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Navegando por Autor "Medeiros, Alisson Gadelha de"

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    Dissertação
    Análise de durabilidade da ponte do Rio do Carmo utilizando ensaios não destrutivos, norma DNIT e a metodologia GDE/UNB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-28) Medeiros, Alisson Gadelha de; Almeida, Maria das Vitórias Vieira; Silva Filho, José Neres da; ; http://lattes.cnpq.br/0915972389480304; ; http://lattes.cnpq.br/7590200701773198; ; http://lattes.cnpq.br/5804393691816726; Pereira, Alexandre da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/5259454403464034; Anjos, Marcos Alyssandro Soares dos; ; http://lattes.cnpq.br/3904325866154130
    A durabilidade das estruturas de concreto armado tem motivado muitas pesquisas, considerando os altos custos dos reparos em muitas situações, como é o caso das pontes, bem como os prejuízos causados pela necessidade de interdição quanto aos serviços de recuperação. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo avaliar as condições de durabilidade da Ponte do Rio do Carmo com 90,90 metros de extensão. Esta foi construída em 1976 e está localizada no Km 36 da rodovia brasileira BR-110, entre os municípios de Areia Branca/RN e Mossoró/RN, em região de elevada agressividade ambiental. Para realização deste estudo, foram identificadas as manifestações patológicas presentes, utilizando metodologias de inspeções: Norma DNIT 010/2004 - PRO e a GDE/UnB. Com isto, a partir delas, pôde-se verificar que, as maiores incidências dos danos sofridos foram na superestrutura, na mesoestrutura e em outros elementos estruturais, como as vigas de fachada. Ademais, de acordo com este levantamento, foi possível quantificar a deterioração da estrutura; de forma que se obteve nota técnica igual a 3 segundo a norma DNIT, caracterizando-a como uma obra “potencialmente problemática”, e grau de deterioração global da estrutura (Gd) igual 65,05, classificando-a em nível “Alto”. Em comparativo entre ambas metodologias aplicadas, a mais conservadora foi a GDE/UnB, devido a riqueza de detalhes em sua análise. Quanto, a realização dos ensaios não destrutivos, mostrou-se boa homogeneidade do concreto perante o ensaio de esclerometria. Para as medidas de ultrassom, foi identificada a qualidade do concreto como “regular” e possibilitou a estimativa do módulo de elasticidade e resistência em 17,60 GPa e 13,51 MPa, respectivamente. Já o ensaio de profundidade de carbonatação, foram aferidas medidas em valores de 0,00 a 19,00 mm e, no o ensaio de presença de cloretos, verificaram-se maiores medidas, sendo a maior delas igual 22,80 mm. Porém, ambas não atingiram a profundidade do aço, 30 mm. No ensaio de potencial de corrosão, a maior parte da medição foi numa faixa de -150 a -250 mV, que indica probabilidades de 10 a 90% de corrosão. Todos esses resultados podem concluir que, a Ponte do Rio do Carmo, necessita de reparos nos elementos estudados nesta pesquisa e aliados outras inspeções mais detalhadas, poderá se planejar a solução mais adequada quanto aos aspectos de segurança e economia.
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    Dissertação
    Potencialidade do uso da cinza da folha da bananeira como substituição parcial do cimento Portland em concretos
    (2019-08-19) Tavares, Jennef Carlos; Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes; ; ; Cabral, Kleber Cavalcanti; ; Medeiros, Alisson Gadelha de;
    O uso de materiais alternativos na composição dos concretos tem sido objeto de pesquisas que investigam a possibilidade de melhorias nas propriedades físicas, mecânicas e de durabilidade desse compósito, incentivando ainda a incorporação de adições minerais de origem natural e/ou substituições em relação aos materiais constituintes. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo estudar o uso da cinza da folha da bananeira (CFB) como substituição parcial do aglomerante em concretos de cimento Portland. Para tanto, a CFB foi caracterizada pelos ensaios de massa específica, finura de Blaine, teor de matéria orgânica, atividade pozolânica por meio do método do Chapelle modificado e condutividade elétrica, também foram realizadas análises mineralógicas, químicas, termogravimétricas e microestruturais. Quanto aos agregados e ao cimento, os ensaios realizados foram referentes às propriedades físicas. Os concretos foram produzidos considerando um traço 1:1,89:2,45:0,5 (cimento:areia:brita:água), dosado pelo método da ABCP, com variações dos teores de 0 a 15% de substituição da massa do cimento pela CFB. Após a dosagem, os concretos foram submetidos aos ensaios tecnológicos: slump test, massa específica, resistência à compressão (7, 28 e 49 dias), absorção de água, índice de vazios, massa específica no estado endurecido e avalição da microestrutura, por meio do Microscópico Eletrônico de Varredura (MEV). Analisando as propriedades do concreto no estado fresco, identificou-se que a incorporação do resíduo diminuiu a consistência e aumentou a massa específica, com um ponto de inflexão destes ensaios para o teor de 10%. No que se refere aos índices físicos, a substituição pela CFB apresentou menor absorção de água e menor índice de vazios. Os concretos obtiveram incremento das resistências à compressão com o avanço das idades e com o aumento do teor de substituição, até os 10%, havendo decréscimo nos valores para o teor de 15%, comportamento também observado para a massa específica. Portanto, foi verificado que a viabilidade técnica da substituição parcial do cimento pela CFB, diante das condições abordadas, é favorável para o teor 10%, tendo em vista as melhorias nas propriedades físicas e mecânicas.
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