Navegando por Autor "Medeiros, Katarine Florêncio de"
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Dissertação Aplicação do brinquedo terapêutico instrucional sobre o cateterismo vesical em crianças hospitalizadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Medeiros, Katarine Florêncio de; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; http://lattes.cnpq.br/7556473431100732; Maia, Edmara Bazoni Soares; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque deDentre as intervenções lúdicas propostas para a criança em realidade de internação hospitalar, destaca-se o Brinquedo Terapêutico, que pode ser classificado em três tipos: dramático; capacitador de funções fisiológicas e instrucional. O Brinquedo Terapêutico Instrucional tem como intuito esclarecer e treinar a criança/família sobre a hospitalização e a terapêutica nela envolvida. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa por meio de estudos de casos múltiplos, sustentado nas contribuições de Winnicott, com o objetivo de compreender o significado atribuído pela criança hospitalizada sobre a participação de uma sessão de brinquedo terapêutico instrucional no preparo para o cateterismo vesical. Participaram dez crianças hospitalizadas em um hospital universitário de uma capital nordestina no período de outubro a novembro de 2023. A coleta de dados ocorreu em três fases: 1) coleta de dados no prontuário; 2) Intervenção com o Brinquedo Terapêutico Instrucional e 3) entrevista semiestruturada com a criança. A segunda e terceira fases foram gravadas em vídeo e áudio por meio de mídia eletrônica e transcritas na íntegra. Utilizou-se o diário de campo para registro das observações relacionadas a comunicação não verbal durante a aplicação do brinquedo terapêutico e da entrevista. O critério utilizado para a interrupção da coleta foi o de saturação teórica dos dados. Os dados foram analisados com base na análise temática indutiva com o suporte do referencial teórico de Winnicott, resultando na identificação de três temas: Ter controle sobre a realidade; Percepções relacionadas ao BT instrucional; Cateterismo vesical na ótica das crianças hospitalizadas. O estudo atendeu as prerrogativas éticas exigidas pela Resolução de nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde e suas complementares, sendo aprovado pelo parecer nº. 6.417.881 e CAAE 71444523.0.0000.5537, emitidos pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para as crianças o brinquedo terapêutico permite ter controle sobre a realidade ao lhe instituir poderes de oprimir, de decidir o que fazer e desejar ser, estar ou ter algo para si. Ao reavivar experiências anteriores tiveram a possibilidade de dramatizar suas experiências e recontar suas histórias relacionadas as hospitalizações passadas e atual em busca de processá-las e ressignificá-las para descoberta do eu da criança, com a finalidade de, por meio da criatividade, lidar melhor com a situação. Identificou-se que elas percebem o brinquedo terapêutico como uma atividade prazerosa, por possibilitar adentrar no imaginário e brincar, mas também despertou sentimentos paradoxos e/ou negativos ao reavivar memórias de experiências passadas. Para algumas crianças, o cateterismo vesical significou cura e cuidado e, por se tratar de um procedimento invasivo, foi associado à dor. Para outras, ao contatar sua realidade interna, o brinquedo terapêutico causou desordens internas e aflorou sentimentos perturbadores, que ocasionou fuga da realidade. Embora a sessão tivesse a finalidade de instruir as crianças sobre o cateterismo vesical, converteu-se em brinquedo terapêutico dramático quando propiciou espaço para a criatividade, adentrando ao universo infantil, recontar suas vivências e expressar emoções e percepções relacionadas não só ao cateterismo, mas a outros procedimentos experienciados durante as hospitalizações.TCC Histórias em quadrinhos: uma proposta lúdica para adesão terapêutica em pediatria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Oliveira, Matheus Cardoso de; Cabral, Cynthia Hatsue Kitayama; http://lattes.cnpq.br/1859284385655146; http://lattes.cnpq.br/7168141373741038; Azevedo, Ana Teresa Leiros de; Medeiros, Katarine Florêncio deA pediatria é a especialidade médica dedicada à saúde de crianças e adolescentes, focada na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e no acompanhamento do desenvolvimento físico, emocional e social desses indivíduos. Condições complexas como a fibrose cística e a síndrome nefrótica primária exigem abordagens multiprofissionais e frequentemente envolvem cuidados paliativos para melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas graves. No contexto dos cuidados paliativos, ferramentas inovadoras, como o brinquedo terapêutico, têm sido utilizadas para ajudar os pacientes a compreenderem suas condições de saúde. Dessa forma, as histórias em quadrinhos (HQ), representando um formato de brinquedo terapêutico do tipo instrucional, buscam contribuir com a adesão a procedimentos e tratamentos em pediatria, pois são instrumentos utilizados para facilitar a comunicação, promovendo autonomia e humanização do cuidado. Este trabalho teve como objetivo desenvolver histórias em quadrinhos que abordem as doenças: fibrose cística e síndrome nefrótica, além dos cuidados paliativos em pediatria, buscando contribuir com a adesão terapêutica envolvendo doenças crônicas e o bem-estar infantil, ressignificando experiências desafiadoras por meio de narrativas envolventes.Artigo Perfil sociodemográfico e condições de saúde de idosos institucionalizados(Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, 2018) Piuvezam, Grasiela; Azevedo, Lívia Maria de; Lima, Heloísa Helena Gomes; Oliveira, Kamilla Sthefany Andrade de; Medeiros, Katarine Florêncio de; Gonçalves, Rafaella Guilherme; Nunes, Vilani Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251ntrodução: O elevado crescimento da população idosa despertou a comunidade científica para direcionar pesquisas voltadas a esse grupo populacional, a fim de traçar intervenções para promover um envelhecimento ativo e saudável, a partir do diagnóstico obtido pelos estudos. Objetivo: Identificar o perfil sociodemográfico e de saúde dos idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) filantrópica localizada no município de Natal, Rio Grande do Norte. Métodos: Estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado com 30 idosos. Foram analisadas características sociais, demográficas e de saúde, como sexo, estado civil, faixa etária, tempo de institucionalização, uso de medicamentos, capacidade funcional, cognitiva, auditiva e visual, entre outros. A análise descritiva foi realizada com auxílio de programa estatístico, por meio de frequências absolutas e relativas das variáveis qualitativas e quantitativas. Foram respeitados os preceitos éticos em pesquisa com seres humanos. Resultados:Dos idosos residentes, a faixa etária varia entre 60 e 100 anos, sendo a maioria mulheres (63,3%), não escolarizadas (56,7%), solteiras (60%) e sem filhos (67,7%). O tipo de moradia prevalente é a compulsória. A maioria dos idosos apresenta-se desnutridos (66,7%); 83,3% apresentam declínio na funcionalidade e 73,3% declínio cognitivo. Conclusão: a intensificação no processo de envelhecimento populacional é proporcional à demanda das pessoas por instituições de longa permanência para idosos. Consonante a isso, perece-se um maior número de idosos dependentes, e, que, por sua vez, apresentam declínios cognitivos e subnutrição. Desse modo, faz-se necessário a implementação de ações destinadas à prevenção de doenças e agravos e a promoção de atividades que busquem a promoção da saúde desses gerontesTCC Processo de cuidado em nutrição: padronização de cuidado ao paciente crítico pediátrico em um hospital universitário de Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Duarte, Davyson Barbosa; Rocha, Adriana Souza da Silva; http://lattes.cnpq.br/4482617572653497; https://orcid.org/0009-0008-1272-8724; http://lattes.cnpq.br/8721263076244194; Bezerra, Danielle Soares; http://lattes.cnpq.br/4545867903131219; Medeiros, Katarine Florêncio de; http://lattes.cnpq.br/7556473431100732Introdução: A assistência nutricional ao paciente crítico pediátrico em unidades de terapia intensiva exige um planejamento estruturado e padronizado para garantir a qualidade do cuidado. A ausência de um fluxo padronizado para o Processo de Cuidado em Nutrição (PCN) pode comprometer a efetividade das intervenções nutricionais, impactando na recuperação clínica do paciente. Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar um protocolo para padronização do fluxo do cuidado nutricional ao paciente crítico pediátrico em um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica e descritiva baseada em materiais teóricos e na experiência profissional de nutricionistas atuantes em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) de um hospital universitário. Foram utilizadas a Terminologia Padronizada do Processo de Cuidado Nutricional (TPCN) e a expertise de avaliadores nutricionistas atuantes na área de terapia intensiva pediátrica para definir os termos e etapas do atendimento nutricional. Além disso, foi elaborado um infográfico para facilitar a visualização prática do fluxo padronizado. Resultados: A partir das práticas atuais de cuidado nutricional e dos processos assistenciais disponíveis na literatura, foi possível elaborar um protocolo com o fluxo de cuidado nutricional padronizado e estruturado em quatro etapas principais: avaliação e reavaliação em nutrição, diagnóstico em nutrição, intervenção em nutrição e monitoramento e aferição em nutrição. Adicionalmente, a criação do infográfico possibilitou a visualização didática do fluxo assistencial da nutrição clínica ao paciente crítico para facilitar a sua implementação na rotina da UTIP. Conclusão: A padronização do fluxo de cuidado nutricional ao paciente pediátrico assistido na UTIP aqui elaborada, uma vez que for implementada, poderá possibilitar a uniformidade no atendimento, otimização da assistência nutricional e melhores desfechos clínicos do paciente pediátrico em uma UTIP. Diante disso, sugere-se a realização de estudos visando a validação, aplicação, implementação e revisões continuadas do instrumento aqui proposto.