Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Mácio Alves de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Cinge a musa o oráculo da tradição: revelações perenes da narrativa em contos de Perrault
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-12) Medeiros, Mácio Alves de; Charlon, Maria de Lourdes Patrini; ; http://lattes.cnpq.br/2588960050316513; ; http://lattes.cnpq.br/9395255950826547; Zilberman, Regina; ; http://lattes.cnpq.br/4665308843785788; Baptista, Selma; ; http://lattes.cnpq.br/1949475421803115; Falleiros, Marcos Falchero; ; http://lattes.cnpq.br/7240024746199267; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549
    O presente trabalho compreende versões comparativas de nove dos mais conhecidos contos de Perrault publicados em edições integrais, no Brasil, entre 1934 e 2005. Na análise comparativa prioriza-se a identificação de elementos relacionados à oralidade, dentre estes, aqueles relacionados, segundo Ong (1998) e Havelock (1996) a contextos de culturas anteriores ao florescimento da escrita e que, portanto, elaboravam suas próprias estruturas de pensamento e de expressão para interagir tanto na vida prática quanto na criação, transmissão e manutenção de costumes e tradições. Oriundos das narrativas primitivas, os contos de Perrault, traduzidos e/ou adaptados no Brasil, conservam em si o espírito da linguagem narrativa à qual o autor francês dedicou especial atenção ao transpor e recriar, na escrita, estratos narrativos da grande experiência humana nascida no meio popular e que, agora, integra também o espaço da escritura a cada nova versão produzida. As bagagens formulares, como os epítetos, as intervenções do narrador e a própria relação das significações do enredo com as estruturas do imaginário, sempre presentes na Humanidade, demonstram a aproximação entre oralidade e escrita. Com base nas discussões teóricas de Zumthor (1993, 1997, 2000), e pela interação do leitor com o texto, percebe-se que esses elementos relativos à oralidade possibilitam a manifestação de uma performance no espaço da escrita a partir das impressões sinestésicas que cada leitura provoca no leitor e receptor de um texto narrativo que reivindica, automaticamente, a construção de uma obra somente possível a cada momento de interação pelo processo estético da recepção. Mesmo no nível da escrita, cuja intensidade de presença é diminuída em função da ausência de um corpo físico que transmite, que se expande, que opera o texto literalmente pela voz e que alcança os ouvidos e os olhos do ouvinte, a performance gerada se interpõe entre o corpo do leitor que age sobre o texto e ao mesmo tempo recebe as sensações permitidas pela experiência estética. Assim, na experiência da leitura de Contos de Perrault é possível perceber os elementos que remetem ao formato do conto na tradição popular. Mesmo influenciado pela escrita, o leitor pode identificar, nesta obra, as possibilidades determinantes da dinâmica perene na transmissão de seus textos: tratase do prazer conservado e vindo da prática de ouvir histórias contadas oralmente e do prazer vindo da prática da leitura silenciosa e solitária. Neste processo o leitor deve sair em busca dos sentidos perdidos os quais, aqui, são recuperados com o auxílio dos discursos literário, linguístico, folclórico, antropológico e psicanalítico sobre a superfície do texto narrativo maravilhoso. Ademais, na virtualidade e na emergência de uma performance, esses discursos colaboram para que o leitor recupere as vozes aprisionadas pela escrita
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Reflexões sobre a dança e a Educação Física na prática docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Medeiros, Mácio Alves de; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; http://lattes.cnpq.br/9395255950826547; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; Freire, Isabel Batista; http://lattes.cnpq.br/3486565550054684
    A Educação Física escolar tem se comprometido com a busca de sua identidade no espaço escolar, desfazendo sua condição de disciplina acessória. Ao mesmo tempo, ela tem buscado mostrar a importância de todos os seus conteúdos, dentre eles a dança, a fim de consolidar as concepções de corpo e movimento de modo amplo, associando-os, como já defendia os PCNs, e como reitera a BNCC, aos campos social, político e cultural do qual alunos e professores são integrantes. O presente trabalho tem como objetivos analisar o contexto da dança nas aulas de educação física em escolas da rede pública de ensino dos municípios de Parnamirim e Nísia Floresta, bem como, a partir do discurso de professores, perceber a contribuições desse conteúdo para a prática docente e as dificuldades enfrentadas no trabalho com a dança junto aos alunos do ensino básico – que englobou as etapas I e II do ensino fundamental, o ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos –, tudo isso, tomando como base as orientações contidas na BNCC. A partir dos referenciais teórico-metodológicos, aplicou-se um questionário e o discurso dos professores foi analisado do ponto de vista de estudiosos e pesquisadores que discutem os desafios da dança nas aulas de educação física escolar e as perspectivas que permitem a superação dos obstáculos. Assim, percebeu-se, no recorte da pesquisa, que a dança ainda precisa ter a mesma importância que os demais conteúdos, que as dificuldades ainda precisam ser superadas. Entretanto já existem casos nos quais a dança já se consolida progressivamente como manifestação da cultura corporal de movimento que rompe o discurso do senso comum e estabelece conhecimento, vivência e valor na educação por meio da ação docente.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM