Navegando por Autor "Medeiros, Ewerton Ricardo Viana de"
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Dissertação Educação sexual: propostas de oficinas didáticas para o ensino fundamental e médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-01-23) Medeiros, Ewerton Ricardo Viana de; Mazze, Fernanda Marur; Dantas Filho, Francisco Ferreira; Malcher, Grazielle TavaresA educação básica deve buscar uma formação integral do indivíduo. Para isso é preciso considerar processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e interesses dos estudantes. A temática educação sexual, além de pertencer à realidade do aluno, desperta o interesse e contribui para a sua formação integral. O presente estudo apoia-se no referencial dos temas geradores de Paulo Freire. Oficinas foram aplicadas a alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva no município de São Bento do Trairi/RN. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com participação de professores de todos os componentes curriculares, alunos e familiares. A princípio foram aplicados questionários para escolha do tema e elaboradas oficinas didáticas. Antes e depois de cada oficina eram aplicados questionários com professores e alunos que serviram como instrumentos de coleta de dados para a pesquisa. Durante a aplicação das oficinas foi possível perceber a participação ativa dos alunos, uma vez que as atividades propostas favoreciam o diálogo. Embora todos os professores tenham se envolvido no desenvolvimento das atividades propostas, alguns ainda não se sentem confortáveis para trabalhar essas temáticas em sala de aula. Com este trabalho pôde-se perceber que ainda faltam informações sobre os métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis e quais são os impactos de uma gravidez indesejada na vida de um adolescente. Percebeu-se também que esse assunto, na maioria das vezes, não é tratado no ambiente familiar, porém é trabalhado em algumas disciplinas, na maioria das vezes, como conteúdo curricular. Para os professores as atividades propostas favoreceram a problematização do conhecimento, estimularam a participação dos alunos. Ao final da aplicação das oficinas os alunos avaliaram positivamente as atividades e sugeriram outras temáticas para serem trabalhadas em sala de aula. Para a produção das oficinas utilizamos como orientações legais a Base Nacional Curricular Comum.Produto Educacional Oficinas temáticas: educação sexual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-01-23) Medeiros, Ewerton Ricardo Viana de; Mazzé, Fernanda MarurEste guia foi elaborado para apoiar os professores e professoras no trabalho, em sala de aula, com a temática educação sexual no Ensino Fundamental e Médio através do desenvolvimento de oficinas dinâmicas e de fácil aplicação. Nas oficinas serão utilizadas produção de desenhos e textual, construção de material de divulgação, exibição de vídeos, textos informativos, criação de vídeos, fanzines, além de exposição e rodas de conversas. Ao final apresentamos uma sugestão para culminância das oficinas, para que toda a comunidade escolar possa conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola. O guia vem trazendo também questionários que poderão ser aplicados tanto com os alunos antes e depois da aplicação das oficinas para avaliar o impacto das mesmas na formação cidadã do indivíduo, como com os professores que desenvolveram as oficinas e a comunidade escolar que teve acesso ao material produzido durante as oficinas. Por se tratar de temáticas que ainda são consideradas tabus, sugere-se que antes da execução das oficinas seja realizada uma reunião com os pais e/ou responsáveis pelos alunos, afim de apresentar as oficinas e explicar como serão desenvolvidos os trabalhos na escola. Este material foi elaborado durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática e apresentado como Produto Educacional a Universidade Federal do Rio Grande do Norte