Navegando por Autor "Medeiros, Izabelle Emanuele Santos"
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TCC Análise da política de progressão parcial no IFRN - Campus Natal Central no biênio 2015-2016(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-14) Medeiros, Izabelle Emanuele Santos; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Viveiros , Kilza Fernanda Moreira de; Guedes, Gilmar Barbosa; Sousa, Maria de Fátima Feitosa deEsse trabalho é fruto das análises da política de progressão parcial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central (IFRN/CNAT) no biênio 2015-2016. A progressão parcial é o mecanismo, aprovado pela LDB (Lei n° 9.394/96), que permite ao(a) estudante prosseguir nos estudos, de modo que ele(ela) avance para o ano de escolaridade seguinte tendo a oportunidade de recuperação naquelas disciplinas em que obteve um desempenho insatisfatório. Desse modo, objetivou-se analisar, no contexto escolar, a operacionalização da progressão parcial no IFRN/CNAT, com prioridade para as turmas de 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio, indicando os pontos positivos e negativos dessa política. Além disso, o trabalho pretende verificar quais foram os resultados alcançados pelos alunos que ficaram em situação de progressão parcial ao final de 2016, analisando se essa política alcançou os resultados esperados. Para a obtenção desses objetivos, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, levantamento de dados quantitativos no Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP/IFRN, e análise qualitativa desses dados a partir do referencial teórico que se baseou, principalmente, nos estudos de LUCKESI (1995); ZABALA (1998); ESTEBAN (1999); ALMEIDA (2012); DANTAS, COSTA (2012); FRANÇA (2014); e PESSÔA (2016). Para se chegar à análise do objeto de estudo, primeiramente foi feita uma discussão sobre a política de progressão parcial; em um segundo momento, delimitou-se o lócus da pesquisa. Feito isso, discutiu-se a regulamentação da progressão parcial no IFRN e seus resultados. E, ao final, foram tecidas as considerações. Os principais resultados a que este trabalho chegou foram: a política de progressão parcial ainda é pouco discutida no meio acadêmico; a política de progressão parcial no IFRN atingiu quantitativos satisfatórios ao final de 2016, entretanto ainda é preciso fazer um trabalho sistemático para melhorar a qualidade da formação dos alunos que se encontram em situação de dependência, principalmente, os que se enquadram nas Orientações Normativas da Instituição, pois o acúmulo das disciplinas ao longo do ano muitas vezes leva ou a uma nova situação de progressão parcial, ou a uma retenção na série.Dissertação A questão da instrumentalidade do Serviço Social e as dimensões práticosociais no exercício profissional do assistente social na área da educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-16) Medeiros, Izabelle Emanuele Santos; Nicolau, Maria Célia Correia; ; http://lattes.cnpq.br/5588349874844999; ; http://lattes.cnpq.br/4751131106851236; Santos, Silvana Mara de Morais dos; ; http://lattes.cnpq.br/2706150547032239; Souza, Iris de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/7742703590083405Esta dissertação versa sobre a análise da Instrumentalidade do Serviço Social e suas dimensões prático-sociais, tecidas e expressas na particularidade do exercício profissional dos assistentes sociais que atuam na área da Educação. Tomando como lócus da pesquisa empírica o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), tem por objetivo analisar como a Instrumentalidade do Serviço Social se particulariza no exercício profissional das assistentes sociais que atuam nos campi dessa instituição. A partir do método crítico dialético, através de processos de aproximações sucessivas com o real, buscou-se analisar no contexto da sociedade capitalista contemporânea, e em especial, na atual conjuntura que se insere a Educação Profissionalizante brasileira, se essa Instrumentalidade é de repostas ao projeto societário burguês ou é de mediação, balizada pela racionalidade crítico-dialética. Com a finalidade de subsidiar a base teórico-metodológica da investigação, as análises fundamentaram-se na pesquisa bibliográfica e revisão da literatura, e na pesquisa de campo, que envolveu o levantamento e análises de documentos institucionais, bem como entrevistas quantiqualitativas. As informações sistematizadas e analisadas revelaram as particularidades da categoria Instrumentalidade inseridas nos processos de trabalho das assistentes sociais que atuam na área da Educação.