Navegando por Autor "Medeiros, Andryele Eduarda de Araujo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC QUIZSÍFILIS: um jogo educativo para o estudo da sífilis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Medeiros, Andryele Eduarda de Araujo; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito; 0000-0002-7925-1579; http://lattes.cnpq.br/0468650212872928; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosA sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Em escala global, a sífilis tem sido uma preocupação de saúde pública devido a uma alta incidência da doença nas últimas décadas, principalmente no Brasil. Esta doença tornou-se um grave problema de saúde pública, despertando a urgência em desenvolver ações voltadas para a detecção, controle e, principalmente, para a disseminação de informações quanto aos riscos deste agravo. Este trabalho tem por objetivo desenvolver um jogo educativo em formato quiz, intitulado QuizSífilis, para instruir o público sobre o tema sífilis, com o intuito de estimular a cultura da prevenção e conscientização desta infecção. O jogo QuizSífilis foi desenvolvido em JavaScript e planejado para conter perguntas e respostas de múltipla escolha que abordassem informações relevantes sobre a sífilis. Desse modo, planejou-se etapas para a elaboração das questões, da arquitetura, do design e da identidade desse. A identidade visual foi inspirada no logo, cores e templates do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). O QuizSífilis foi validado por uma amostra de 20 pesquisadores que aprovaram seu design e os vários níveis de questões, que somam 45 perguntas voltadas à temática da sífilis. Além disso, o jogo garante jogabilidade e código ajustado de acordo com as necessidades e especificações Web e Mobile. Conclui-se que o QuizSífilis compõe uma ferramenta promissora e satisfatória para a disseminação do conhecimento acerca da sífilis, a fim de promover a cultura da prevenção desta infecção por meio da aprendizagem ativa.