Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Marília do Vale Góis Pacheco"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Uma experiência formativa docente entre ciências biológicas e pedagogia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-09-15) Medeiros, Marília do Vale Góis Pacheco; Ferreira, Adir Luis; Ferreira, Adir Luiz; Domingos Sobrinho, Moisés; Barbosa Junior, Walter Pinheiro
    Inspirado numa experiência coletiva entre cinco estudantes das licenciaturas de Pedagogia e Ciências Biológicas, este texto, através de uma linguagem que mescla o tradicional estilo acadêmico com outro mais subjetivo, busca compreender o papel das práticas pedagógicas para a socialização universitária. A fim de chegar a essa compreensão, foram realizadas e analisadas entrevistas feitas com os integrantes tanto logo após o fim da vivência, quanto um ano depois. Observou-se que os universitários atribuíram um intenso valor formativo docente às práticas desenvolvidas coletivamente e que avaliaram de maneira bastante positiva o desafio proposto autonomamente. Nesse contexto, foi perceptível que a convivência, tanto amigável quanto curricular, reconfigurou-se potencializando a aprendizagem dos sujeitos. Sendo assim, esta experiência suscita reflexões acerca da importância de práticas interdisciplinares entre diferentes cursos para a formação de professores, frente a um mundo cada vez mais interligado e a uma natureza dos conhecimentos, muito mais conectada do que fragmentada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN
    (2020-02-20) Medeiros, Marília do Vale Góis Pacheco; ; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Silva, Rosalia de Fátima e; ; Santos, Georgina Gonçalves dos; ; Aquino, Maria Sacramento;
    O contexto das constantes transformações e ampliações da Educação Superior brasileira impele cada vez mais um olhar atento a esse meio, às suas características e seus integrantes. Nesse sentido, este estudo debruça-se sobre a socialização dos estudantes universitários, especificamente, dos que estão na formação de professores, no curso de Pedagogia; e tem como principal objetivo compreender, através das falas dos estudantes de Pedagogia da UFRN (curso presencial do campus Natal), como a socialização com estudantes de outras áreas os influenciam nas suas próprias jornadas universitárias. O principal lócus da pesquisa foi a UFRN, mas também a Université de Lorraine, campus Nancy, foi um importante espaço de investigação e compreensão de conceitos fundantes para o estudo. A partir de noções da fenomenologia social, desenvolveu-se uma abordagem metodológica qualitativa e também criativa, com elementos da etnometodologia e, especialmente da entrevista compreensiva. Inicialmente, foi aplicado um questionário com 80 estudantes (pouco mais de 10% do total) com matrícula ativa no período 2018.1 do curso de Pedagogia - UFRN Natal para levantamento de dados sobre a socialização desses estudantes com os demais de outros cursos. Desse grupo de respondentes do questionário, 12 foram selecionados, a partir de diversos critérios, para serem entrevistados. Ao longo das entrevistas foram utilizadas fotografias de diferentes espaços da UFRN como ferramenta para melhor compreensão da trajetória desses estudantes na universidade. Essas entrevistas, junto às observações, possibilitaram a elaboração de cinco elementos interpretativos, sendo esses: tempo, direcionamento, percurso, companheiros e “espírito viajante”. Esses elementos revelaram que a socialização dos estudantes de Pedagogia com os de outros cursos depende, em alguns momentos, do tempo disponível, da idade desses estudantes, da frequência de contato com o ambiente universitário; está relacionada ainda aos objetivos de vida, pessoais e acadêmicos; tal qual como com a própria relação com os espaços da universidade e com o que eles podem proporcionar; com as experiências vivenciadas junto aos demais colegas e professores; e com a própria postura de engajamento com essas relações, sejam elas mais localizadas aos estudantes da Pedagogia, mais disponíveis ou como desbravadoras das relações com os estudantes de outros cursos. Compreendeu-se, por fim, que a socialização entre estudantes de Pedagogia e de diferentes cursos corrobora tanto para um aprendizado ético de respeito e tolerância com os diferentes, quanto para o reforço e reconstrução identitária do estudante e do próprio curso a partir das experiências acadêmicas partilhadas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM