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Navegando por Autor "Medeiros, Diego Neylton de"

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    TCC
    A ressignificação dos jogos populares utilizando a mídia como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Medeiros, Diego Neylton de; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Sena, Dianne Cristina Souza de; Barros, Joyce Mariana Alves
    É muito difícil ir à algum lugar hoje em dia e não se deparar com um aparelho tecnológico, principalmente as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) e as mídias reproduzidas por elas, essas estão presentes em praticamente todos os ambientes do nosso dia-a-dia, seja uma TV, um computador, um celular, não importa qual seja o aparelho, na grande maioria das vezes nos deparamos com algum deles. A escola tendo papel importante perante a sociedade não ficaria de fora da era da tecnologia, portanto, esse trabalho buscou analisar o uso das mídias e TIC’s dentro do processo de ensino e aprendizagem das aulas de Educação Física. As aulas foram desenvolvidas na Escola Estadual Professora Maria Queiroz, localizada no bairro de Felipe Camarão em Natal/RN, a turma selecionada foi o 9º ano do Ensino Fundamental II. O conteúdo das aulas foi o Jogo, mais especificamente os jogos populares, juntamente com o conteúdo foram abordadas suas três dimensões: conceitual, atitudinal e procedimental. As aulas foram planejadas de maneira sistematizada, ou seja, foram organizadas de uma forma progressiva e contínua, associando uma aula com a outra, do simples para o complexo. As mídias escolhidas foram filmes e vídeos que retratam novas formas de pensar nos jogos de pular corda e a queimada, através deles pensamos em maneiras de ressignificar esses jogos buscando resgatar os elementos que fizeram parte da nossa cultura. Após as intervenções, analisamos a partir da aplicação de um questionário, os relatos dos alunos durante as aulas e os resultados das atividades realizadas pelos alunos, se as mídias escolhidas foram úteis para a sistematização do conteúdo Jogo e a ressignificação dos jogos populares de corda e o jogo da queimada, além disso, procuramos identificar se a interlocução das mídias com os métodos tradicionais de ensino foram uma boa estratégia para motivar os alunos a participarem mais das aulas. A partir deste trabalho, pode-se pensar em novas estratégias a serem utilizadas, pois, o leque de opções cresce a cada ano com o avanço dos aparelhos tecnológicos e o surgimento de novas mídias.
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    TCC
    Análise do nível de exigência física de um árbitro de futebol em jogos profissionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-16) Medeiros, Diego Neylton de; Dantas, Paulo Moreira Silva; Dantas, Paulo Moreira Silva; Dantas, Matheus Peixoto; Varela, Phelipe Wilde de Alcântara
    A arbitragem no futebol está se desenvolvendo mais a cada ano e sempre está nos principais debates esportivos. Com a notável evolução técnica e física que o futebol vive, os árbitros não ficaram de fora deste desenvolvimento, por este motivo, este trabalho buscou analisar o nível de exigência física de um árbitro de futebol em jogos profissionais em diversas competições do futebol brasileiro. Ao serem analisados 20 jogos profissionais de um mesmo árbitro e o tempo que ele permaneceu em cada zona de frequência cardíaca durante cada jogo, evidenciou-se que os árbitros são muito exigidos fisicamente, com a intensidade variando muito de uma partida para a outra. Em 55% dos jogos ele passou mais tempo na zona 5 de frequência cardíaca (entre 90% e 100% da frequência cardíaca máxima estimada), sofrendo influência direta do estilo de jogo das equipes, o clima e o nível de condicionamento físico do próprio árbitro.
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