Navegando por Autor "Medeiros, Dayane Lopes de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire e seus contributos para a formação de professores com práticas pedagógicas interdisciplinares que permeiam os Direitos Humanos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-18) Medeiros, Dayane Lopes de; Melo, Maria Aparecida Vieira de; https://orcid.org/0000-0002-0363-723X; Lautenschlager, Etienne; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da CruzA formação de professores deve fazer jus a práticas pedagógicas interdisciplinares que permeiem os direitos humanos. Assim, temos por finalidade investigar o contributo que o Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (UFRN, 2021) tem favorecido para formação de professores por meio da interdisciplinaridade como nexo pedagógico dos direitos humanos. Parte-se do pressuposto investigativo: Como a pesquisa e a extensão contribuem com a formação de professores sob a ótica da interdisciplinaridade na promoção dos direitos humanos? O artigo tem como objetivo geral: Investigar o contributo que o GEPEPF traz para a formação de professores com práticas pedagógicas interdisciplinares que permeiem os Direitos Humanos. Já os objetivos específicos são: mapear as ações de extensão realizadas pelo grupo; escavar as categorias analíticas que vêm sendo trabalhadas nas ações de ensino, pesquisa e extensão; e explicitar as contribuições teóricas metodológicas que o estudo no grupo tem favorecido para a formação de professores interdisciplinarmente em prol dos Direitos Humanos. Justifica-se como importante para o processo de autoconhecimento e autoavaliação numa constante busca por ações transformadoras. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo a autobiografia, a que favorece a análise e descrição das ações, com análise de conteúdo em Bardin, (2010) em torno das categorias analíticas: interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002), direitos humanos (SILVA, 2008) e prática pedagógica (ARROYO, 2009, FREIRE, 1987). Os resultados deste mapeamento e escavação nos possibilitou enumerar nossas ações em 33 eventos, e 11 produções. Destacamos que a formação de professores interdisciplinar se faz em movimento.