Navegando por Autor "Medeiros, Cláudia Christianne Barros de Melo"
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Artigo Educational opportunities for reflective practice(2015-10) Medeiros, Cláudia Christianne Barros de Melo; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; Medeiros Júnior, Antônio; Reis, Mônica Karina Santos; Silva, Lucas José de Azevedo; Tertulino, Matheus DantasObjective: This paper aims to identify, during the educational process, the development of the ability to work in multidisciplinary team, during regular or electives disciplines, in the view of students. Methods: This is a descriptive study that used the procedure collects a semi-structured questionnaire directed to graduates of the School of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Norte. The data were evaluated based on descriptive statistics. Results: The results indicate that interactions with the community in real-world scenarios, in the construction of everyday experiences and significant help in the reflective learning process. Conclusion: These practices are found in the Health and Citizenship discipline (SACI). It is an activity performed since 2000.2 and integrates actions of teaching, research and extension, based on dialogue between traditional and systematized knowledge, equally important in the relationship between education, health and citizenshipArtigo As implicações das práticas pedagógicas no desenvolvimento das competências(2015) Medeiros, Cláudia Christianne Barros de Melo; Medeiros Júnior, Antonio; Reis, Mônica Karina Santos; Santos, Cecília Isabel dos; Alves, Maria do Socorro Costa FeitosaIntrodução: As Universidades passam por mudanças que buscam uma formação critico-reflexiva, devido à pressão exercida por diversos setores da sociedade. Compreende-se a necessidade de práticas pedagógicas sustentáveis que possibilitem o desenvolvimento de competências que estão sendo demandadas no processo de formação. Logo, para nortear o processo ensino aprendizagem por competência como orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), é fundamental que este seja assumido por toda Instituição de Ensino Superior (IES). Objetivo: Investigar a compreensão sobre as competências gerais estabelecidas pelas DCN que se encontram presentes no processo de formação profissional através da fala dos alunos. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa que utilizou a entrevista com situação problema para coleta de dados. Os sujeitos participantes do estudo são concluintes voluntários do curso de Odontologia/UFRN. A fala dos participantes foi gravada e transcrita, gerando um Corpus que foi processado e analisado mediante o auxílio do software ALCESTE. Resultados: O corpus foi dividido em 131 Unidades de Contexto Elementares (UCE), distribuído e agrupado em cinco classes lexicais, que compõem o conteúdo essencial presente nas entrevistas analisadas denominadas de: Problemas de Saúde que aparecem na ESF, Dificuldades de comunicação, Lacunas da formação profissional, Espaços formativos articulados e Determinantes sociais em saúde. Conclusões: É lícito concluir que durante a formação, há dificuldades na articulação da academia com os serviços de saúde, além da31Revista Ciência Plural, 2015; 1(1): 30-9.escassez de componentes curriculares com práticas pedagógicas e conteúdos integrados à realidade social. Apesar dos avanços, com a inclusão das clínicas multidisciplinares e a inserção de vivências formativas conectadas ao mundo do trabalho, induzidas pelas políticas oficiais de educação superior recentes, os estudantes apresentam limitações para mobilizar conhecimentos, interpretar informações essenciais e atuar em equipe multiprofissional no enfrentamento dos problemas de saúdeDissertação Projeto pedagógico: abordagens e implicações no âmbito da formação em odontologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-19) Medeiros, Cláudia Christianne Barros de Melo; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; ; http://lattes.cnpq.br/4671633293124230; ; http://lattes.cnpq.br/6491447504089573; Pessoa, Luiz Gonzaga Pontes; ; http://lattes.cnpq.br/4434759270823659; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237Propostas de reorientação ao modelo de atenção à saúde no Brasil são indispensáveis diante da atual necessidade sanitária e dos desafios impostos pela sociedade. Temas como estes surgem dentro das Instituições de Ensino Superior, na tentativa de delinear caminhos para enfrentamento destas demandas. O objetivo desse trabalho é analisar o Projeto Pedagógico (PP) do curso de Graduação em Odontologia da UFRN, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), considerando competências gerais estabelecidas no PP. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN sob o nº 285/201. Trata-se de um estudo descritivo, realizado com 30 estudantes do curso de graduação em odontologia mediante entrevista com situação problema, além do estudo documental com forte referência nos planos de ensino das disciplinas. Os dados foram processados mediante o auxílio do software ALCESTE 4.9. Pode-se observar que a despeito do uso de metodologias ativas e tendências inovadoras que promovem a reflexão e a articulação para o desenvolvimento das competências gerais propostas no Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia da UFRN são encontrados indícios de concepções conservadoras no que se refere ao processo ensino-aprendizagem com pouca participação dos alunos. Conclui-se que, apesar dos avanços com a inclusão das clínicas multidisciplinares, a inserção de disciplinas optativas e usos pontuais de metodologias ativas o ensino em Odontologia da UFRN necessita de um redimensionamento didático e metodológico, auxiliado pelo desenvolvimento progressivo de competências e habilidades ao longo do processo formativo, conforme estabelecem as DCN