Navegando por Autor "Medeiros, Letícia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Um estudo sobre algumas das dificuldades dos alunos do ensino médio na aprendizagem de conteúdos matemáticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Medeiros, Letícia; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; http://lattes.cnpq.br/3737232809268819; Bandeira, Francisco de Assis; http://lattes.cnpq.br/7600840360005863; Araújo, Jonimar Pereira de; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545A matemática é muito utilizada no nosso cotidiano, e é de grande relevância no currículo escolar, porém, a maioria dos alunos da educação básica apresentam muitas dificuldades na disciplina, principalmente no ensino médio. Assim sendo, este trabalho objetiva analisar algumas das causas das dificuldades na aprendizagem matemática que alunos do ensino médio apresentam. Para tanto, temos, entre outros questionamentos, a seguinte pergunta de pesquisa: quais as possíveis causas das dificuldades dos alunos do ensino médio na disciplina de matemática, e, que contribuições as práticas desenvolvidas em projetos de ensino podem trazer para auxiliar os alunos com estas dificuldades? Os objetivos específicos que nortearam a realização de nosso estudo tratam de compreender sob o ponto de vista do aluno como este interpreta as dificuldades em matemática, e propõe uma intervenção prática utilizando recursos que possam auxiliar na aprendizagem matemática dos alunos em sala de aula. Na construção dos dados foi elaborado um questionário aplicado com 50 alunos do ensino médio da Escola Estadual em Tempo Integral José Augusto (EETIJA) na cidade de Caicó – RN. Nas nossas conclusões compreendemos, considerando todo o processo da pesquisa, que é preciso haver um diálogo maior entre o professor e o aluno, uma reflexão por parte dos docentes sobre os métodos de ensino utilizados, e, uma busca constante no sentido de melhorar o ensino da matemática e analisar o déficit em assuntos do ensino fundamental.