Navegando por Autor "Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues"
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Dissertação Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso(2017-06-01) Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Azoni, Cintia Alves Salgado; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; http://lattes.cnpq.br/1652726901829406; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7226855504336736A dislexia em adultos até o momento apresenta-se para a Educação como uma temática pouco explorada, de modo que a inclusão deste público no Ensino Superior ainda configura um desafio que requer o desenvolvimento de políticas e ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão. Isto posto, esta pesquisa, decorreu da necessidade de investigação e de reflexão sobre a condição atual do adulto com dislexia, acompanhado pelo Núcleo de acessibilidade da UFRN, CAENE, seu perfil acadêmico e o seu processo de inclusão educacional no âmbito universitário. Com isso, objetivou analisar as características educacionais de discentes da UFRN com dislexia, por meio da caracterização do perfil educacional, da investigação do cotidiano e da avaliação do desempenho em leitura e escrita dos cinco participantes. Além disso, intentou revisar a literatura a respeito da temática em questão. Para tanto, esta pesquisa adotou, quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e exploratória (GIL, 2008) de investigação, por meio da técnica do estudo de caso (GIL, 2008). Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 1987). Como estratégia de análise optou-se pela perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que o discente universitário enfrenta dificuldades de leitura e escrita, logo no início da trajetória acadêmica, incompatíveis com as demais habilidades que possuem. Este fato gera surpresa em parte dos docentes, que, por sua vez, pressupõem a inexistência de problemas elementares na faixa etária adulta que acessa o ensino superior. Em decorrência disso, os discentes passam a vivenciar sentimentos de frustração, de vergonha e de incapacidade para a realização de tarefas. Ao final desta investigação, concluiu-se que para a concretização da inclusão educacional de discentes adultos com dislexia na universidade, se faz necessária a existência do acompanhamento educacional especializado para o auxilio na adoção de estratégias educacionais, assim como, a desconstrução de barreiras, principalmente atitudinais, expressas tanto nas esferas legislativas, quanto por parte dos docentes e pesquisadores, em suas práticas pedagógicas e produções acadêmicas.Capítulo de livro Estratégias didático-pedagógicas para a promoção do engajamento de universitários com dislexia(ABPEE - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2021) Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Silva, Bruno Santana daA Educação em geral e de pessoas com dislexia em particular, ao longo do tempo, percorreu caminhos nem sempre fáceis, nem sempre justos e nem dignos. Durante séculos se considerava que estudar era um privilégio só de alguns. Felizmente, hoje, estudar é um direito alcançado para todos. O objetivo do presente trabalho é apresentar a dislexia, explicar como ela se apresenta num estudante universitário, evidenciar a importância da atuação docente pautada na eficácia do ensino, elencar estratégias didático-pedagógicas que venham contribuir com o desenvolvimento acadêmico do estudante com dislexia e destacar a importância do docente para o engajamento do universitário com dislexiaArtigo Estudantes com dislexia no ensino superior e a atuação do núcleo de acessibilidade da UFRN(Revista Inclusão Social, 2017) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676O artigo tem como objetivo relatar a experiência do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN no atendimento a estudantes com dislexia. O estudo adota abordagem qualitativa de cunho exploratório e documental com base em normativas institucionais e registros pedagógicos dos estudantes com NEE cadastrados no Núcleo de Acessibilidade, no período de janeiro a abril de 2016. A análise do corpus documental aponta para avanços no âmbito da política de inclusão da instituição voltada para esse público. No entanto, revela a invisibilidade do estudante com dislexia a partir da escassez de estudos e da subnotificação destes na instituição de ensino superior. As dificuldades no conhecimento e reconhecimento da dislexia no âmbito clínico e educacional acabam gerando procura incipiente pelo diagnóstico e, consequentemente, ao ingressar na universidade, o estudante não encontra estratégias que poderiam beneficiá-lo em seu processo de aprendizagem. Assim, os núcleos de acessibilidade têm papel fundamental no trabalho de conscientização e aplicabilidade da política de inclusão na dislexia.Tese Evidências de validade na construção de um instrumento de triagem de dislexia em adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-08) Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; http://lattes.cnpq.br/1652726901829406; Naschold, Angela Maria Chuvas; https://orcid.org/0000-0002-8435-5751; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Delgado, Isabelle Cahino; Crenitte, Patricia Abreu PinheiroAdultos com queixas de problemas com a leitura vêm procurando auxílio para a identificação da sua condição. Diversas são as prováveis causas e uma das possibilidades é a dislexia, um transtorno neurobiológico que prejudica a capacidade de leitura e escrita das pessoas. Como o diagnóstico de dislexia é caro, demorado e requer uma equipe multidisciplinar especializada, ele muitas vezes é inacessível e se torna uma barreira imposta a muitas pessoas com dificuldades de leitura, impedindo que elas passem por este processo de diagnóstico. A triagem é um instrumento que visa identificar os indivíduos com maior chance de possuir alguma condição. Ela pode ser muito útil para reduzir o número de indivíduos que desconhecem o transtorno e que deixam de buscar o diagnóstico de dislexia, tornando o processo mais claro, menos moroso e com maior custo-efetivo. Apesar de existirem iniciativas de instrumentos de triagem de dislexia para crianças, as iniciativas direcionadas a adultos são incipientes, especialmente no contexto brasileiro. A partir desta lacuna, o presente estudo lançou uma proposta de instrumento de triagem de dislexia para adultos. Ele teve como objetivo geral propor um instrumento de triagem de dislexia para adultos com dificuldades de leitura em Português-Brasileiro e como objetivos específicos: revisar a literatura acerca dos instrumentos disponíveis para a triagem da dislexia em adultos; elaborar uma proposta de instrumento de triagem de dislexia para adultos e analisar as evidências validade de conteúdo do instrumento proposto a partir da avaliação de juízes pareceristas experientes na área. No tocante à metodologia utilizada, esta investigação teve cunho exploratório e descritivo, com análise de dados qualitativos e quantitativos. O procedimento foi realizado em duas etapas: a primeira tratou de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados nacionais e internacionais SCOPUS, Web of Science (coleção principal), SciELO, ProQuest Dissertations & Theses Global (PQDT Global), NDLTD, Open Access Theses and Dissertations – OATD, Eric, Pubmed e buscador Lilacs, que pretendeu identificar as produções científicas que versassem sobre instrumentos nacionais e internacionais de triagem da dislexia em adultos e a identificação das habilidades mais frequentemente avaliadas; a segunda etapa versou sobre a proposição de um instrumento de triagem da dislexia em adultos e a análise de concordância realizada por juízes especialistas. Como resultados, a revisão ratificou as habilidades concomitantemente selecionadas e possibilitou a construção da proposta de instrumento de triagem. Quanto à segunda etapa, a análise de concordância realizada pelos juízes pareceristas apontou a relevância e adequação do conteúdo do instrumento apresentado, necessitando apenas de pequenas adequações em sua forma. Com isso, concluiu-se que a proposta de instrumento de triagem é adequada para realizar a triagem da dislexia em adultos. No entanto, faz-se necessária a realização de mais estudos com o propósito de confirmar outros tipos de evidência de validade, assim como seu aprimoramento, no intuito de viabilizar a futura utilização por profissionais para a triagem da dislexia em adultos.