Navegando por Autor "Medeiros, Maria José da Silva Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC As estratégias de leitura utilizadas com alunos do 1° ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Medeiros, Maria José da Silva Souza; Carvalho, Leticia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Andrade, Antônia Costa; Lima, Bruno OliveiraO presente artigo trata-se de uma pesquisa sobre leitura e tem como propósito apresentar a importância da leitura nos anos iniciais, bem como tratar sobre as estratégias de leitura utilizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A temática é relevante, considerando-se que a interpretação de textos constitui-se uma das principais competências ainda a ser alcançadas no contexto escolar. Cagliari (1999), Freire (1998), Solé (1998) embasam as argumentações a respeito da importância da leitura como atividade primordial na comunicação, bem como as estratégias utilizadas para compreensão de leitura para a formação de um leitor ativo. Os resultados ora apresentados foram obtidos a partir de uma observação, em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, acerca das estratégias de leitura utilizadas pela professora e como estas contribuem para o desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos. Os resultados da investigação evidenciam que a utilização de uma diversidade de estratégias leitoras com leitores iniciantes/ futuros leitores proporciona aos alunos uma aquisição de conhecimento mais clara, no que concerne o ensino-aprendizagem dos mesmos.