Navegando por Autor "Medeiros, Jamilson Pinto de"
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TCC Análise descritiva e espacial da ocorrência de roubos e furtos de veículos na região metropolitana de Natal no período de 2015 a 2019: um olhar sob a perspectiva das ciências atuariais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Medeiros, Jamilson Pinto de; Campos, Járvis; Aguirre, Moisés Alberto Calle; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460O objetivo deste trabalho é analisar as ocorrências de roubos e furtos de veículos (carros, motos e motonetas) utilizando a análise descritiva para entender como a dinâmica dessa violência se processa na Região Metropolitana de Natal, registradas no período compreendido entre os anos de 2015 a 2019. Essa análise se deu por distribuição das ocorrências, usando uma base de dados da DEPROV - Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas, compilada pela COINE - Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais e trabalhada por meio do Sistema Metadados utilizado pelo OBVIO - Observatório da Violência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para selecionar as variáveis de interesse foi utilizada a linguagem de programação R e para a obtenção das tabelas foi usando o programa Microsoft Microsoft Excel. A partir desses dados se produziu tabelas das ocorrências de roubos e furtos distribuídas na região Metropolitana de Natal. Como resultados observamos que a maioria dos roubos e furtos ocorrem em 8 municípios da Região Metropolitana de Natal, sendo Natal e Parnamirim com maiores ocorrências. Os maiores registros são de roubos de carros e motos,sendo o sexo masculino a principal vítima , na faixa etária de 35 a 64 anos. Verificamos também que existe um grande potencial a ser explorado para atuação do profissional de ciências atuariais no que se refere a elaboração de tarifação e precificação de seguros, uma vez que não há uma sistematização padronizada na determinação do prêmio do seguro, em que as variáveis sexo, idade e localidade do veículo são consideradas as mais utilizadas.TCC Fatores críticos de sucesso na elaboração do TCC sob a ótica dos estudantes de Ciências Contábeis da UFRN Campus Central(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Araújo, Rodolfo Santiago de; Medeiros, Jamilson Pinto de; Araújo, Aneide Oliveira; Moreira, Felipe da SilvaAo elaborar um trabalho científico, o formando se depara com situações-problema que o instigarão a desenvolver mecanismos pelos quais irá apontar possíveis soluções, neste sentido o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) extrapola os limites acadêmicos, uma vez que os conhecimentos adquiridos na sua elaboração, poderá proporcionar a capacidade de obter a visão sistêmica ao raciocinar logicamente diante dos problemas encontrados nas organizações ao longo da sua trajetória profissional. Percebe-se que o TCC, não é um trabalho que apresenta motivação aos graduandos, estes o faz pela exigência para obtenção do grau. Neste sentido, o presente estudo trata dos fatores críticos de sucesso na elaboração do TCC sob a ótica dos estudantes de Ciências Contábeis da UFRN Campus Central. Observa-se na trajetória acadêmica, algumas lacunas no processo de ensino- aprendizagem voltadas a elaboração de trabalhos acadêmicos, fator preponderante para que o discente não encontre motivação para sua produção e não veja neste, sua real contribuição na sua formação, para tanto o trabalho pretende responder a seguinte questão: Como os fatores críticos de sucesso determinam a elaboração do TCC? Para responder à questão de pesquisa delimitou-se o seguinte objetivo: identificar os fatores críticos de sucesso na elaboração do TCC. A metodologia utilizada no estudo quanto aos objetivos foi descritiva, em relação aos procedimentos pesquisa de campo e natureza quanti-qualitativa com abordagem na análise de conteúdo. Os resultados do estudo demonstram dificuldades por parte dos alunos na assimilação da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico (MTC) e pouco conhecimento das normas da ABNT. Nesse contexto, a disciplina de MTC deve ser abordada com mais ênfase e sua utilização em outros componentes curriculares incentivada a fim de ser ter melhores resultados ao se elaborar o TCC.