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Navegando por Autor "Medeiros, Izabel Cristina de"

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    Dissertação
    Aprender no trabalho: uma vivência no semiárido nordestino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Medeiros, Izabel Cristina de; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/4183053315407231; Severo, Ana Kalliny de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-9548-6394; http://lattes.cnpq.br/5170430928839162; Ceccim, Ricardo Burg
    Introdução: A educação permanente em saúde (EPS) se configura como uma proposta de aprendizagem no e pelo trabalho, pelo qual o processo ensino-aprendizagem se incorpora ao cotidiano laboral com possibilidade de transformar as práticas profissionais. Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde instituiu, no ano de 2004, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) como estratégia para incentivar a formação de trabalhadores, buscando articular iniciativas qualificadas ao enfrentamento das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A PNEPS tem como elemento central o trabalho interprofissional, pois o convívio entre as diferentes profissões em si já é um espaço de aprendizado. Espaço este, materializado pelo trabalho coletivo nas entranhas de uma equipe de saúde da família como condição para efetivar o cuidado em saúde na Atenção Básica. Objetivo: Compreender como os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF) percebem o trabalho em equipe como elemento de Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica (AB) Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória realizada com os trabalhadores de saúde de uma equipe de saúde da família do município de Currais Novos - RN. A coleta de dados se deu por meio de dois encontros estruturados como oficinas critico reflexiva para discutir as temáticas trabalho em equipe na AB e Educação permanente em trabalho no contexto da AB. As narrativas produzidas durante a Oficina foram gravadas, transcritas e organizadas de modo a possibilitar uma análise temática critica. Resultados: A partir dos encontros foi observado que os trabalhadores em saúde percebem a importância do trabalho em equipe no contexto da AB, bem como entendem esse como um ponto importante e decisivo na resolução de demandas dos usuários. No tocante a EPS foi observada a percepção de que o campo de trabalho da AB demanda necessidades constates e que no dia a dia de trabalho o aprendizado acontece pela partilha com os colegas. Entretanto, os trabalhadores não percebem tal partilha como EPS e o trabalho como potencial formativo, muitas vezes compreendendo que a formação só acontece quando existe um momento formal e “padrão” promovido pela gestão em saúde.
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