Navegando por Autor "Medeiros, Clara Oliveira de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O som que se faz... a voz da mulher na cena do RN.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Medeiros, Clara Oliveira de; Lopes, Melissa dos Santos; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Mayra Montenegro de; Oliveira, Acácia Batista deEsse trabalho se propõe, a investigar as várias abordagens que vem aparecendo em produções artísticas da cidade de Natal acerca do tema do Feminino. Para tanto, fiz o mapeamento de algumas dessas produções cênicas, que tratam de temas feministas e dentre tantos, elegi o espetáculo O som que se faz debaixo d´água, encenação do grupo potiguar Cores de Teatro como estudo de caso. A discussão desse trabalho será atravessada pela minha trajetória de mulher e artista seridoense, radicada em Natal, assim como por outras vozes femininas do estado do Rio Grande do Norte.Dissertação A representação da mulher cangaceira nos textos 'Lampião', de Rachel de Queiroz e 'Cangaceiras', de Cristina Siqueira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-30) Medeiros, Clara Oliveira de; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; http://lattes.cnpq.br/6924449888111669; Lewinsohn, Ana Caldas; http://lattes.cnpq.br/0090264123376586; Medeiros, Elen de; http://lattes.cnpq.br/9882448569137338; Lopes, Melissa dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131O presente trabalho investiga a representação da mulher cangaceira em dois textos escritos para o Teatro: Lampião (1953) de Rachel de Queiroz e Cangaceiras (2018) de Maria Cristina Siqueira. Os dois trabalhos apresentam o cangaço como mote central de suas narrativas. Esse trabalho leva em consideração a diferença temporal entre as duas produções: São 65 anos que separam as duas escritas. Dessa forma, buscou-se evidenciar algumas características dos contextos sociais, políticos, acadêmicos e artísticos em que as obras foram elaboradas. Os textos são estudados sob três aspectos: análise dramatúrgica, referências norteadoras e modo de representação das personagens cangaceiras. Como referencial teórico são utilizados a(o)s seguintes autores: Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2003; 2017), Jean-Pierre Sarrazac (2002; 2012; 2018) e João Sanches (2016).