Navegando por Autor "Medeiros, Jessica Farias Dantas"
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postGraduateThesis.type.badge “No olho do furacão”: entendendo as relações e condições de trabalho das/os profissionais da saúde em contexto de pandemia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-22) Lima, Isabelle Cristina Custódio de; Ferreira, Maria Dilma Felizardo; Hiago Trindade de Lira Silva; Guerra, Eliana Costa; Medeiros, Jessica Farias DantasO presente ensaio aborda os impactos da Covid-19 para o mundo do trabalho, centrando-se, mais especificamente, nos/as trabalhadores/as da saúde inseridos/as em hospital de referência ao tratamento da doença. Tem por objetivo analisar as relações e condições de trabalho das/os profissionais da saúde atuantes no contexto de pandemia. Para tanto, do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa quanti-qualitativa, recorrendo à revisão literária de categorias e aportes teóricos, assim como ao levantamento de dados que se deu através de análise documental e da aplicação de um questionário eletrônico, sendo os dados tratados através de uma análise de conteúdo. A pesquisa pautou-se ainda no método do materialista histórico dialético. Com isso, as inferências, interpretações e análises dos dados obtidos foram realizadas em uma perspectiva histórica e de totalidade. Os dados produzidos nos permitiram identificar o perfil das/os trabalhadoras/es, demonstrando, dentre outros aspectos, que o maior quantitativo de profissionais do hospital é do sexo feminino, autodeclarados brancos e jovens, com idade entre 20 e 30 anos. Além disso, foi possível observar que a precarização do trabalho assume eminência no conjunto das repercussões provocadas pela pandemia, articulando e acentuando-se em todas as suas dimensões.Capítulo de livro Reflexões sobre "dar à luz no fim do túnel": o relato de experiência de um estudante de medicina no sertão brasileiro(Editora Inovar, 2020) Silva, Lucas Fernandes da; Santos, Emanuelly Gomes Dario; Félix, Agnes; Medeiros, Jessica Farias Dantas; Ana Luiza de Oliveira e, Oliveira; Braz, Janine Karla França da SilvaAs ações integradas de ensino-serviço-comunidade nas cidades do interior da região Nordeste são consideradas importantes para prover e fixar os futuros profissionais médicos. Nessa perspectiva, a Vivência Integrada na Comunidade (VIC) da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Caicó/RN) proporciona desde os anos iniciais do curso de medicina a imersão na realidade das redes de saúde. Assim, o estudante aprende através da vivência no território/comunidade a identificar problemas e refletir na melhora da atenção a saúde básica. Com isso, um dos problemas identificados pelo estudante de medicina durante a VIC foi o desconhecimento do atendimento humanizado através de doulas na cidade de Caicó (RN), sertão potiguar, como estratégia para as boas práticas obstétricas. Portanto, esse artigo almeja relatar a experiência de um estudante do curso de medicina em um hospital do sertão brasileiro, proporcionando um elo entre a universidade e sua função social. Com o relato apresentado espera-se incentivar e desmistificar a existência do plano de parto e a presença da doula, de maneira que se tornem uma estratégia efetiva para a redução de intervenções de risco em gestantes. Além disso, que impulsione o investimento para a formação de profissionais críticos para a humanização do partoTCC Trilhando caminhos da educação permanente em saúde no Seridó: veredas do agente comunitário de saúde em meio a pandemia da COVID-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Góes, Taireny Almira de Medeiros; Medeiros, Jessica Farias Dantas; Dantas, Izabel Cristina de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2436322722096679; Medeiros, Jessica Farias Dantas; Dantas, Izabel Cristina de Medeiros; Rolim, Ana Carine Arruda; Barra, Brígida Gabriele AlbuquerqueO agente comunitário de saúde é o elo entre o serviço de saúde e a comunidade, sendo instrumento nos processos da atenção básica. Essa categoria não tem legislação que garanta a formação e a qualificação desses trabalhadores. Nesse prisma, a educação permanente em saúde é um instrumento educacional com potencialidades para gerar reflexão sobre o processo de trabalho, por meio da proposta do aprender a aprender. Devido a pandemia da Covid-19, diversos cenários de saúde tiveram que se readequar a nova situação epidemiológica. Este estudo pretende descrever como se deu o processo de educação permanente em saúde dos agentes comunitários de saúde de Currais Novos, no preparo para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de caráter qualitativo, com análise temática. Mediante aplicação de um questionário aberto online, buscou-se identificar as percepções desses trabalhadores sobre a educação permanente em saúde e o apoio que tiveram da rede durante a pandemia da Covid-19. Participaram da pesquisa quinze agentes comunitários de saúde e três gestoras da saúde do município, que puderam expor suas perspectivas acerca da educação permanente em saúde, da sua relação com o enfrentamento da pandemia e da corresponsabilidade de outros atores, capazes de auxiliar no combate da situação epidemiológica causada pelo vírus Sars-CoV-2. Este estudo possibilitou compreender que a maior parte dos agentes comunitários de saúde sabe o que significa a educação permanente em saúde e acreditam que isso ocorre no cotidiano do trabalho. A gestão em saúde, inserida nesse contexto, também avaliou que poderia ter dado maior apoio aos agentes comunitários de saúde com qualificações e interações com a categoria. Portanto, esse estudo evidenciou que a educação permanente em saúde é capaz de expor as fragilidades da rede, uma vez que houve entraves na efetivação de processos formativos para os agentes comunitários de saúde na pandemia da Covid-19. Ainda, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil possui limitações por atribuir grande parte da responsabilidade ao trabalhador da saúde, excluindo condições do serviço que vulnerabilizam essas categorias profissionais. Por fim, a gestão transmitiu informações relevantes acerca do cenário epidemiológico para alguns atoreschaves, que podem não ter chegado aos agentes comunitários de saúde para fomentar discussões e reflexões.postGraduateThesis.type.badge O uso de recursos lúdicos no processo de hospitalização da criança: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-19) Gomes, Ícaro da Silva; Costa, Marinna Maria de Andrade; Medeiros, Jessica Farias Dantas; Ferreira, Maria Dilma FelizardoO brincar é uma atividade espontânea e inata ao ser humano necessário ao desenvolvimento infantil, se referindo a um recurso lúdico terapêutico capaz de proporcionar adaptação e formas de enfrentamento ao processo de adoecimento e hospitalização. Objetivo: Analisar a produção científica que aborda o uso de recursos lúdicos no processo de hospitalização da criança. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, por meio de consulta utilizando as bases de dados eletrônicas SciELO, LILACS e MEDLINE entre o período de outubro e novembro de 2020. Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCs): “Jogos e brinquedos” e “Criança Hospitalizada” e para as bases de dados em inglês os Medical Subject Headings (MeSH): “play therapy” e “hospitalized children”, sendo estes integrados através do operador booleano “and”. Como critérios de inclusão foram utilizados: artigos nos idiomas português, inglês ou espanhol e publicados entre os anos de 2015 a 2019. Resultados: Os estudos levantados possibilitaram o reconhecimento sobre as formas de utilização do uso de recursos lúdicos na hospitalização infantil, de modo que o coloca como uma estratégia de enfrentamento ao adoecimento e hospitalização, proporcionando adaptação às necessidades de tratamento e suas contribuições para a redução de estresse, melhoria do estado emocional e diminuição de percepção sobre a dor. Também destacou-se a importância de uma maior preparação teórico-prática das equipes de saúde, de modo a garantir a efetivação dessas práticas. Discussão: A discussão dos achados se deu a partir de três categorias simbólicas que denotam o cenário de publicações sobre essa temática, as quais foram: “Reconhecendo as formas de utilização do lúdico no processo de hospitalização infantil; “Reconhecendo os benefícios sobre o uso do lúdico no processo de hospitalização infantil” e “Reconhecendo os desafios sobre o uso do lúdico no processo de hospitalização infantil”. Considerações finais: Os estudos analisados puderam certificar a importância da necessidade de utilização do lúdico nas intervenções do cuidado durante à hospitalização infantil, assim como a necessidade de formação das equipes de saúde para promoção destas praticas. Com isso, sugere-se também a realização de outros estudos com esta temática para subsidiar a implementação dessas práticas e propagação das experiências.