Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Karla Kariny Oliveira de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Alfabetização e letramento considerando as variações linguísticas: um estudo bibliográfico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-24) Medeiros, Karla Kariny Oliveira de; Silva, Diêgo de Lima Santos
    O processo de alfabetização e letramento devem estar um a favor do outro para que o sujeito então consolide-se dentro de uma sociedade alfabetizada e letrada. Alguns fatores neste meio surgem, como por exemplo regras gramaticais, concordâncias, variedades linguísticas e dialetais, entre outros. Como consequências destas diferenças, muito ainda se é constituído entre a forma “certa” ou “errada” de se usar a língua onde essa está em constante evolução e construção pelos seus emissores e interlocutores. O objeto desta pesquisa bibliográfica qualitativa está voltado para as variedades linguísticas encontrada na escola, também como se dá o processo de alfabetização e letramento frente às diversidades. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é a) reconhecer que não existe uma linguagem certa ou errada, b) compreender que as diversidades devem ser respeitadas diante todo o contexto, c) identificar a possibilidade de alfabetizar e letrar diante a diversidade linguística, d) usar a diversidade a favor da construção dos saberes. Discorremos sobre os aspectos de alfabetização e letramento, língua portuguesa e suas regionalidades, norma padrão e por fim as variedades linguísticas. Este trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas partindo dos preceitos de linguistas brasileiros e estrangeiros tais como: Labov (1972), Saussure (2008), Bagno (2001), Faraco (2002), Bortoni-Ricardo (2005), entre outros. Acreditamos que as variedades linguísticas devem ser respeitadas e principalmente, trabalhadas na escola de maneira que permita um conhecimento das variantes existentes no Brasil, possibilitando assim também um abrangente espaço para seu estudo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM