Navegando por Autor "Medeiros, Bruno Campelo"
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Dissertação Adoção do Modelo Life Cycle Canvas no contexto da aprendizagem baseada em projetos(2018-06-13) Silva, Dmitryev Cyreneu da; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; ; Gurgel, André Morais; ; Medeiros, Bruno Campelo; ; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; Paiva, Maria Cristina Leandro de;O estudo realizado busca compreender como o modelo Life Cycle Canvas pode apoiar a Aprendizagem Baseada em Projetos quando no contexto de aprendizagem dos alunos de Administração. O trabalho se caracteriza como exploratório e traz uma abordagem qualitativa a fim de explicar esse fenômeno no contexto em que acontece. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, na qual o investigador conduziu uma disciplina no curso de Administração em uma Instituição Federal de Ensino Superior, onde foram analisados o desenvolvimento das competências de 16 alunos a partir do contexto dos modelos inseridos na disciplina. A coleta de dados se fez a partir dos portfólios de aprendizado dos alunos e de um questionário, bem como na observação do pesquisador e de uma entrevista coletiva. Foi utilizada a análise de conteúdo para o tratamento dos dados gerados na disciplina suportada pelos softwares NVivo e Copy Spider. Como resultados, temos que a principal contribuição teórica foi o alinhamento entre as competências e habilidades que fazem parte do aprendizado de um Administrador com as que são beneficiadas pela ABPj. Nesse sentido, foi constatado que o Life Cycle Canvas não suporta diretamente o desenvolvimento de competências, no entanto ele suporta o modelo de aprendizagem o que, por conseguinte acaba beneficiando o desenvolvimento de competências. Assim, o modelo LCC se mostra como um auxiliar no ambiente de Aprendizagem Baseada em Projetos, ao passo que os alunos inseridos nesse contexto, se sentem mais seguros nas tomadas de decisão visto a facilidade que o modelo imprime na sua comunicação e atrela uma dinamicidade que se mostrou necessária. O ambiente desafiador que a Aprendizagem Baseada em Projetos promove se encaixa de maneira sincrônica ao contexto de formação de um administrador. De maneira complementar, foi evidenciado a necessidade que os alunos de Administração sentem ao longo do curso acerca da falta de prática durante as disciplinas. A prática foi um dos pontos mais fortes da disciplina, que acabou estimulando os alunos principalmente nas habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Sendo assim, o estudo mostrou que o pressuposto se confirmou, e os alunos entenderam que só o fato de o Life Cycle Canvas ajudar o projeto, já seria, por conseguinte, uma facilitação na disciplina, resultando assim em uma facilitação no processo de aprendizado. O estudo, além de criar massa crítica sobre experiências com Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Administração no Brasil, inaugura o uso de um modelo de gestão de projetos ao longo de uma disciplina, como auxiliar no desenvolvimento do aluno no seu aprendizado.Dissertação Desenvolvimento de um framework para o planejamento de compras públicas: estudo em uma Universidade Federal(2019-02-25) Cruz, Edjane Cortez da; Gurgel, André Morais; ; ; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; Medeiros, Bruno Campelo;As compras públicas compreendem as contratações de bens e serviços realizadas conforme legislação específica, visando fornecer às instituições suporte ao desempenho de suas atividades-fim. Além de materializar as políticas públicas, promovem o desenvolvimento econômico e sustentável, um reflexo do poder de compra do Estado. Embora o planejamento tenha um caráter essencial, visto que falhas ocorridas nessa etapa podem impactar toda a licitação, é pouco difundido na administração pública brasileira. Em resposta a essa fragilidade, os órgãos superiores têm adotado sucessivas medidas para avaliar o nível de gestão e governança das aquisições; consoante à publicação de instruções normativas, cuja finalidade é instrumentalizar e orientar procedimentos. Dentre elas, a obrigatoriedade, por parte dos órgãos federais, de elaborarem seu Plano Anual de Contratações (PAC). Como esses normativos exigem adequação dos processos institucionais, o gerenciamento de projetos apresenta-se como um meio para o alcance dos objetivos estratégicos, ao conciliar o modelo tradicional com modelos visuais, mais dinâmicos. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa consiste em desenvolver um framework alinhado às metodologias da gestão de projetos para o planejamento de compras públicas nas universidades federais. Para isso, a pesquisa documental identificou os normativos alusivos ao planejamento da contratação, assim como suas recomendações. A mesma técnica foi utilizada para estabelecer a conexão entre as etapas do planejamento e o ciclo de vida do gerenciamento do projeto, que serviram para embasar o framework, o qual concebe o planejamento de compras como um projeto, sob os aspectos legais e teóricos. Em seguida, a estrutura foi aplicada e validada por uma equipe de planejamento da contratação, por meio das técnicas workshop e observação participante. Os dados sugerem que a metodologia sistematizada do framework, a qual utiliza ferramentas visuais como Canvas e Trello e estabelece um tempo determinado para cada tarefa, tornou a atuação da equipe mais dinâmica e contribuiu para que as entregas fossem concluídas dentro do prazo, obedecendo os critérios e escopo planejados. Embora tenham interagido em todas atividades, o pouco tempo para realização das tarefas, bem como a dificuldade em conciliar as atribuições do projeto com outras funções administrativas foram apontados como aspectos negativos. Feitas as devidas adequações, espera-se que o framework possa contribuir para literatura, além de ser aplicado em outras instituições de ensino superior e demais arranjos organizacionais.Dissertação Desenvolvimento de um modelo para gestão de benefícios: uma proposta integrada a um escritório de projetos (PMO)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-30) Justino, Emanuela de Oliveira; Gurgel, André Morais; Feitor, Carlos David Cequeira; 01012593444; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; http://lattes.cnpq.br/0922957894521087; Medeiros, Bruno Campelo; http://lattes.cnpq.br/7920500636736136; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013Este trabalho busca promover a aplicação e posterior validação de um modelo de gerenciamento de benefícios baseado no modelo de Badewi (2016), proposto para o contexto de um escritório de gerenciamento de projetos - PMO. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação, na qual através da coleta de dados, via entrevista semiestruturada, foi possível conhecer oreferido escritório de projetos em relação às práticas de gestão debenefícios realizadasanteriormente, antes da intervenção, assim como os limites identificados em sua atuação, para,em seguida, intervir na realidade encontrada. Em seguida, o modelo proposto foi aplicado no contexto de um projeto organizacional facilitado pelo PMO, seguindo-se à análise dos dados elevantamento de resultados da aplicação, os quais concentram-se especialmente na constatação das dificuldades da unidade na aplicação das novas práticas propostas dentro do espectro do gerenciamento de benefícios. Dessa forma, foi possível sugerir que os benefícios do projeto sejam geridos em uma perspectiva de portfólio, assim como propor a utilização e aperfeiçoamento de elementos de governança vinculados à estrutura em questão. O desfecho doestudo se dá mediante contribuição à literatura vigente através da apresentação do framework degerenciamento de projetos, assim como da matriz de acompanhamento dos benefícios, e em função da originalidade da temática a qual envolve a confirmação de um modelo mediante realidade de um escritório de projetos brasileiro no contexto do serviço público.Dissertação Engajamento em equipes de projetos à luz da teoria JD-R: modelo de dinâmica de sistemas para o contexto de um parque tecnológico(2018-12-21) Nascimento, Luan David Pereira do; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; ; Gurgel, André Morais; ; Medeiros, Bruno Campelo;Promover o engajamento das pessoas em suas atividades profissionais é um desafio para as organizações, sobretudo em entidades governamentais, considerando o sistema de restrições legais da Administração Pública. O modelo de demandas e recursos (JD-R, na sigla em inglês) teoriza como esse fenômeno ocorre nas organizações por meio de características inerentes ao trabalho que envolvem “recursos” – fatores que facilitam o engajamento – e “demandas” – fatores que podem dificultar o engajamento. Considerando a importância do engajamento para o alcance dos objetivos organizacionais, esta pesquisa qualitativa busca analisar a dinâmica do engajamento de uma equipe de projeto, concebida para operacionalizar um Parque Tecnológico, ligado a uma instituição pública federal de ensino superior. Seguindo os passos da metodologia Dinâmica de Sistemas (STERMAN, 2000), investigou-se as atividades executadas e concluídas no projeto para verificar a performance da equipe ao longo do ciclo de vida. Além disso, realizou-se entrevistas semiestruturadas com membros e gerente, afim de verificar quais fatores estavam envolvidos com o construto do engajamento em uma perspectiva dinâmica. As entrevistas foram transcritas e codificadas, à luz do modelo JD-R, resultando em um diagrama causal com a estrutura básica de feedacks, representando a dinâmica relacionada a este fenômeno. Os dados sugerem que o engajamento está ligado a enlaces causais de crescimento creditados ao reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipe e a execução das práticas de gestão de projetos, que promovem uma coesão grupal entre os membros. Além disso, o engajamento sofre influências de enlaces de equilíbrio relacionados a dificuldade de conciliar as demandas do projeto com as atribuições diárias, a falta de apoio da chefia imediata e surgimento de impedimentos durante a execução das atividades. Considerando a presença de enlaces de feedback de equilíbrio, apresentou-se medidas de aperfeiçoamento para os resultados encontrados, principalmente uma ferramenta de mensuração do engajamento, para que se possa diagnosticar e alavancar o engajamento dessas equipes.Dissertação Gestão de obras públicas com a utilização de painel de indicadores: estudo de caso em uma IFES(2019-02-25) Pereira, Keila Darline Souza; Gurgel, André Morais; ; ; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; Medeiros, Bruno Campelo;No ambiente da administração pública as obras têm características específicas que as distinguem das obras do setor privado. Construções e reformas estão suscetíveis a diversos problemas. Na administração pública, o fiscal da obra é quem coordena todas as questões referentes ao andamento do empreendimento. As ferramentas para gerenciamento de desempenho estão disponíveis para empresas de qualquer setor e possibilitam o monitoramento e controle das atividades além de apoiar no processo de tomada de decisão. Dessa forma, com o objetivo de auxiliar a gestão das obras de uma IFES, essa pesquisa busca desenvolver um modelo que possibilite o acompanhamento e a avaliação de desempenho nas construções, com a utilização de painéis de indicadores. A análise se caracteriza pela abordagem qualitativa com a investigação realizada por meio de estudo de caso na diretoria de obras de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Para coleta de dados, os instrumentos utilizados foram entrevistas abertas com alguns membros do setor de obras, análise de documentos internos e observação participante. Como resultado, foi desenvolvido um painel de controle baseados nos indicadores utilizados pelo setor de construção e adaptados à realidade da administração pública. Espera-se que o modelo proposto auxilie no planejamento e gerenciamento das atividades da diretoria de obras, contribuindo para melhoria no desempenho das atividades.Dissertação A influência do processo de terceirização de tecnologia da informação na utilização dos modelos de contratação de serviços: um estudo de casos múltiplos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-18) Medeiros, Bruno Campelo; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/7920500636736136; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; Nóbrega, Kleber Cavalcanti; ; http://lattes.cnpq.br/7667731949775312A mudança no contexto econômico mundial e o surgimento da internet como ferramenta de comunicação e integração entre os mercados forçaram as organizações a adotarem uma estrutura diferente, orientada a processos com foco na gestão da informação. Sendo assim, a tecnologia da informação ganhou relevância no contexto organizacional, aumentando a sua complexidade e o leque de serviços prestados por esta função. E a terceirização se tornou um modelo importante para flexibilizar a estrutura corporativa, ajudando a organização a ter melhores resultados na realização de suas atividades e processos e a ser mais competitiva. Para realizar a terceirização de TI, é necessário seguir algumas etapas que vão desde a avaliação estratégica até o gerenciamento do serviço terceirizado. Tais etapas podem influenciar na forma de contratação de serviços, podendo variar os tipos de serviços e fornecedores contratados. Deste modo, o estudo teve como objetivo identificar como este processo de terceirização de TI influencia na utilização dos modelos de contratação de serviços. Para isso, foi realizado um estudo de casos múltiplos envolvendo duas empresas do Rio Grande do Norte, especificamente do setor de saúde. A coleta de dados foi realizada com os gerentes de TI das empresas pesquisadas, através de entrevistas semi-estruturadas. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que o processo de terceirização de TI mais bem estruturado influencia na utilização de um modelo de contratação mais avançado. No entanto, existem características encontradas nessas etapas que exercem de forma mais clara esta influência, como os objetivos buscados através da terceirização, os critérios utilizados na escolha do fornecedor, a forma de negociação dos contratos, a forma de transição dos serviços e a utilização dos métodos de gerenciamento, mas que podem variar, dependendo do nível de maturidade nas relações das empresas analisadas. Além disso, foi constatado que a utilização do modelo de contratação também pode influenciar a forma como é desenvolvido o processo de terceirização de TI, exigindo ou não sua maior formalização e organizaçãoDissertação Instituição de um núcleo para tratamento e resposta a incidentes de segurança da informação em uma IFES(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-10) Ferreira, Bruno Augusto da Costa; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; ; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; Medeiros, Bruno Campelo;A segurança da informação nos dias atuais ganha importância cada vez mais relevante. Em particular, as instituições públicas, movidas pelo desejo de alcançar a eficiência em seus processos têm dado maior atenção a esse ramo de estudos da ciência da computação. Dentro desse contexto, os CSIRTs (Computer Security Incident Response Teams) – Núcleos de Tratamento e Resposta a Incidentes em Segurança da Informação – tem se tornado comuns em diversas organizações em todo o mundo. Esse trabalho é uma pesquisa qualitativa associada a um projeto de intervenção aplicado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que tem como objetivo a instituição formal de um CSIRT. Como estratégia metodológica para alcançar seus objetivos, foi adotada da abordagem visual LCC (Life Cycle Canvas) e o framework ágil Scrum para planejar o projeto e coordenar as entregas dos produtos decorrentes dele. Como resultado, foi criado o CeTRIS (Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança), um CSIRT que trabalha com uma equipe de técnicos própria e atua preventiva e reativamente buscando promover na instituição a melhoria da segurança em seu ambiente computacional. Além disso, foram produzidos documentos com diretrizes e orientações para o seu funcionamento e indicadores para medir sua eficiência e desempenho. Foi também criado um site web, para apresentação do grupo à comunidade universitária e para divulgação de alertas e notícias. O CeTRIS, estabelecido, iniciou suas atividades, apresentando efeitos positivos para a segurança da informação na UFRN, tais como a redução da ocorrência de incidentes.Tese Life Cycle Canvas (LCC): análise de um modelo de gestão visual para o planejamento de projetos(2017-11-30) Medeiros, Bruno Campelo; Sousa Neto, Manoel Veras de; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; https://orcid.org/0000-0003-4054-4224; http://lattes.cnpq.br/7920500636736136; Gurgel, André Morais; https://orcid.org/0000-0002-1925-8031; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Silva, Brivaldo André Marinho da; http://lattes.cnpq.br/3307270483924600; Nascimento, Thiago Cavalcante; https://orcid.org/0000-0002-5452-8965; http://lattes.cnpq.br/9661555663056683As organizações de um modo geral enfrentam diversas mudanças, sobretudo em suas estruturas, baseadas em um cenário de maior competição e de uma necessidade de modernização organizacional. Dentro deste contexto, as práticas de gestão de projetos recebem maior atenção e passam a ser adotadas por essas organizações, principalmente em relação à gestão do ciclo de vida do projeto. Dentre as etapas de gerenciamento, o planejamento é uma das etapas mais relevantes, pois define a linha de base para a execução do projeto, além de deliberar os procedimentos relativos ao monitoramento e controle das atividades envolvidas. Contudo, em meio à ausência de uma cultura orientada a projetos e de maior complexidade inerente ao contexto organizacional, observa-se que as práticas tradicionais de planejamento, tais como o Guia PMBOK, apresentam dificuldades de aderência a este novo cenário, ao passo que modelos e ferramentas visuais baseadas em telas (canvas) ganham espaço, ao proporem uma forma mais simples e flexível para planejar projetos. Tais modelos tem sua origem na abordagem Lean, vinculada à gestão operacional, e assumiram um novo conceito, a partir do modelo Business Model Canvas (BMC), proposto por Osterwalder e Pigneur (2011). Desde então, têm-se surgido diversos modelos e ferramentas visuais para planejamento, especialmente na área de gestão de projetos. Um dos modelos criados recentemente é o Life Cycle Canvas (LCC), desenvolvido por Veras (2016), no qual propõe a gestão do ciclo de vida do projeto dentro de uma lógica de gestão visual, contemplando as práticas sugeridas pelo Guia PMBOK. No entanto, ainda há uma carência de estudos que comprovem que modelos visuais baseados em canvas podem ser úteis ao planejamento de projetos, e que, ao mesmo tempo, contemple as boas práticas sugeridas pelas abordagens tradicionais de gerenciamento. No intuito de comprovar tal relação, a presente pesquisa procura analisar em que medida o modelo Life Cycle Canvas (LCC), por meio da gestão visual, facilita o planejamento de projetos. Para isto, utilizou-se de uma abordagem metodológica dedutiva, de natureza quantitativa, por meio de uma survey realizada com 104 profissionais que utilizaram o modelo LCC para planejar projetos, onde foram utilizados a análise descritiva, o teste U de Mann-Whitney e a técnica de análise de regressão linear múltipla para analisar os dados. Os resultados demonstraram que o modelo LCC se mostrou aderente às práticas sugeridas pelo Guia PMBOK. Em relação à utilização de ferramentas de apoio ao planejamento de projetos, a pesquisa evidenciou que o grupo de respondentes que utilizou essas ferramentas teve uma percepção superior em relação ao modelo LCC, quando foi comparado ao grupo que não utilizou. O estudo ainda observou que quanto mais o modelo LCC torna visível e transparente as informações, promove a comunicação entre os envolvidos e promove a coordenação do trabalho na elaboração do projeto, mais ele facilita o planejamento de projetos. Estes resultados reforçam a importância de utilizar estruturas visuais de planejamento na gestão de projetos, desde que elas contemplem os aspectos relacionados às práticas já reconhecidas neste campo de atuação e que gerentes de projeto possam estimular esses benefícios propostos pela gestão visual.Dissertação Mapeamento de Processos no Setor Público: uma proposta para o processo de aquisições de materiais do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia da Paraíba-Campus de Princesa Isabel(2018-05-24) Marques, Danielle Cristina Rodrigues; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; ; ; Medeiros, Bruno Campelo; ; Costa, Maria Teresa Pires;O presente estudo analisa, a partir do mapeamento, o processo de aquisições de materiais do Instituto Federal da Paraíba – Campus de Princesa Isabel, a fim de apresentar uma proposta de intervenção que possibilite melhorias ao processo. O mapeamento de processo consiste em identificar como os processos são realizados, representando graficamente as atividades e a responsabilidade na execução dos mesmos. Ele possibilita também que as organizações conheçam, desenvolvam e aperfeiçoem suas rotinas de trabalho, com alcance dos resultados pretendidos, com otimização do tempo, minimização de falhas, identificação e eliminação de gargalos. Essa ferramenta proporciona ainda, a visão geral do processo, tornando públicas todas as atividades desenvolvidas na organização. Para representar graficamente o processo mapeado foi utilizada a notação Business Process Management Notation (BPMN), que consiste numa notação amplamente aceita para modelagem de processos, sendo inclusive padrão utilizado pelo Governo Federal no Guia de Gestão de Processos do Gespública. A presente pesquisa possuiu natureza descritiva e aplicada, mediante a utilização da abordagem qualitativa, caracterizando-se ainda como um estudo de caso. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas individuais com roteiro semi-estruturado, além de grupo focal, com servidores lotados em cinco coordenações administrativas. A partir da análise da situação atual do processo (As Is), identificou-se os principais problemas, sugerindo ações de melhoria e o redesenho do processo (To Be).Dissertação Melhoria do processo de prestação de contas dos projetos acadêmicos geridos pela FUNPEC: uma proposta à luz do LeanOffice(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-31) Silva Neto, José Teles da; Gurgel, André Morais; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; ; ; Medeiros, Bruno Campelo;As Fundações de apoio são instituições de natureza privada, que a partir da edição da Lei nº 8.958 de 20 de dezembro de 1994 estabeleceram relações com as instituições federais de ensino superior como forma de dar apoio a projetos que auxiliem a concretização da sua atividade-fim (ensino-pesquisa e extensão). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – (UFRN) tem como sua fundação parceira a FUNPEC – Fundação Norte-Rio-Grandense de Ensino Pesquisa e Cultura que a apoia na gestão administrativa/financeira de 154 projetos acadêmicos vigentes, nesse ano de 2020, tendo um volume de recursos transacionados de aproximadamente 569 milhões de reais. Dentro desse contexto, a universidade tem trabalhado na modernização dos seus processos e buscado através dos esforços conjuntos de vários departamentos, melhorar seus fluxos de trabalho, dar mais agilidade e reduzir a burocracia. Diante disso, o presente trabalho tem objetivo desenvolver uma proposta de melhoria do processo de prestação de contas dos projetos acadêmicos geridos pela FUNPEC à luz dos conceitos relacionados ao lean-office, trazendo consigo ideais da “produção enxuta” em ambiente fabril para o contexto administrativo, com o intuito de mitigar ou eliminar desperdícios, utilizando como ferramenta principal o mapeamento de fluxo que valor (MFV), discutindo quais etapas do processo agregam valor, não agregam valor, mas são necessárias e quais atividades não agregam valor, para a partir daí efetuar a proposição de melhorias e a diminuição dos gargalos operacionais, através de eventos kaizen. Este estudo é descritivo, quanto à sua natureza é de uma abordagem qualitativa e no tocante aos procedimentos adota o estudo de caso. Com relação aos instrumentos de coleta de dados, usou-se da pesquisa documental na Coordenadoria envolvida no processo, bem como a utilização da metodologia do grupo focal para compreensão de todas as etapas do processo, sintetizando os dados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Após essas etapas, foi verificado que o processo possui desperdícios relacionados a espera, movimentação desnecessária, estoque e defeitos, que o deixam pouco eficiente e dificultam o andamento do mesmo. Diante desses desperdícios, foi proposto um mapeamento do fluxo de valor em estado futuro e um plano de ação com o objetivo de melhoria contínua, com aplicabilidade imediata na percepção dos analistas. Dessa forma, o presente trabalho buscou contribuir para uma maior fluidez do processo de prestação de contas, bem como melhoria na qualidade e confiabilidade das informações nele contidas.TCC Modelagem de processos de negócio: estudo de caso da coordenação de um curso na UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Medeiros, Genyson Santos de; Aires, Renan Felinto de Farias; Rodrigues, Francenildo Dantas; Medeiros, Bruno CampeloNo mundo contemporâneo, um dos temas amplamente estudado pelas organizações são os processos, mais especificamente processos de negócio, que, a partir de sua modelagem, podem oferecer melhorias significativas no desempenho organizacional. Assim, o objetivo de estudo é modelar o processo crítico existente na Coordenação do Curso de Administração (CCA) da UFRN, de modo a identificar melhorias. Para isso, este estudo de caso, de caráter descritivo, teve como meios de investigação as entrevistas semiestruturadas, a Matriz GUT e a observação. Como resultados, foi proposta uma melhoria em relação ao processo de apreciação de exercício domiciliar a partir do desenvolvimento de um ambiente web, visando trazer, principalmente, mais transparência e velocidade ao processo.Dissertação Modelo de gestão por processos para a elaboração de orçamentos e análises técnicas de obras na UFRN(2018-06-01) Ferreira, João Francisco de Souza; Gurgel, André Morais; ; ; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; Medeiros, Bruno Campelo;O orçamento de obra é uma etapa essencial para todo o processo licitatório de um empreendimento público. Qualquer problema relacionado ao orçamento poderá desencadear consequências detrimentosas durante a execução da obra, ocasionando prejuízos à Administração Pública desde atrasos até gastos de recursos públicos não planejados. Visando mitigar alguns desses problemas, esse estudo tem como finalidade implementar um Modelo de Gestão por Processos para a Elaboração de Orçamentos e de Análises Técnicas de Obras no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde será realizado um estudo aprofundado do modelo de gestão atual existente na COPB a fim de se analisar os possíveis problemas existentes nas atividades desempenhadas e, por conseguinte, implementar um novo desenho mais adequado para a realização das atividades relacionadas a elaboração de um orçamento e das análises técnicas de obras na UFRN. Para tanto, foi realizada uma Pesquisaação no setor envolvido, diagnosticando o modelo atual (As Is) de gerenciamento de processos e das atividades desenvolvidas, priorizando os processos a serem estudados, seguido de coleta de dados documentais referente a períodos entre 2014 e 2017 a partir da definição dos indicadores de desempenho. Em seguida, foi implementado o novo modelo de gestão por processos a partir do desenvolvimento de duas ferramentas computacionais e dois manuais de procedimentos que atuam diretamente nas atividades em estudo, além do novo mapeamento dos processos priorizados. Como resultado houve um aumento substancial nas quantidades de orçamentos (de 35,19% a 40,35%) e RDC’s realizados (15,38% a 25,0%) quando comparados a anos anteriores, além da uniformização das planilhas orçamentárias e redução de impugnações editalícias (87,5%).Dissertação Proposta de implantação de painéis de monitoramento e controle para projetos institucionais de infraestrutura de pesquisa em uma IFES baseada na técnica Life Cycle Canvas(2019-02-26) Bezerra, Karen Aguiar; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; ; Gurgel, André Morais; ; Medeiros, Bruno Campelo; ; Sousa Neto, Manoel Veras de;A busca constante pelos valores da eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos é uma realidade nos dias atuais. A área de Gestão de Projetos é reconhecida como uma das formas de auxiliar a organização a atingir seus objetivos estratégicos, tendo se mostrado eficaz para alcançar os resultados desejados dentro do prazo e do orçamento definido pela organização. Diversas metodologias estão surgindo para aprimorar a técnica de gestão de projetos, dentre elas, ferramentas visuais baseadas em uma única tela esquemática ou quadro conhecidas como canvas. Nessa perspectiva, este trabalho propõe a utilização de uma técnica visual baseado em canvas - Life Cycle Canvas - para dirimir uma lacuna referente ao uso de práticas de Gestão de Projetos em uma IFES. O estudo sugere colaborar para redução dessa lacuna respondendo a seguinte questão: Como uma técnica de gestão de projetos pode contribuir para um melhor monitoramento e controle na gestão dos projetos de infraestrutura em pesquisa em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES)? Para responder à pergunta foi utilizada uma pesquisa indutiva quanto à sua abordagem metodológica, descritiva quanto aos seus fins e qualitativa quanto à sua natureza. Neste sentido, práticas e problemas relacionados aos processos de monitoramento e controle previstos no PMBOK (2017) foram identificados e analisados à luz da técnica Life Cycle Canvas (VERAS, 2017). Os resultados obtidos demonstram que o monitoramento e o controle de projetos são essenciais para o êxito dos projetos comandados pelo setor de infraestrutura em pesquisa da instituição pesquisada, já que a percepção dos entrevistados, corroborado pelos dados, é de que acontecem diversos eventos que podem dificultar a sua execução. Assim, concluiu-se que a utilização das práticas de gestão de projetos respaldadas na técnica Life Cycle Canvas, pode contribuir de maneira efetiva para a gestão dos projetos citados.Dissertação Proposta de modelo de monitoramento ágil no gerenciamento de riscos corporativos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-09) Dantas, Adson Araceli Alves; Gurgel, André Morais; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; ; ; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; ; Medeiros, Bruno Campelo;O Gerenciamento de Riscos Corporativos, por sua capacidade de promover uma cultura que sustenta o alcance de objetivos, é reconhecido como meio de criação e proteção de valor nas organizações. O Monitoramento integra o processo na Gestão de Riscos e é responsável por alicerçar a eficácia de todo o ciclo, porque dele eclode a execução das ações em que se mitigam, transferem, eliminam ou aceitam os riscos. A partir de 2016, esse tema vem sendo absorvido – no âmbito da Gestão Pública – enquanto instrumento de governança. Entretanto, sua estrutura é densa, de longa aplicação e envolve múltiplos atores com diferentes necessidades e requisitos. Esses aspectos imprimem certa complexidade ao Monitoramento. Tal complexidade pode ser tratada pela utilização de Métodos Ágeis que, por sua vez, oferecem um conjunto de princípios e valores que podem aumentar as chances de sucesso onde aplicados. Monitoramento e Métodos Ágeis coalizam-se numa interseção por ambos terem de realizar entregas que proporcionem valor às partes interessadas. Assim, o presente trabalho objetiva propor um Modelo de Monitoramento Ágil na Gestão de Riscos para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A Universidade, embora avançando nas etapas inicias da sua Gestão de Riscos, necessita de ajustes no processo de Monitoramento. Esta é uma realidade trazida pelos marcos regulatórios, que apontam a necessidade de incorporação da Gestão de Riscos como uma agregadora de valor ao processo de gestão universitária. O estudo é descritivo, de natureza qualitativa e, no tocante aos procedimentos, adota a pesquisa-ação. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, fez-se o uso da observação-participante e de entrevistas semiestruturadas, sistematizando as evidências coletadas por meio da análise de conteúdo e da categorização dos dados. A investigação mapeou quais dificuldades impediam a realização das ações de mitigação dos riscos antes da experiência do modelo proposto; os resultados revelaram barreiras em três dimensões: falta de planejamento, carência de método apropriado e implicação dos atores com a área, tema ainda em fase de incorporação na cultura institucional. As barreiras foram parcialmente sanadas na proposição de um framework de Monitoramento baseado em métodos de projetos Ágeis, o qual, agora, soma-se ao arcabouço da Gestão de Riscos e pode servir de caminho metodológico para realizar o Monitoramento na Instituição Federal de Ensino pesquisada e em outras de mesma natureza.