Navegando por Autor "Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de"
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TCC Cancelamento digital como prática de punição social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Silva, Leticia Pereira da; Morais, Andressa Lidicy Lima; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Oliveira, Rayane Deyse da Silva; https://orcid.org/0000-0001-5257-8582; http://lattes.cnpq.br/4766080369069044; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008O presente trabalho analisa o cancelamento digital como prática social e simbólica no contexto das redes digitais, destacando suas implicações antropológicas, políticas e subjetivas. A partir da observação de casos emblemáticos, como o suicídio de celebridades na Coreia do Sul, o linchamento simbólico de figuras públicas no Brasil, e os episódios envolvendo Kim Sae-ron e Kim Soo-hyun. O estudo procura revelar como o cancelamento opera como uma forma de punição moral, frequentemente desproporcional, seletiva e baseada em uma estética da performance e da imagem pública. Articulando autores das ciências humanas, o trabalho discute os efeitos psíquicos e sociais do cancelamento, assim como suas implicações para a democracia deliberativa. A análise aponta que o cancelamento, embora possa funcionar como instrumento de resistência e responsabilização simbólica, frequentemente reproduz desigualdades estruturais e práticas de exclusão. A pesquisa propõe, assim, uma leitura crítica do fenômeno, destacando a necessidade de espaços digitais mais éticos, inclusivos e orientados à escuta e à transformação coletiva.Tese Critical art ensemble: a máquina de guerra e os arsenais antropotécnicos da revolta(2019-08-23) Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; ; França, Fagner Torres de; ; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; Lima, Artemilson Alves de; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva;Esta pesquisa versa sobre arte e política contemporâneas. O objeto de análise que dará acesso privilegiado às atuais relações estabelecidas entre arte e política é o coletivo Critical Art Ensemble (CAE), um grupo de artistas e ativistas dos Estados Unidos que há três décadas tem se dedicado a produzir uma arte com forte teor político. Nesta Tese, o CAE é considerado um dos expoentes da arte-revolta, conceito construído por meio de uma nomadologia da arte contemporânea que busca rastrear as experiências da revolta artística ao longo da história moderna. Segundo o argumento defendido nesta pesquisa, as vanguardas do século XX, ao se contraporem igualmente ao espetáculo e ao estado, construíram uma máquina de guerra para a qual a arte é política continuada por outros meios. Em sua rica história, as linhagens da arte-revolta inventaram diversas matrizes de ação que se oferecem às novas gerações como táticas de intervenção criativa na esfera pública normalmente dominada pelas instâncias políticas institucionais. Nas décadas recentes, a convergência das práticas artísticas com as lutas políticas desencadeou a emergência de micropolíticas da criação, assim denominadas toda sorte de ações individuais e coletivas que se ocupam deliberadamente da inovação e da invenção na arena da cultura. Por meio de mídia tática, performances, intervenções, ações diretas criativas, arte socialmente engajada, uma multiplicidade de grupos dão vida à resistência cultural no interior das sociedades capitalistas. Prolongando no presente o ímpeto da arte-revolta, o Critical Art Ensemble opera uma máquina de guerra com os arsenais antropotécnicos da revolta elaborados ao longo de sua carreira, que abrangem teoria crítica engajada, plágio utópico, teatro recombinante, estética do distúrbio, mídia tática, resistência eletrônica e biologia contestatária. Da teoria crítica à resistência aos maiores complexos tecnopolíticos da atualidade, o CAE encampa sua guerrilha artística com determinação e inventividade. Com o objetivo de compreender o papel da arte-revolta no tempo presente, seus dilemas, suas táticas e possibilidades de ação, a pesquisa tomará a produção teórica e prática do Critical Art Ensemble como via de acesso e objeto de análise.TCC Culturas extremas e rituais de transformação: como o estigma afeta adeptos de modificações corporais na cidade do Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Costa, Rickson Natan Filgueira da; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; https://orcid.org/0000-0002-5408-513X; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; https://orcid.org/0009-0004-8175-5188; http://lattes.cnpq.br/1148096105738906; Freitas, Carlos Eduardo; https://orcid.org/0000-0002-9395-430X; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113; Medonça, Roberto Carlos Nunes Queiroz de; https://orcid.org/0000-0002-1956-2228; http://lattes.cnpq.br/7168636032811783Este estudo tem como objetivo principal compreender as relações entre modificações corporais, estigmatização, rituais de dor, culturas extremas e interações sociais na cidade do Natal, Rio Grande do Norte. Focando nos entusiastas dessas práticas, busca-se compreender como a estigmatização impacta suas interações interpessoais e integração na sociedade local. A pesquisa utiliza métodos qualitativos de entrevista semi estruturada para aprofundar a compreensão das experiências e percepções dos adeptos de modificações corporais diante da estigmatização. Além disso, examina os efeitos dessa estigmatização em suas relações pessoais, como amizades, familiares, vínculos no ambiente de trabalho e seu percurso de modificação. A abordagem busca proporcionar uma visão abrangente sobre como esses indivíduos se inserem na sociedade, preenchendo uma lacuna no entendimento acadêmico sobre essa cultura da body modification.TCC Desenvolvimento sustentável e desigualdade social na Ilha do Marajó: uma análise dos desafios e oportunidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Paulino, Ruth Emilly dos Anjos; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; http://lattes.cnpq.br/7848342793111466; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; Ferreira, Flavio Rodrigo Freire; https://orcid.org/0000-0001-5881-3344; http://lattes.cnpq.br/5928776388071995Este artigo busca entender o desenvolvimento sustentável à luz da perspectiva crítica de autores como Antônio Bispo dos Santos e Ailton Krenak e então estudar qual sua influência na desigualdade social de uma região. A partir desta contextualização teórica, analisamos a relação entre desigualdade social e sustentabilidade na Ilha do Marajó. Para embasar nossa análise, utilizamos uma abordagem qualitativa, realizamos uma revisão bibliográfica e conduzimos um estudo de caso detalhado sobre a Ilha do Marajó, visando compreender os fenômenos sociais e ambientais da região. Os resultados da pesquisa revelaram uma interconexão significativa entre sustentabilidade e desigualdade social no arquipélago, destacando a necessidade de reavaliar o conceito de progresso. Concluímos que o desenvolvimento deve ir além do crescimento econômico, incorporando o bem-estar ambiental e social, valorizando os saberes das comunidades tradicionais e atendendo às suas necessidades. Dessa forma, é possível expandir as liberdades individuais e promover a condição de agente para todos os habitantes.TCC A máquina-toca: micropolíticas da resistência em Franz Kafka(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-12) Ferreira, José Jefferson da Costa; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; https://orcid.org/0000-0002-3605-9456; http://lattes.cnpq.br/4987469568556103; França, Fagner Torres de; https://orcid.org/0000-0003-2170-4288; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; Freire, Alyson Thiago Fernandes; https://orcid.org/0000-0001-6673-6289; http://lattes.cnpq.br/4287464273977493O texto tem a intenção de apresentar a discussão sobre vigilância e controle modernos através da novela A Construção de Franz Kafka a partir das perspectivas teóricas de Zygmunt Bauman, David Lyon e Didier Bigo. A monografia é dividida em três capítulos: inicialmente há uma seção com vistas a situar a literatura kafkiana e suas possíveis influências tanto pessoais como sociais, as quais lhe conferem um estilo próprio de escrever, amparadas em diálogos com Modesto Carone, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Uma vez apresentada a novela e a escrita de Kafka, a pretensão é, a partir do enredo, extrair uma problemática sociológica: a vigilância e o controle e suas sociotécnicas no corpo do bicho (figura estética protagonista da novela) e na sua construção arquitetônica (uma toca). Por conseguinte, a monografia tem uma terceira seção dedicada a discutir micropolíticas da resistência com forma no devir-animal e no devir-inimigo para pensar meios estético-políticos de defrontação das tecnopolíticas, com bases nos filósofos Deleuze e Guattari. O objetivo é, assim, visualizar a potência da literatura kafkiana em torno de suas possibilidades de análise, discussão e agenciamentos. Portanto, fora escolhido relacionar literatura e sociedade com uma questão sociológica, e, depois, pensar em torno de políticas de resistência à vigilância e ao controle social: um porvir no devir-animal.TCC Pista de Skate do Disco Voador e a comunidade emocional: a socialidade no pensamento de Michel Maffesoli(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Costa, Alessandra Beatrice da Trindade; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; http://lattes.cnpq.br/8181047045235837; Maia, Renato; Morais, Carlos Eduardo Freitas; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113Essa presente monografia tem como finalidade apresentar e conceber a Praça do Disco Voador, localizada no bairro de Ponta Negra, na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, onde funciona uma pista de skate na cidade. Com isso, através de uma observação participativa e ativa do espaço, busca compreender com apoio da teoria de Mafessoli (1998) como o ambiente em questão foi e é construído dentro de suas nuances sócio-históricas, relacionando a socialidade apresentada pelo autor perante o conceito de comunidade emocional e tribos urbanas. Para isso, interpretou a importância do espaço para os skatistas, patinadores e moradores do bairro, como também levou em consideração os possíveis conflitos que geram a instabilidade emocional no espaço.Tese O romance sociológico em Michel Houellebecq(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-30) Cruz, Raphael de Souza; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; http://lattes.cnpq.br/7701490909644633; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; Lima, Artemilson Alves de; Silva, Gustavo de Castro da; Lima, Hermano Machado FerreiraEste trabalho analisa a obra romanesca do escritor Michel Houellebecq, partindo da premissa de que a literatura, e os textos do autor francês em particular, têm dimensões epistêmicas (Sevänen, 2018) e instauram discursividades (Foucault, 2001) acerca das patologias sociais contemporâneas. A literatura, tal como as ciências humanas, produz orientações discursivas sobre realidades diversas. A questão que se impõe é sobre a possibilidade de situar o texto de Houellebecq frente à condição de fundador de discursividade sobre fenômenos sociais, sobretudo ao mal-estar da civilização atual. É um mal-estar ligado a uma crise do que se chama de “Humanismo”, tal como discutida por Martin Heidegger (2005) e, mais recentemente, reelaborada por Peter Sloterdijk (2000; 2008). É não mais um descontentamento decorrente da repressão de um homem primitivo, mas do tensionamento do indivíduo civilizado entre forças inibidoras e desinibidoras. Ecoa, no entanto, a mesma angústia com o declínio do corpo e com o “inferno do outro” presentes em Freud (2011). Mais ainda, é, também, uma crise de instituições fundamentais da modernidade (Bauman, 2001; 2014). O objetivo central desta tese é analisar esse mal-estar contemporâneo através do Romance Sociológico.