Navegando por Autor "Medeiros, Jânio Elpídio de"
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Dissertação Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência(2016-06-17) Medeiros, Jânio Elpídio de; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; ; http://lattes.cnpq.br/9382142284044258; Angelo, Cristiane Borges; ; http://lattes.cnpq.br/6611423874164067; Alves, Francisca Terezinha de Oliveira; ; Mendes, Iran Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; ; http://lattes.cnpq.br/6982452047842223O presente trabalho objetiva identificar e analisar os aspectos relativos ao ensino da matemática a partir do desenvolvimento de um projeto de letramento com alunos do 9° ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Mamanguape, no estado da Paraíba - Brasil. Para tanto, tomamos os referenciais teóricos do letramento e projeto de letramento (KLEIMAN, 1995; 2000; 2005; 2007; STREET, 2007; 2014), leituras e escritas nas aulas de Matemática (SMOLE & DINIZ, 2001; LIMA E NORONHA, 2014) e gêneros discursivos (LEITE & BARBOSA, 2014). O percurso metodológico da pesquisa consistiu na elaboração e desenvolvimento de um projeto de letramento nas aulas de matemática, que teve como foco temático “O uso da água” e por título “Abastecimento e armazenamento de água no município de Mamanguape-PB”. De natureza qualitativa, a investigação é caracterizada como pesquisa-ação, pois a atuação do professor-pesquisador não foi limitada à mera observação das ações, mas um sujeito que reflete, intervém, analisa e transforma sua prática docente e aprende com os sujeitos envolvidos na pesquisa (GIL, 2010). A análise dos dados que foram construídos ao longo do desenvolvimento do projeto de letramento, deu-se em uma perspectiva (auto)reflexiva que considerou o processo de (re)elaboração do planejamento de ensino e da prática docente presentes no processo dialógico, estabelecido entre os sujeitos de letramento e decorrentes da vivência de momentos de planejamento individual e coletivo, de práticas de letramento e da compreensão e reformulação dos conceitos matemáticos envolvidos. Os resultados apontam para aprendizados docentes emergentes das reflexões do professor e aprendizados matemáticos e sociais dos alunos.