Navegando por Autor "Medeiros, Karla Kariny Oliveira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Alfabetização e letramento considerando as variações linguísticas: um estudo bibliográfico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-24) Medeiros, Karla Kariny Oliveira de; Silva, Diêgo de Lima SantosO processo de alfabetização e letramento devem estar um a favor do outro para que o sujeito então consolide-se dentro de uma sociedade alfabetizada e letrada. Alguns fatores neste meio surgem, como por exemplo regras gramaticais, concordâncias, variedades linguísticas e dialetais, entre outros. Como consequências destas diferenças, muito ainda se é constituído entre a forma “certa” ou “errada” de se usar a língua onde essa está em constante evolução e construção pelos seus emissores e interlocutores. O objeto desta pesquisa bibliográfica qualitativa está voltado para as variedades linguísticas encontrada na escola, também como se dá o processo de alfabetização e letramento frente às diversidades. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é a) reconhecer que não existe uma linguagem certa ou errada, b) compreender que as diversidades devem ser respeitadas diante todo o contexto, c) identificar a possibilidade de alfabetizar e letrar diante a diversidade linguística, d) usar a diversidade a favor da construção dos saberes. Discorremos sobre os aspectos de alfabetização e letramento, língua portuguesa e suas regionalidades, norma padrão e por fim as variedades linguísticas. Este trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas partindo dos preceitos de linguistas brasileiros e estrangeiros tais como: Labov (1972), Saussure (2008), Bagno (2001), Faraco (2002), Bortoni-Ricardo (2005), entre outros. Acreditamos que as variedades linguísticas devem ser respeitadas e principalmente, trabalhadas na escola de maneira que permita um conhecimento das variantes existentes no Brasil, possibilitando assim também um abrangente espaço para seu estudo.