Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Kleberson Farias de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Leitura de mundo e construção de sentidos: a formação da competência leitora por meio dos gêneros multimodais anúncio publicitário e propaganda
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-24) Medeiros, Kleberson Farias de; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; http://lattes.cnpq.br/1354437462891665; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; Guilherme, Luiz Herculano de Sousa
    A constatação da ausência ou escassez de atividades que objetivam colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem, conforme sugerem os documentos legais PCN (1997) e BNCC (2018), despertou nosso interesse em trabalhar com gêneros multimodais, em especial, anúncio publicitário e propaganda, como uma das possibilidades de estimular a formação da competência leitora dos alunos, na turma de nono ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Elza Bezerril Ribeiro, no distrito de Piquiri, zona rural de Canguaretama, RN. Dessa forma, surgiu a necessidade de estimular a competência leitora dos alunos, a fim de minimizar os impactos causados pelo baixo interesse em atividades de leitura. Nesse contexto, a inserção das linguagens multimodais aparece como uma das inúmeras possibilidades para se ressignificarem as aulas de língua portuguesa e assim se promover a inserção de ações de leitura e escrita. Discutimos como elaborar atividades de leituras que propiciem autonomia e criticidade aos educandos. Para tal fim, exploramos o conceito de competência leitora proposto na BNCC (2018), além das trazidas por autores como Koch e Elias (2010), Kleiman (2022), Solé (1998), Koch (2002) e Kato (1998). No que se refere à análise de gêneros discursivos, tomaremos por base os trabalhos de Bakhtin (1997) e Bronckart (1999), levando em consideração a língua em seus enfoques discursivos e enunciativos, e não em suas especificidades formais. Ainda sobre a perspectiva de gêneros textuais, analisaremos as contribuições de Kress (1989, 2003) e Marcuschi (2007). No tocante à multimodalidade, investigaremos os estudos propostos por Dionísio (2005), Kress e Van Leeuwen (2006), Kleiman (2010), Rojo (2013), dentre outros que irão compor a base teórica desta pesquisa, em conformidade com os documentos oficiais PCN e BNCC. Esta pesquisa tem como objetivo geral aprimorar a competência leitora dos alunos do nono do Ensino Fundamental II na interpretação dos gêneros anúncio publicitário e propaganda, e desenvolver sua criticidade sobre consumismo e bullying. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação de natureza qualitativa, na qual, a partir de uma análise de textos multimodais, anúncios e propagandas publicitários, realizam-se as ações de intervenção. Ainda que nosso trabalho não tenha pretensões de remodelar ou recriar as práticas de ensino e aprendizagem, esperamos, com ele e a partir dele, lançar, possibilitar e motivar novos olhares e processos de (auto)reflexão dos alunos participantes da pesquisa, no que compete ao estímulo da competência leitora. Os resultados direcionam para modos de leitura mais eficientes e criteriosos, não conferindo sentido apenas à linguagem verbal, mas também pela composição das linguagens presentes nos textos multimodais.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM