Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Dayane Lopes de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire e seus contributos para a formação de professores com práticas pedagógicas interdisciplinares que permeiam os Direitos Humanos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-18) Medeiros, Dayane Lopes de; Melo, Maria Aparecida Vieira de; https://orcid.org/0000-0002-0363-723X; Lautenschlager, Etienne; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
    A formação de professores deve fazer jus a práticas pedagógicas interdisciplinares que permeiem os direitos humanos. Assim, temos por finalidade investigar o contributo que o Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (UFRN, 2021) tem favorecido para formação de professores por meio da interdisciplinaridade como nexo pedagógico dos direitos humanos. Parte-se do pressuposto investigativo: Como a pesquisa e a extensão contribuem com a formação de professores sob a ótica da interdisciplinaridade na promoção dos direitos humanos? O artigo tem como objetivo geral: Investigar o contributo que o GEPEPF traz para a formação de professores com práticas pedagógicas interdisciplinares que permeiem os Direitos Humanos. Já os objetivos específicos são: mapear as ações de extensão realizadas pelo grupo; escavar as categorias analíticas que vêm sendo trabalhadas nas ações de ensino, pesquisa e extensão; e explicitar as contribuições teóricas metodológicas que o estudo no grupo tem favorecido para a formação de professores interdisciplinarmente em prol dos Direitos Humanos. Justifica-se como importante para o processo de autoconhecimento e autoavaliação numa constante busca por ações transformadoras. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo a autobiografia, a que favorece a análise e descrição das ações, com análise de conteúdo em Bardin, (2010) em torno das categorias analíticas: interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002), direitos humanos (SILVA, 2008) e prática pedagógica (ARROYO, 2009, FREIRE, 1987). Os resultados deste mapeamento e escavação nos possibilitou enumerar nossas ações em 33 eventos, e 11 produções. Destacamos que a formação de professores interdisciplinar se faz em movimento.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM