Navegando por Autor "Medeiros, Ana Luiza"
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Dissertação A Perspectiva da Educação Higienista no Jornal das Moças (1926)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-09) Medeiros, Ana Luiza; Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6; ; http://lattes.cnpq.br/0620212925661701; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371O estudo que ora se apresenta, examina a formação e aparição do discurso da educação higienista no Jornal das Moças, em 1926, ano de criação do periódico, na cidade de Caicó. Para tanto, partimos da hipótese de que ele se constituiu em um privilegiado veículo para a intervenção educativa da sociedade caicoense, no período inicial do Regime Republicano, reconhecido pelas intensas movimentações sociais. Para a execução do proposto, optou-se pela base teórica estabelecida pelo paradigma historiográfico instaurado pela Escola dos Annales, que permitiu a conjugação entre os pressupostos conceituais de Norbert Elias, Roger Chartier e Michel Foucault, com vistas a abranger um estudo da configuração social em que se formou a prática discursiva disposta no jornal em estudo, tendo como linha investigativa as proposições da história cultural. Quanto à compreensão e tratamento metodológico do discurso, contido como prática materialmente construída, aderiu-se ao enfoque analítico apresentado nas postulações foucaultianas, nas quais são considerados os conjuntos das formações enunciativas, esparsas em fontes e documentos que, coligidas, formam grupos de enunciados pertinentes à descrição de um mesmo objeto. A principal fonte de pesquisa foi a coleção dos números do Jornal das Moças, editados, apenas, em 1926, parte dela composta por peças documentais originais, a que tivemos acesso nos locais de pesquisa durante o esforço investigativo, como o Acervo da Biblioteca Central Zila Mamede, o Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desse modo, constatou-se que a prática discursiva que se examinou, na constituição desta dissertação, foi um meio para a compreensão das representações advindas do momento histórico e social das primeiras décadas do século XX, quando se tornam evidentes as articulações discursivas de uma prática pedagógica como dispositivos higienistasApresentado em Evento Seleção e formação de coleções de obras raras: da ordenação do saber á prática cultural(FEBAB, 2011) Medeiros, Ana LuizaArtigo Vannevar Bush e as matrizes discursivas de As we may think: por uma possível história da Ciência da Informação(Informação & sociedade: Estudos, 2011) Medeiros, Ana Luiza; Vitullo, Nadia Aurora Vanti