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Navegando por Autor "Medeiros, Ana Virgínia Costa de"

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    Dissertação
    Gestão da qualidade nos serviços de hemoterapia do interior do estado do Rio Grande do Norte
    (2018-07-17) Medeiros, Ana Virgínia Costa de; Piuvezam, Grasiela; ; ; Oliveira, Patrícia Peres de; ; Santos, Viviane Euzebia Pereira;
    Introdução: A Vigilância Sanitária do Sangue exerce o controle dos riscos transfusionais relacionados aos serviços de hemoterapia e tem como finalidade minimizar os riscos à saúde decorrentes da prestação desses serviços, da produção e uso de hemocomponentes (processo hemoterápico), buscando a proteção da saúde coletiva. A legislação sanitária vigente determina que tais serviços disponham de políticas e ações que assegurem a qualidade dos produtos e serviços, garantindo que os procedimentos e processos ocorram sob condições controladas e define o sistema de qualidade como uma estrutura organizacional, com responsabilidades, políticas, processos, procedimentos e recursos estabelecidos pela diretoriaexecutiva da instituição para atingir a política de qualidade. Objetivo: realizar um ciclo externo de melhoria da qualidade voltado ao desenvolvimento de atividades de gestão da qualidade nos Serviços de Hemoterapia do interior do estado do Rio Grande do Norte, a partir da avaliação e atuação da Subcoordenadora de Vigilância Sanitária Estadual (SUVISA), em conformidade ao que determina a legislação vigente. Metodologia: O estudo de natureza quantitativa realizado no biênio 2017-2018 foi do tipo quase experimental, antes e depois, sem grupo controle, com a elaboração e avaliação de treze critérios de qualidade, a partir de causas classificadas como modificáveis, sendo observados os preceitos de validades de face, de conteúdo e de critério. A intervenção nos oito serviços de hemoterapia do interior do RN, dentre os quais dois hemocentros regionais, duas unidades de coleta e transfusão e quatro agências transfusionais, ocorreu no período de 06/07 a 01/09/2017. Após essa etapa, foi realizada a reavaliação dos critérios de qualidade, de 11 a 24/10/2017, a fim de visualizar o efeito do ciclo de melhoria epriorizar as oportunidades remanescentes. Resultados: Os resultados se referiram aos níveis de cumprimentos e não cumprimentos dos treze critérios, a partir de suas frequências absolutas, relativas e acumuladas, os quais demonstraram que os cumprimentos passaram de 44 (42,3%) a 66 (63,5%), havendo consequente diminuição de não cumprimentos ou defeitos de qualidade de 60 para 38, após a intervenção nos serviços de hemoterapia avaliados. Os critérios 1, 2, 3, 4 e 11 mantiveram o mesmo nível de atendimento após as intervenções do ciclo de melhoria, e apresentaram cumprimento superior a 60%. No entanto, observou-se um maior percentual de cumprimento no critério 6, referente aos “procedimentos estabelecidos e registrados para o tratamento de não conformidades e medidas corretivas”, passando de 12,5% para 75%, revelando uma melhoria de 62,5%. De modo semelhante houve aumento no cumprimento dos critérios 5, 7, 10, 13 (37,5%), critérios 8 e 9 (25%) e no critério 12 (12,5%), entre os quais se encontravam os correspondentes às principais falhas de qualidade identificadas na 1ª avaliação e que foram priorizadas nas ações de intervenção e de melhoria da qualidade nos serviços de hemoterapia do estudo. Paralelamente, foi avaliado o desempenho individual de cada serviço frente ao ciclo de melhoria e a análise da distribuição espacial dos níveis de cumprimentos e de não cumprimentos, de acordo com a localização dos serviços nas regiões de saúde do estado. Conclusões: Ao comparar os resultados das duas avaliações, evidenciou-se a efetividade do ciclo de melhoria na maioria dos oito serviços de hemoterapia do interior do RN e demonstrou que a utilização das estratégias e ferramentas da gestão da qualidade foi útil para identificar prioridades de atuação e melhorar problemas específicos, com vistas à qualidade dos produtos e processos hemoterápicos, além da segurança transfusional. A iniciativa da Vigilância Sanitária como órgão regulador e de fiscalização nos serviços de hemoterapia foi fundamental para impulsionar e acompanhar os processos de melhoria, compreendendo que a gestão e a avaliação da qualidade são requisitos obrigatórios que devem ser atendidos por tais serviços, conforme determina a legislação sanitária vigente.
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    Artigo
    Gestão da qualidade nos serviços de hemoterapia do interior do Rio Grande do Norte: análise dos efeitos de um ciclo de melhoria
    (Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2020-11-30) Medeiros, Ana Virgínia Costa de; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Bezerra Machado, Isaac Newton Machado; Macedo, Larissa Oliveira Lima; Santos, Vivivane Euzébia Pereira; Alves, Tamara Peçanha Sharapin; Rodrigues, Jane de Medeiros; Medeiros, Wilton Rodrigues; Mata, Ádala Nayana Sousa; Piuvezam, Grasiela
    Introdução:A gestão da qualidade em serviços de hemoterapia é um elemento crucial para a segurança transfusional. A implementação das atividades de gerenciamento da qualidade é um desafio no contexto brasileiro. Objetivo: Avaliar o efeito de um ciclo de melhoria nos serviços de hemoterapia do interior do Rio Grande do Norte, na conformidade com os critérios de gestão da qualidade, elaborados com base no Método de Avaliação de Risco Potencial em Serviços de Hemoterapia (MARPSH). Método: Estudo quase-experimental, antes e depois, que avaliou 13 critérios de qualidade, elaborados com base no MARPSH da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Participaram do estudo oito serviços de hemoterapia do interior do estado do Rio Grande do Norte, sendo quatro Agências Transfusionais, duas Unidades de Coleta e Transfusão e dois Hemocentros Regionais. Estatísticas descritivas e gráficos de Pareto foram utilizados. Resultados: Observou-se redução de 36,4% dos problemas de qualidade após a realização do ciclo de melhoria. Na análise por serviço, houve um aumento no cumprimento dos critérios variando entre 7,0% e 50,0%. A implementação de protocolos, os procedimentos de auditoria interna e o monitoramento da qualidade foram os critérios que registraram relativamente uma maior adesão após a intervenção, todavia permaneceram como as principais causas de não conformidades, tanto antes quanto após a intervenção. Conclusões: O ciclo de melhoria demonstrou ser uma intervenção válida no aumento da adesão dos serviços às atividades de gestão da qualidade preconizadas pela legislação sanitária, tendo a Vigilância Sanitária um importante papel para alcance dos padrões estabelecidos
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