Navegando por Autor "Medeiros, Maria Iglê de"
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Dissertação Retratos da dignidade: negros do riacho: identidade educação fotografia (2005-2007)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-05-09) Medeiros, Maria Iglê de; Coelho, Maria das Graças Pinto; Cruz, Vilma Vítor; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764828E2; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6; ; http://lattes.cnpq.br/9091224975168793; Paula, Silas José de; ; http://lattes.cnpq.br/0602251069407718; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; Andrade, érika dos Reis Gusmão de; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033Retratos da Dignidade: Negros do Riacho (2005-2007) analisa o Projeto Dignidade, enquanto produto publicitário do governo do Rio Grande do Norte através de três canais: a educação; a identidade; a propaganda publicitária. Nosso olhar foi dirigido através das imagens escritas, faladas e fotografadas para melhor entendimento de como, a comunidade dos Negros do Riacho, foi incorporada a política de igualdade racial dos Governos Municipal, Estadual e Federal, e transformada em produto publicitário de governo. Traçadas entre uma parte e outra estão registradas as questões da identidade, mas sobretudo sua (des)construção, favorecida pela linguagem publicitária, que utiliza a riqueza de suas técnicas, apresentando o Riacho e sua gente através da mostra Etno-Fotográfica Retratos da Dignidade. Logo, torna-se relevante compreender a divulgação do Projeto Dignidade, tendo como suporte da propaganda a imagem dos personagens do Riacho divulgada na mídia local. Fato este, que nos conduz de certa forma, a questão da ratificação de antigos estereótipos aos negros atribuídos, assim como a forma que o Governo do RN no período acima referido se compromete com a problemática das comunidades remanescentes de quilombo existente em nosso estado. O Estado ao tomar a comunidade do Riacho para a efetivação de sua política de ação afirmativa a coloca na condição de laboratório social (RN, GOVERNO DO ESTADO, 2005). Assim, buscamos através da análise de documentos oficiais, teses, pesquisa bibliográfica e de campo, bem como, de material jornalístico e publicitário revelar as mensagens veiculadas na mídia local acerca da questão proposta para este estudo. Para tanto, nos ancoramos metodologicamente na pesquisa de cunho qualitativo, sem perder de vista a análise crítica dos conteúdos, visto que os sujeitos em estudo não devem ser analisados numa via de mão única, dado sua complexidade. Assim, pensamos não fechar a questão, mas abrir um leque de tantas outras, fomentando o debate em torno da ligação cada dia mais forte entre a publicidade e a ação governamental, no que diz respeito ao uso da imagem fotográfica