e um grupo controle (ensino tradicional) aleatórios, em alunos do sétimo período do módulo "Dispneia, Dor torácica e Edema" do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi realizado um curso de curta duração, objetivando capacitar os estudantes para manejar síndrome coronariana aguda. Foram aplicados questionários específicos para avaliar motivação, autoconfiança, competências e experiências com uso da realidade virtual, além de um questionário sociodemográfico. Resultados: As médias de confiança em intervir apropriadamente num indivíduo com dor torácica, em reconhecer sinais e sintomas de um evento cardíaco, em avaliar com precisão um indivíduo com dispneia, em avaliar a eficácia das intervenções num indivíduo com dor torácica e a motivação em acreditar em ser uma atividade importante e a decisão pessoal foram significativamente maiores no grupo controle no pré-teste em relação ao grupo experimental. No pós-teste, a confiança em avaliar com precisão um indivíduo com dor torácica e em intervir apropriadamente num indivíduo com dor torácica foram significativamente maiores no grupo controle. A motivação global nos grupos controle e experimental diferiu significativamente ao longo das intervenções. Conclusões: A diferença das médias de confiança e motivação foram mais evidentes no grupo com ensino tradicional em um momento pré-intervenção. A aquisição de competências foi semelhante entre os grupos experimental e controle.Dissertação Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: a percepção dos preceptores da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-01) Borges, Lidiane Carla dos Santos; Gonçalves, Fabiana Barbosa; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; ; http://lattes.cnpq.br/4700333095317472; ; http://lattes.cnpq.br/7387706158799081; Mazzo, Alessandra; ; http://lattes.cnpq.br/2640044420444521; Lucena, Eudes Euler de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250A necessidade de mudanças na escolarização possibilitou utilizar novas formas de ensinar e aprender mais sintonizadas com as demandas da sociedade. No contexto brasileiro, as Metodologias Ativas (MA) de ensino-aprendizagem têm sido adotadas, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a fim de que haja a participação ativa do estudante e que este possa tornar-se protagonista na construção do seu conhecimento. Para isso, o preceptor em saúde emerge num papel essencial nesse processo, sendo o profissional que atua dentro do ambiente de assistência nos serviços de saúde, convertendo-o também em ambiente de ensino para a prática profissional. Assim, o objetivo desse estudo foi identificar as concepções e práticas de preceptores acerca do uso de MA de ensinoaprendizagem no contexto da preceptoria em saúde vinculada a Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN). Estudo com abordagem metodológica de pesquisa de métodos mistos, utilizando abordagens quantitativa e qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, desenvolvido com os preceptores vinculados ao mestrado da EMCM-RN. A coleta de dados foi realizada através de formulário online, com análise dos dados quantitativos por meio da estatística descritiva simples. A análise qualitativa se deu através do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados desse estudo permitiram encontrar para o perfil dos preceptores uma idade média de 36 anos, tempo de formação média de 10,2 anos, e tempo de atuação da preceptoria de em média 3,6 anos. A maioria do sexo feminino, com formação acadêmica em Enfermagem, e a maior titulação acadêmica foi a Especialização. Além disso, metade deles referiu utilizar as MA no seu campo de atuação, sendo as citadas: Fishbowl, PBL, Problematização, Simulação, TBL, Discussão ou Estudo de casos. Tais resultados permitiram ainda perceber que as MA possibilitam uma excelente articulação entre as experiências diárias vivenciadas na prática dos serviços, e a educação baseada na construção do conhecimento, numa inter-relação firmada entre os preceptores e os discentes. Para tanto, é preciso que conheça e faça uso de diferentes formas de facilitar o conhecimento. Além disso, pode-se considerar que as MA apresentam a possibilidade para construção de novas formas de conduzir a formação em saúde, por ser um possível instrumento de superação dos modelos tradicionais de ensino. Por fim, considera-se que a percepção dos preceptores sobre as MA de ensino-aprendizagem é de grande importância para a construção de ações que atendam às suas necessidades pedagógicas para o processo de formação de novos profissionais de saúde.Artigo Satisfação e autoconfiança na aprendizagem de estudantes de enfermagem: ensaio clínico randomizado(Escola Anna Nery, 2019-09) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Coutinho, Verónica Rita Dias; Mazzo, Alessandra; Araújo, Marília Souto deObjetivo: Identificar e comparar a satisfação e autoconfiança na aprendizagem de estudantes de enfermagem a partir do uso da simulação e do ensino tradicional, em cenários de imunização de adultos, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: Ensaio clínico controlado e randomizado. Participaram do estudo 34 estudantes da graduação em enfermagem de uma universidade pública federal brasileira. Os estudantes foram alocados em dois grupos: exposição dialogada e treino de habilidades (controle), e exposição dialogada, treino de habilidades e simulação (experimental). Após receberem as intervenções, aplicou-se a escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Na análise da satisfação e autoconfiança na aprendizagem, utilizou-se o teste de Mann - Whitney, considerando-se o nível de significância de 5%. Resultados: As estratégias tradicionais de ensino e a simulação promovem a satisfação e autoconfiança na aprendizagem dos estudantes. O grupo experimental apresentou médias superiores, na maioria das variáveis, de ambas as subescalas. Porém, não houve significância estatística na subescala de satisfação na aprendizagem (p valor ≥ 0,05) e a autoconfiança na aprendizagem (p valor ≥ 0,05) entre os grupos experimental e controle. Conclusão e implicações para a prática: Por serem geradoras de satisfação e autoconfiança, a simulação e as estratégias tradicionais podem ser utilizadas mutuamente na formação em enfermagem.Dissertação Simulação in situ para o treinamento de suporte básico de vida no contexto da atenção básica: estudo piloto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-05) Silva, Bruno Inglesson Roque Félix da; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://lattes.cnpq.br/4316981306162684; Mazzo, Alessandra; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250O presente estudo teve por objetivo geral capacitar profissionais de saúde em Suporte Básico de Vida (SBV) e analisar o método da simulação in situ enquanto estratégia de educação em saúde em tópicos de urgência e emergência no contexto da Atenção Básica (AB). Trata-se de uma pesquisa-ação. Seguiu-se as seguintes etapas: diagnóstico situacional, planejamento, intervenção, análise dos dados, e divulgação dos resultados. No diagnóstico situacional, foi realizado o mapeamento e caracterização dos recursos estruturais, materiais e humanos da Unidade Básica de Saúde local do estudo. Para tanto, utilizou-se como documentos oficiais a Avaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ) e o manual de estrutura física das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para a caracterização sociodemográfica, os participantes preencheram uma ficha de identificação. Foram planejadas e executadas aula expositiva, treino de habilidades, sessão de simulação in situ. E, de forma complementar, sessões de simulação clínica. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número 5.163.206; CAAE: 54027521.7.0000.5568. A análise qualitativa deu-se por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Após traçar o diagnóstico situacional da UBS local do estudo, foi possível identificar que sua estrutura difere, parcialmente, do que é preconizado nos documentos oficiais do Ministério da Saúde. Quanto aos materiais, equipamentos e insumos para o atendimento de urgências e emergências na AB foi possível identificar que itens, decisivos para um atendimento dessa natureza, não estavam disponíveis até o momento da coleta de dados, não atendendo ao que é preconizado pela Política Nacional de Urgência e Emergência. A maioria dos participantes são do sexo feminino (75,0%), com idade média de 41 anos, agentes comunitários de saúde (25,0%), com tempo de formação profissional médio de 7,3 anos, e tempo de atuação profissional de 8 anos. A maioria não possuía formação em SBV (66,7%) e em urgência e emergência (66,7%). Em relação a autoconfiança para atuação em emergências, foi possível identificar que os participantes, no pósteste, melhoraram o padrão de resposta, atribuindo maiores scores de autoconfiança para atuação em emergência. Foi identificado também as contribuições do método simulação in situ para a formação em SBV, as fragilidades e as potencialidades. Espera-se que o trabalho contribua para melhoria da qualidade assistência da população local.