Navegando por Autor "Medeiros, Joyanne de Souza"
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Artigo Acesso aberto imediato ou embargo dos trabalhos de conclusão de curso? Estudo embasado na teoria da ação racial(Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2021) Sánchez-Tarragó, Nancy; Medeiros, Joyanne de Souza; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072Objetivo: Identificar os fatores e as motivações determinantes do comportamento dos discentes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) com respeito ao acesso aberto imediato ou ao embargo dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) Método: Embasada teoricamente na Teoria da Ação Racional com os construtos Crença, Norma, Atitude e Intenção. Utilizou-se como técnica de coleta de dados o levantamento por questionários, em amostras de discentes e docentes da FACISA, assim como entrevistas. Resultado: No construto Crença, os resultados sugerem que a comunidade em estudo entende as vantagens do acesso aberto para a visibilidade e aproveitamento da produção científica, assim como a finalidade do embargo. Foi identificada a crença de que se embarga devido à exigência de ineditismo por parte dos periódicos científicos. Como Norma subjetiva alunos e professores percebem que o embargo do TCC pode gerar atraso a futuros estudos e que o uso de uma política de embargo muito restritiva é prejudicial à discussão científica. Já nas atitudes se evidenciam contradições, pois enquanto são favoráveis ao acesso aberto imediato também são favoráveis ao embargo, sobretudo, motivado pela crença de a necessidade de garantir ineditismo. Essas contradições se revelam na incerteza da intenção de depósito com acesso aberto imediato e em comportamentos que se inclinam ao embargo dos trabalhos. Conclusões: Se requerem ações para fomentar o acesso aberto imediato à luz das mudanças na comunicação científica, por exemplo, o uso ampliado dos preprints, assim como incentivar uma tomada de decisões informada por conhecimentos sobre as políticas das revistasDissertação Ações para promoção ao acesso aberto imediato à produção acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi: um estudo embasado na teoria da ação racional(2019-11-04) Medeiros, Joyanne de Souza; Tarrago, Nancy Sanchez; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; ; ; ; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; ; Leite, Fernando César Lima;Esta dissertação tem como objetivo propor ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Foram aplicados questionários online com perguntas fechadas e abertas, e entrevistas semiestruturadas aos alunos e professores, de modo que a interpretação dos resultados se deu à luz da Teoria da Ação Racional. Em relação às informações coletadas, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial para o questionário e, para as entrevistas, a análise de conteúdo fundamentado em Bardin. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositórios.Produto Educacional Ações para promoção ao acesso aberto imediato à produção acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi: um estudo embasado na Teoria da Ação Racional: relatório técnico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-04) Medeiros, Joyanne de Souza; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-0596-3274Este relatório objetiva descrever ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositóriosTCC Análise de custo-efetividade do teste treponêmico na prevenção da transmissão vertical da sífilis congênita no recém-nascido: revisão de escopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-05) Lopes, Thayná Giovana Gomes de Souza; Souza, Francisca Marta de Lima Costa; Raimundo, Dhyanine Morais de Lima; 0000-0002-9723-705X; http://lattes.cnpq.br/1620761600111705; 0000-0002-2442-9499; http://lattes.cnpq.br/4000378013446633; 0000-0003-3035-7628; http://lattes.cnpq.br/0560474757761915; Lima, Thais Marques de; http://lattes.cnpq.br/6613680406388959; Medeiros, Joyanne de Souza; 0000-0002-0596-3274; http://lattes.cnpq.br/8348004972484977Objetivo: mapear na literatura estudos que analisam o custo e a efetividade do teste treponêmico na prevenção da transmissão vertical da sífilis congênita no recém-nascido. Métodos: Trata-se de uma Scoping Review, com protocolo de pesquisa registrado no Open Science Framework (https://osf.io/qf3kz/), conduzida de acordo com as orientações do Manual do Revisor para Scoping Review do JBI Institute, fundamentada no referencial teórico de Arksey e O'Malley e nas recomendações do PRISMA. A busca de artigos foi realizada em maio de 2024 em 13 bases de dados eletrônicas: Web of Science, Lilacs, Scielo, Scopus, Embase, Cochrane Library, Science Direct, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Portal de Teses e Dissertações da CAPES, Google Scholar, Biblioteca Virtual em Saúde, ProQuest Dissertations & Theses Global e TROVE. Os critérios de inclusão adotados foram publicações que atendem ao objetivo e à questão de pesquisa do estudo, e que estejam disponíveis na íntegra, em formato eletrônico, nos idiomas português, espanhol ou inglês. Resultados: Após análise de 7.098 artigos provenientes de bases de dados nacionais, internacionais e literatura cinzenta, foram selecionados apenas 4 estudos para compor a amostra final. Esses estudos apresentavam texto completo disponível gratuitamente, abordavam a temática proposta e estavam nos idiomas considerados elegíveis. Conclusões: Apesar pesquisa evidenciar a escassez de estudos sobre o custo e a efetividade dos testes treponêmicos na prevenção da sífilis congênita, enfatizando a urgência de soluções para otimizar o diagnóstico e tratamento dessa condição, dada sua relação com altas taxas de mortalidade neonatal, foi possível evidenciar que os testes treponêmicos apresentam custos relativamente baixos, o que reforça sua viabilidade econômica, especialmente quando comparados aos testes não treponêmicos. Essa relação custo-benefício favorece a inclusão dos testes treponêmicos como parte essencial da estratégia de triagem, especialmente em contextos em que a agilidade no diagnóstico é fundamental.TCC Atuação da enfermagem na assistência à criança e ao adolescente com doenças raras: uma revisão de escopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-13) Ponchet, Ana Beatriz Mendes de Meireles; Cavalcante, Eliane Santos; https://orcid.org/0000-0002-0001-9161; http://lattes.cnpq.br/5183653796258727; https://orcid.org/0000-0003-4674-8703; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B779A33F3205E910B0D1D0D7C24BDF41#; Lima, Roberval Edson Pinheiro de; Passer, Caroline; Medeiros, Joyanne de SouzaDe acordo com o Ministério da Saúde (MS), as doenças raras correspondem a um conjunto diverso de condições médicas que afetam um número relativamente pequeno de pessoas em comparação com doenças mais comuns. As crianças acometidas por condições crônicas ou incapacitantes são classificadas, no Brasil, como Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES). As doenças raras nesse público, exigem intervenções que envolvam a implementação de uma abordagem multidisciplinar, contemplando apoio psicológico, orientação e educação para os cuidadores, acesso a serviços especializados, fortalecimento das redes de apoio e suporte financeiro. Assim, a enfermagem atua diretamente na promoção e efetivação desse cuidado. Esse estudo tem por objetivo identificar, na literatura nacional e internacional, estudos sobre a atuação da enfermagem na assistência a essa população, destacando estratégias, desafios e contribuições para a qualidade do cuidado. Trata-se de uma revisão de escopo realizada conforme orientações do Instituto Joanna Briggs e protocolo PRISMA-ScR. A busca foi executada em cinco fontes de dados, no recorte temporal de 2020 a 2025. Foram encontrados 1.240 estudos nas bases de dados BVS, PubMed, Science Direct, Web of Science e Cochrane Library. Sendo selecionados 9 artigos na scoping review. Esse estudo possibilitou mapear as evidências disponíveis na literatura acerca da atuação da enfermagem na assistência à criança e ao adolescente com doenças raras, com ênfase nas práticas de cuidado, nos desafios enfrentados e nas estratégias adotadas no âmbito da atenção à saúde. Mediante os achados, conclui-se a relevância da atuação de profissionais de enfermagem capacitados em aspectos técnicos e científicos, promovendo uma comunicação eficiente com as famílias e proporcionando um cuidado seguro por meio da educação em saúde.TCC Atuação do bibliotecário no ambiente da biblioteca virtual: o caso da Biblioteca Virtual do Natal(Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2009) Medeiros, Joyanne de Souza; Medeiros, RildeciArtigo Periódico científico biblioCanto: uma experiência de gestão editorial nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação(Biblionline, 2021) Galloti, Monica Marques Carvalho; Marques, Tercia Maria Souza de Moura; Maia, Maria Aniolly Queiroz; Leite, Arlan Eloi; Medeiros, Joyanne de Souza; Reis, Mônica Karina Santos; Paiva, Mônica Lima de; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032A gestão editorial é uma das atividades mais importantes do ciclo de comunicação da ciência. Para a sua consecução, é necessário a mobilização de um conjunto de boas práticas e o envolvimento de diversos atores, desde equipes editoriais interdisciplinares tais como bibliotecários, pessoas com competências múltiplas até pesquisadores enquanto produtores de conhecimento. No entanto, apesar de ser uma atividade relevante, há uma lacuna no tocante a relatos de experiências no campo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral:Descrever as experiências realizadas na gestão editorial da Revista BiblioCanto, um periódico científico editado por bibliotecários e servidores na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), integrante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especificamente o trabalho visa caracterizar o crescimento da referida revista, indicar a importância do profissional bibliotecário enquanto editor científico e,por fim, apontar estas práticas enquanto lócus privilegiado para a atuação profissional e nicho de mercado em expansão. A metodologia utilizada foi de natureza descritiva com abordagem do tipo qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi ancorada nos preceitos e na metodologia do relato de experiência por meio de um estudo de caso enfatizando as práticas editoriais vigentes do periódico BiblioCanto. Resultados apontam que o referido periódico obteve um crescimento importante nos últimos anos, que tem aumentado sua visibilidade e alcance à comunidade científica da Ciência da Informação e áreas correlatas, e que se destaca dos demais periódicos devido ao protagonismo do bibliotecário na gestão editorial.TCC Qualidade de vida de adultos vivendo com HIV/AIDS: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-13) Silva, Maria Eduarda Coutinho da; Cavalcante, Eliane Santos; https://orcid.org/0009-0004-1649-4065; https://lattes.cnpq.br/9879290101870588; Lima, Roberval Edson Pinheiro de.; Medeiros, Joyanne de Souza; Dantas, Amanda Almeida de MedeirosIntrodução: O HIV se originou de uma mutação do vírus SIV (Vírus da Imunodeficiência Simia), que infecta chimpanzés e gorilas. De acordo com ministério da saúde (MS), a transmissão para humanos provavelmente ocorreu devido ao contato com sangue de animais infectados. Inicialmente, o vírus foi percebido como uma condição que afetava principalmente a comunidade homossexual e usuários de drogas injetáveis, o que trouxe um estigma e uma exclusão social significatova a essa população até os dias de hoje. Dessa forma, é essencial abordar a qualidade de vida de adultos vivendo com HIV/AIDS para ampliar a compreensão e o cuidado integral a esse público, além de combater preconceitos ainda persistentes na sociedade. Objetivos: Identificar, na literatura nacional e internacional, estudos sobre a qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/AIDS. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. As buscas foram realizadas durante os meses de novembro e dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Foram incluídas referências extraídas de bibliotecas virtuais nas seguintes bases de dados: PubMed, Scientific Electronic Library Online (Scielo), biblioteca virtual em saúde (BVS) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (lilacs). Resultados: Foram encontrados 149 estudos, e 11 foram selecionados de acordo com os critérios estabelecidos inicialmente, sendo 5 na SCIELO; 1 na BVS; 1 na PubMed; e 4 na Lilacs. Assim, 138 foram excluídos. A partir disso, surgiram três categorias: Sigilo do Diagnóstico Devido ao Estigma Social; Classe Social/Nível de Escolaridade; Apoio Familia. Conclusão: Após análise dos artigos encontrados, foi possível identificar que apesar das mudanças e melhorias existentes, a qualidade de vida de adultos vivendo com HIV/AIDS ainda não atingiu o nível esperado, por isso torna-se importante disseminar informações e criar projetos para melhoria da QV.TCC RE-AliMENTE: Repositório de Questionários sobre Comportamento Alimentar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06) Oliveira, Ana Laís de Souza Medeiros; Medeiros, Anna Cecília de Queiroz; José Gláucio Brito Tavares de Oliveira; Campos, Avando José de Lima; Medeiros, Joyanne de SouzaO objetivo deste trabalho é apresentar um repositório on-line sobre questionários para avaliação do comportamento alimentar, validados no Brasil. O RE-AliMENTE (Repositório de Questionários sobre Comportamento Alimentar) foi elaborado com o intuito de auxiliar profissionais de saúde e pesquisadores, reunindo em um único lugar diversos instrumentos, com a adequada indicação de literatura científica, passíveis de serem utilizados na realidade brasileira.