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Navegando por Autor "Medeiros, Carlos Alberto Freire"

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    TCC
    A evasão de alunos em uma instituição de ensino EJA: caso CAdE
    (Administração, 2013) Fontoura Filho, Jailson Justino; Medeiros, Carlos Alberto Freire
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    TCC
    A relação entre estrutura organizacional e desempenho gerencial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte de acordo com o instrumento elaborado por Trigueiro-Fernandes (2014)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Fernandes Neto, Décio; Fernandes, Leandro Trigueiro; Ferreira, Antônio Carlos; Medeiros, Carlos Alberto Freire
    O objetivo deste estudo é analisar como a estrutura organizacional influencia no desempenho gerencial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O estudo foi realizado com base no instrumento elaborado por Trigueiro-Fernandes (2014) e faz parte de um projeto desenvolvido entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte. A amostra contou com 885 casos válidos, constituídos por servidores do TJ/RN, coletados através da técnica não probabilística conveniente, durante o período de Maio a Julho de 2015. A análise foi realizada a partir dos métodos de análise fatorial, correlação de Pearson e regressão linear múltipla. Os resultados demonstram que, de modo isolado, cinco dos sete componentes de estrutura influenciam no desempenho da organização. Por apresentarem significância estatística, fica evidenciado que há efeito da estrutura sobre o desempenho do TJ/RN.
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    TCC
    Alinhamento da estratégia: implementação do balanced scorecard em uma empresa de provedor de internet no município de Extremoz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Nascimento, Nyallison Lucio Sales do; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Ferreira, Antônio Carlos; Araújo Filho, Gabriel Martins de; https://orcid.org/0000-0003-0520-374X; http://lattes.cnpq.br/1377239441006821
    O presente estudo analisou os aspectos internos de uma empresa de provedor de internet localizada na cidade de Extremoz/RN, para isso foram considerados o nível de maturidade organizacional, que contempla a forma como a estrutura da organização facilita o processo de planejamento, implementação e controle da estratégia e da tomada de decisão, esse levantamento se deu através da aplicação de uma entrevista estruturada, as questões foram baseadas no Malcolm Baldrige National Quality Award, que avaliam as áreas de liderança, planejamento estratégico, medição de desempenho, foco no cliente, gestão do conhecimento, foco na força de trabalho, foco no processo e resultados. A pesquisa se resume num estudo de caso, com caráter exploratório e descritivo. Os resultados indicaram falhas nos pontos anteriormente citados, principalmente no que compete ações estratégicas, foco no cliente, comunicação, desenvolvimento de lideranças e gestão do conhecimento. Para a mudança desse cenário foi realizado o planejamento através da utilização do Balanced Scorecard, onde foram elaborados objetivos, metas, indicadores e iniciativas que contemplam as perspectivas financeira, de clientes, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento, assim como seu plano de implementação.
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    TCC
    Análise comparativa entre estrutura e conteúdo dos planos de Marketing Turístico dos destinos Natal, Rio Grande do Norte e Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-07) Gonçalves, Marília Barbosa; Mazaro, Rosana Mara; Mazaro, Rosana Mara; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Araújo, Maria Valéria Pereira de
    A presente monografia objetiva realizar uma análise comparativa entre os planos de marketing turístico dos destinos Natal, Rio Grande do Norte e Brasil, a fim de compreender como essas ferramentas estão estruturadas e alinhadas, caracterizando-se como uma pesquisa do tipo exploratória. Enquanto à abordagem do problema compreende a uma pesquisa qualitativa, por meio de análise documental, em que foram analisados 04 (quatro) planos de marketing turístico da cidade do Natal, do Estado do Rio Grande do Norte (RN) e dois planos brasileiros, sendo denominado Aquarela 2020 e Experiências do Brasil, tendo como amostra o período do ano de 2009 a 2016. Os resultados da pesquisa evidenciaram a estruturação documental dos planos de marketing turístico de cada destino, o alinhamento dos objetivos e ações, e a comparação entre as análises SWOT dos documentos que utilizaram do instrumento em seu diagnóstico.
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    TCC
    Análise da conjuntura organizacional no contexto de Vantagens Competitivas Transitórias: um estudo em uma indústria salineira do município de Macau/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Rodrigues, Daniela Freitas; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; https://orcid.org/0000-0002-3231-1394; http://lattes.cnpq.br/0156815768621958; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Ramos, Anatália Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583
    O mundo está cada vez mais se comportando de forma em que as mudanças rápidas, no contexto empresarial, estão se tornando essenciais para permanecer competitivamente vivo no mercado, sendo a globalização e a transformação digital dois fatores causais que podem ser citados para o desenvolvimento dessa realidade. O presente estudo foi realizado em uma Indústria do Rio Grande do Norte, com o objetivo de analisar como a sua conjuntura se comporta em um contexto de vantagens competitivas transitórias aplicando o modelo TCAM, e identificar se é possível aplicar este em uma Indústria que produz e comercializa Flor de Sal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa descritiva com o subtipo estudo de caso, em que foi realizado uma entrevista semiestruturada para a coleta de dados e informações. Foi possível identificar que a empresa se enquadra em um “ambiente consistente, mas assistemático e reativo” por não possuir a prática de estimulação da inovação contínua e não apresentar processos para abandono de atividades que deixam de apresentar potenciais de crescimento implantados na organização. Com o diagnóstico, abre-se a oportunidade para a empresa, a partir das lacunas encontradas, adotarem novas atitudes, de modo a adequar-se, da melhor maneira possível, ao contexto de vantagens competitivas transitórias.
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    TCC
    Análise da gestão da qualidade através do diagrama de causa e efeito: estudo de caso em uma empresa de móveis planejados
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Galvão, Danielle Medeiros; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Ferreira, Antônio Carlos; Fernandes, Leandro Trigueiro
    O trabalho realizado, objetiva identificar, com base nos preceitos da Gestão da Qualidade, as causas que estão desencadeando a baixa qualidade do produto final entregue aos clientes da loja Criare Nova Parnamirim/RN. Este trabalho configura-se como um estudo de caso, por meio de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, a qual utilizou-se da pesquisa de campo como método de investigação. O tipo de amostra selecionado foi a não-probabilística acidental e por conveniência. Para a coleta dos dados fez-se uso da técnica de entrevista, auxiliada pela aplicação da técnica do Brainstorming. Para a análise das causas levantadas, foi empregado, além do Brainstorming, o uso de algumas ferramentas da qualidade, o Diagrama de Causa e Efeito (Diagrama de Ishikawa) e o Diagrama de Pareto, por meio dos quais foi possível estabelecer relações entre as causas e a problemática em evidência. Feito isso, pode-se verificar o nível de influência que cada fator encontra exercendo sobre o problema fim, objeto de estudo dessa pesquisa, de modo que foi possível propor sugestões de intervenções a fim de minimizar e até mesmo corrigir os aspectos mais críticos detectados. Dessa maneira, conclui-se tanto que as ferramentas da qualidade são importantes na solução de problemas das empresas e na busca pela melhoria contínua, como também que o produto final entregue pela Loja Criare, apresenta deficiências, quanto a alguns quesitos, e por isso a organização como um todo, dirigentes e colaboradores, precisa imprimir esforços direcionados na busca pelo alinhamento e melhoria dos processos desenvolvidos e estratégias para a entrega do produto final.
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    TCC
    Análise da importância da gestão de HSE nas empresas operadoras e prestadoras de serviço em petróleo no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Tavares, Thaynara Sousa; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; 0009-0003-4675-8749; http://lattes.cnpq.br/0424341124537840; Costa, Silvia Pires Bastos; http://lattes.cnpq.br/0059362185139583; Silva, Mariana Augusta de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9438039547829180
    Este trabalho analisa a gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (HSE) em empresas do setor de petróleo no Brasil, com foco em sua eficácia na proteção dos trabalhadores, preservação ambiental e promoção da eficiência operacional. Por meio de um questionário aplicado a profissionais da área, identificaram-se percepções e sugestões sobre práticas de HSE, apontando avanços e desafios. Os resultados destacam a importância de reduzir a burocracia, investir em tecnologias modernas, fortalecer a capacitação dos colaboradores e promover maior integração entre a gestão de HSE e as operações diárias. Constatou-se que a gestão de HSE não é apenas uma ferramenta de compliance, mas também um fator estratégico para a sustentabilidade das operações. Este estudo contribui para o debate sobre como alinhar práticas de segurança e eficiência a um cenário global em transição energética.
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    TCC
    Análise da participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas da prefeitura municipal de Natal/RN no contexto da pandemia de Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Cordeiro, Luciana Laura Gusmão; Carvalho, Anne Emília Costa; Carvalho, Anne Emília Costa; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Araújo, Matilde Medeiros de
    O mundo se deparou em 2020 com uma crise inesperada com o surgimento da pandemia do Coronavírus (COVID-19). Conforme alguns especialistas econômicos avaliam, tais como Roubini (2020) é a “pior e maior crise que o mundo já vivenciou” sendo considerada “pior que a crise de 1929 e 2008”. Sabendo que as micro e pequenas empresas representam cerca de 27% do PIB brasileiro (SEBRAE, 2020) podemos ter uma dimensão do grande impacto que os pequenos negócios enfrentaram neste contexto pandêmico e da necessidade de medidas governamentais que facilitem a aquisição de bens e serviços oriundos das pequenas e microempresas. Ainda nesse contexto da pandemia, foram realizadas algumas medidas pelo governo federal para facilitar algumas aquisições públicas no ano de 2020, através de iniciativas como a dispensa de licitação definida na Lei nº 13.979/2020. Portanto, este trabalho tem como finalidade principal, investigar como ocorreram as compras públicas nesse novo cenário e entender como foi a participação dos pequenos negócios. Tomou-se como alvo o caso da Prefeitura Municipal de Natal-RN, para identificar as características da participação de pequenos negócios nas contratações promovidas no contexto da pandemia do Coronavírus (COVID-19) no ano de 2020. Visto que a contratação pública de bens e serviços é um meio importante e comumente usado para redistribuir recursos entre os agentes econômicos e prover apoio às empresas de menor porte (MARION, 2007 apud CABRAL; REIS; SAMPAIO, 2015). A pesquisa se constituiu como uma pesquisa descritiva, na qual se buscou estabelecer algumas relações entres as variáveis definidas para analisar como ocorreram as compras públicas para o caso em estudo. A abordagem escolhida para tratar o problema é de natureza quantitativa, pois busca traduzir em números, notadamente, frequências, porcentagens e médias, as características de participação das MPEs nas compras promovidas pela Prefeitura Municipal de Natal-RN. Para tanto, foram analisados 700 procedimentos de aquisições e contratações públicas, das quais observou-se que 53% do valor total das compras públicas, estimado em R$ 97.512.115,01 foi destinado a 178 contratos com empresas de portes acima de MPEs. Contudo, as compras de empresas de outros portes representaram apenas 25% do número total de procedimentos de aquisições e contratações. Os outros 75% das aquisições e contratações foram oriundos das MPEs, o que representou 522 compras públicas com pequenos negócios, correspondente a apenas 47% do valor total gasto, estimado monetariamente em R$ 86.245.642,25. Por fim, ao analisarmos as compras públicas de maneira geral, pode-se perceber que tanto nesta pesquisa quanto em trabalhos anteriores revisados, o percentual de MPEs vencedoras dos contratos públicos está abaixo de 50% das compras totais realizadas.
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    TCC
    Análise da qualidade do serviço na panificadora Grão de Trigo (Natal/RN).
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Fernandes, Vanessa Rodrigues Vieira; Fernandes, Leandro Trigueiro; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Ferreira, Antônio Carlos
    O conhecimento das expectativas e das percepções dos clientes sobre a qualidade do serviço de uma empresa coloca em conflito uma organização idealizada pelos indivíduos diante da sua própria realidade. Dessa forma, a partir dessas diferenças, as empresas podem conhecer as necessidades dos seus consumidores e assim adequarem seu desempenho às expectativas de consumo, garantindo a satisfação daqueles que usufruem dos seus serviços. Nesse sentido, este estudo procura analisar as percepções e expectativas dos clientes com relação ao serviço prestado pela Panificadora Grão de Trigo, localizada em Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, do ponto de vista metodológico baseou-se em uma pesquisa estratificada, por ter sido dividida em turnos, como também exploratória e descritiva do tipo estudo de caso. Adotou-se o questionário como instrumento de pesquisa, cuja escala SERVQUAL foi adaptada para avaliação. A amostra contou com 121 clientes, que foram contatados entre os dias 23 de março a 27 de abril, em que expuseram suas expectativas e percepções dos serviços oferecidos com base em cinco dimensões: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. Os resultados obtidos evidenciaram que, no geral, a Panificadora Grão de Trigo mostrou um nível de qualidade dos serviços satisfatório perante os clientes. Contudo, vale ressaltar que os serviços percebidos pelos entrevistados foram sempre abaixo das suas expectativas, mostrando, portanto, que existem lacunas (gaps) a serem corrigidas em todas as dimensões para a satisfação total da clientela. Diante disso, conclui-se que a Panificadora Grão de Trigo necessita rever seus pontos fracos e aprimorá-los, bem como potencializar os pontos fortes, para que seu desempenho esteja linear com o que as pessoas esperam.
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    TCC
    Análise de caso: a importância do marketing de afiliados em uma casa de apostas esportivas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Silva, Kevin Schwartz Soares de Lima; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Ferreira, Antônio Carlos; Araújo Filho, Gabriel Martins de; https://orcid.org/0000-0003-0520-374X; http://lattes.cnpq.br/1377239441006821
    Este trabalho investiga as estratégias de marketing de afiliados e o impacto comercial que se tem em uma casa de apostas esportivas online. O estudo explora como a empresa utiliza o marketing de afiliados para expandir sua base de clientes, fidelizá-los e aumentar sua receita. A pesquisa analisa as táticas específicas empregadas pela empresa, indicadores de acompanhamento comercial e os desafios enfrentados no setor.
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    TCC
    Análise de estoque e proposta de intervenção em uma distribuidora de materiais de limpeza
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Rocha, Frentzen Hyuri Junior da; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Alves, Thales da Costa Lago; http://lattes.cnpq.br/1068931829671427; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890
    A análise de estoque desempenha um papel crucial em empresas de diversos setores, sendo fundamental para uma gestão eficiente e para o sucesso a longo prazo. Dentre as razões pelas quais a análise de estoque é importante em uma empresa, destaca-se o atendimento ao cliente, a disponibilidade dos produtos, a otimização dos recursos, a eficiência operacional, a redução de custos, entre outros. A presente monografia tem o objetivo de investigar e analisar o sistema de controle de estoque atual da distribuidora de materiais de limpeza e desenvolver uma proposta de intervenção baseada nosresultados da análise, sugerindo melhorias específicas no sistema de controle de estoque. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de campo na referida distribuidora para a coleta de dados por meio de um questionário aplicado ao gestor e os dados foram tabulados e em seguida proposta a intervenção ao controle de estoque. Nesse sentido, as conclusões a que chegamos foram as de que a gestão de estoques não recebe a devida importância quando se trata de empresas de pequeno porte e que por mais que os resultados dos exercícios sejam positivos no aspecto financeiro, os resultados da organização como um todo podem, de forma mascarada, estar abaixo do possível, justamente por estarem negligenciando as oportunidades de negócio que se apresentam quando o controle, principalmente das informações, é feito da maneira adequada.
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    TCC
    Análise de gestão de estoque por meio da curva abc: O caso de uma franquia Mahogany na cidade de Natal
    (Administração, 2013) Lima, Victor Felipe Guedes Oliveira de; Medeiros, Carlos Alberto Freire
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    TCC
    Análise de mercado para a elaboração de um plano de negócios: conveniência 24 Horas em Lagoa Azul
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Santos, Ingrid Camilla Souza; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Silva, Mariana Augusta de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9438039547829180; Serafin, Paula Gonçalves
    Este trabalho de conclusão de curso possui como objeto de estudo a elaboração de um plano de negócios para uma Conveniência 24 Horas em Lagoa Azul, Natal/RN. Este estudo visa compreender a viabilidade e os elementos-chave necessários para estabelecer um empreendimento que atenda às demandas específicas dessa região. A análise de mercado desempenha um papel fundamental nesse processo, considerando tanto os aspectos internos quanto externos que influenciam o sucesso do negócio. Neste contexto, a identificação do mercado-alvo, a análise da concorrência, a compreensão das necessidades e preferências dos clientes potenciais são elementos essenciais. O bairro de Lagoa Azul, pela sua localização na zona norte de Natal e sua caracterização como uma região de significativo potencial empreendedor, é o foco central desta análise. A coleta de dados primários, realizada por meio de uma entrevista apoiada por questionário em 30 residências, oferece insights valiosos sobre o perfil do consumidor local, seus hábitos de consumo, preferências e lacunas existentes nas ofertas dos concorrentes. Essas informações foram cruciais para a definição estratégica de uma conveniência 24 horas que possa não apenas preencher lacunas no mercado local, mas também superar expectativas, oferecendo um serviço diferenciado e adaptado às demandas específicas da região.
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    TCC
    Análise de parâmetros da infraestrutura logística e competitividade de Portos no Nordeste: Natal/RN, Cabedelo/PB, Fortaleza/CE, Pecém/CE, Suape/PE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Nascimento Júnior, Carlos Alberto do; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Fernandes, Leandro Trigueiro
    Sendo um grande catalisador da economia regional o sistema portuário é uma componente base para o crescimento socioeconômico de qualquer localidade. Apresenta-se neste estudo uma análise comparativa da performance de parâmetros da infraestrutura logística do porto de Natal/RN aos de Cabedelo/PB, Pecém/CE, Fortaleza/CE e Suape/PE. Articula-se a esta análise a partir da descrição do desempenho das atividades turísticas e de exportação realizadas por meio destes portos localizados no arco da costa nordestina brasileira. A abordagem temática do desempenho portuário se associa no estudo a aspectos da competitividade exportadora e turística dos estados, visto que o comércio internacional está vinculado majoritariamente ao modal marítimo. A pesquisa qualitativa baseou-se no método do estudo de múltiplos casos, com base em levantamentos bibliográficos divulgados por entidades públicas e privadas responsáveis pela administração e gerenciamentos desses portos. Com a finalidade de demonstrar as singularidades de cada porto foi dado destaque a sua estrutura, localização geográfica e movimentação. O porto de Natal-RN compõe o ativo de infraestrutura do Rio Grande do Norte sendo assim, o principal vetor logístico para exportação do estado. Verificou-se que o porto de Natal possui algumas limitações, como profundidade do calado e retro área para estoque e movimentação de cargas em relação aos demais portos, porém, possui algumas vantagens competitivas, como sua localização privilegiada e agilidade na sua movimentação, dentre outras.
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    TCC
    Análise do controle de estoque de uma pequena empresa de peças de moto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Santos, Suênia Daiara Teixeira dos; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Alves, Thales da Costa Lago; https://orcid.org/0000-0003-4899-5986; http://lattes.cnpq.br/1068931829671427
    O presente trabalho busca evidenciar a importância da gestão de estoques em um comércio do ramo de peças de moto, bem como possíveis alternativas para o controle desses estoques, procurando identificar um sistema ERP que mais se adeque as necessidades individuais da empresa e assim reduzir os custos, aplicar os recursos de maneira adequada e possibilitar um conhecimento sobre sistema de controles de estoque. O processo para implementação será de forma gradual, por etapas, já que envolve a utilização de recursos financeiros e conhecimento sobre a aplicabilidade do sistema, logo a etapa inicial terá como prioridade o controle de estoque e vendas.
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    TCC
    Análise do crescimento de beneficiários de planos de saúde no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Medeiros, Marcus Vinicius Melo de; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Costa, Silvia Pires Bastos; http://lattes.cnpq.br/0059362185139583; Silva, Mariana Augusta de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9438039547829180
    A pesquisa examina o crescimento dos beneficiários de planos de saúde no Rio Grande do Norte (RN), destacando sua relação com as deficiências do Sistema Único de Saúde (SUS) e as especificidades do mercado regional. Com base em dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o estudo adota uma abordagem descritiva e quantitativa, explorando o perfil dos beneficiários, índices de sinistralidade e resultados financeiros das principais operadoras do estado. O RN apresentou um crescimento de 20,2% no número de beneficiários nos últimos cinco anos, com destaque para as operadoras Hapvida e Unimed Natal, que juntas lideram o mercado com estratégias distintas: enquanto a Hapvida aposta em acessibilidade e rede própria, a Unimed Natal foca em um público de maior poder aquisitivo. A predominância de planos coletivos empresariais (59%) e a concentração de beneficiários jovens refletem a importância das famílias no mercado de saúde suplementar. No entanto, desafios como a alta sinistralidade em algumas operadoras, a judicialização e o aumento dos custos assistenciais comprometem a sustentabilidade do setor. Apesar disso, os resultados financeiros indicam recuperação pós-pandemia, com lucro líquido de R$ 8,7 bilhões no terceiro trimestre de 2024. O estudo conclui que o mercado de saúde suplementar no RN reflete as desigualdades socioeconômicas regionais, mas também oferece oportunidades para aprimorar o acesso e a qualidade dos serviços. Com análises detalhadas, a pesquisa contribui para o fortalecimento do SUS e a formulação de estratégias para garantir maior equidade e sustentabilidade no setor.
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    TCC
    Análise do Employer Branding do Camarões Potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-18) Melo, Ingrid Bezerra Feijó de; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Caricio, Marcelo Rique
    O presente trabalho apresenta uma análise do Employer Branding do Camarões Potiguar (Natal/RN). Face a transformações globais, o aumento da competitividade entre empresas quanto ao ambiente organizacional, necessidade de reter colaboradores talentosos e construir a reputação da marca enquanto ótima empregadora, surgiu o Employer Branding. Essa estratégia une as áreas de gestão de pessoas e de marketing, e vem sendo adotada por empresas que buscam se desenvolver conforme as necessidades do mercado, a qual é base temática deste trabalho. Backhaus e Tikoo (2004) conceituam o Employer Branding como o “esforço de uma organização em promover, tanto dentro como fora da empresa, uma visão clara do que a torna diferente e desejável enquanto empregador”. Apesar desse cenário de mudanças nas organizações, existe pouca produção científica acerca desse tema no Brasil. Com o objetivo de analisar o Employer Branding numa empresa brasileira, foi escolhido o restaurante Camarões para se realizar um estudo sobre seu Employer Branding, dado a reputação da sua marca local na cidade de Natal (RN). O trabalho justifica-se por realizar uma análise do cenário atual de Employer Branding do Camarões Potiguar, e pela necessidade de contribuição científica para o aprofundamento do estudo dessa temática no país. Para isso, foi aplicado com 97 funcionários do restaurante, o modelo teórico proposto por Sezões (2017) com 32 indicadores para analisar as dimensões de Employer Branding, e um roteiro de entrevista qualitativa para os gestores. Os resultados da análise indicaram que a estratégia do Camarões Potiguar se traduz em precisão e consistência interna na experiência que promove ao colaborador, e identificaram as principais dimensões que caracterizam seu Employer Branding. Ao final, foi feita uma análise acerca do modelo teórico utilizado, quanto aos resultados diferentes do modelo inicial projetado. Espera-se que esta publicação contribua cientificamente para o estudo da temática no Brasil, e que auxilie a gestão do Camarões Potiguar em processos decisórios.
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    TCC
    Análise do Mix de marketing em lojas de conveniência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-02) Sobral, João Gabriel Cordeiro Araújo; Medeiros, Carlos Alberto Freire
    O presente trabalho procura entender como se configura os elementos do mix de marketing no setor de lojas de conveniência. Visando atingir tal objetivo, o projeto foi elaborado através de pesquisa descritiva, o método utilizado foi estudo de casos múltiplos e os procedimentos de pesquisa empregados foram análise documental e bibliográfica. A coleta e análise de dados foi realizada pelo autor através da técnica de observação estruturada dos quatro elementos do marketing - preço, praça, produto e promoção - utilizados pelas três franquias de lojas com maior market share no país. Através de uma matriz com critérios variados do composto de marketing, foi feita uma avaliação sobre o uso ou não das práticas mais adotadas pelo varejo no setor. No tocante aos resultados gerados pela pesquisa, houve a resposta da problemática inicial, o atendimento ao objetivo geral inicialmente proposto para essa pesquisa, além de servir como orientação para gestores atuantes no setor sobre como os elementos de marketing devem ser tratados a fim de alcançar vantagem competitiva.
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    TCC
    Análise do monitoramento do plano plurianual no estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Cunha, Silvania Melo da; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; http://lattes.cnpq.br/9958317186143829; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Alves, Thales da Costa Lago; http://lattes.cnpq.br/1068931829671427
    A presente pesquisa busca analisar o processo de monitoramento do Plano Plurianual (PPA) no estado do Rio Grande do Norte (RN). O PPA é um instrumento de planejamento que aponta diretrizes e metas do governo para 4 anos e a etapa de monitoramento é uma das fases mais importantes do ciclo, podendo prover dados que servirão de subsídios que permitem balizar a atuação governamental. Portanto, é importante que essa etapa produza informações adequadas que possam ser utilizadas no processo de tomada de decisão, fundamental para o desenvolvimento de um planejamento com políticas públicas compatíveis às demandas da população do estado. Para fins de realização da pesquisa, é realizada uma análise através de documentos e uma entrevista semi-estruturada com o intuito de estabelecer um comparativo entre teoria e prática sobre a realização do monitoramento do PPA no RN e um levantamento de dados quantitativos de órgãos do estado que efetuam devidamente esse processo. Após verificação das informações obtidas conclui-se que não é possível determinar o grau de eficiência do monitoramento, porém é possível entender qual a situação atual e quais procedimentos são necessários para implementação de melhorias.
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    TCC
    Análise dos impactos da negociação coletiva para as empresas e para os empregados após a reforma trabalhista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-02) Medeiros, Rodrigo Gussão; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Ferreira, Antônio Carlos; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza
    O presente ensaio busca analisar os impactos da negociação coletiva nas empresas e empregados após a Reforma Trabalhista de 2017. O problema de pesquisa é o seguinte: de que forma o impacto nas negociações coletivas pela Reforma Trabalhista de 2017 repercutiu nas empresas? O objetivo geral da pesquisa é analisar os impactos da negociação coletiva de trabalho para as empresas e para os empregados após a Reforma Trabalhista, e os específicos são levantar nos principais periódicos os artigos que tratam dos impactos da negociação coletiva de trabalho após a reforma trabalhista e apresenta-los, dividindo-os entre os positivos e negativos, para os empregados após a promulgação da Reforma Trabalhista. Como população e amostra foram utilizados os artigos publicados pelos periódicos científicos brasileiros que tratam do tema, por meios como a pesquisa bibliográfica, a análise de dispositivos legais e o assíduo estudo da jurisprudência atualizada. A análise de dados se deu de maneira qualitativa, tendo como alicerce metodológico o método lógico-dedutivo. Como resultado, observou-se que o rol possível para a negociação coletiva foi extensamente ampliado, possibilitando as empresas adequarem suas realidades as normas, sofrendo apenas uma limitação taxativa. Também como resultado, observou-se os aspectos positivos e negativos dessa mudança, e exemplo prático desta.
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