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Navegando por Autor "Medeiros, Maria Leda de"

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    Educação étnico-racial no livro didático do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Medeiros, Maria Leda de; Souza, Ana Santana; Andrade, Joel Carlos de Souza; Silva, Italo Ramon Chianca e
    Esta pesquisa tenciona observar de que maneira se tem efetivado a Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), que torna obrigatório, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Nesse sentido, o estudo é bibliográfico, pois seu foco é o livro didático de língua portuguesa. Pretendemos evidenciar como a coleção Português Linguagens, para o Ensino Fundamental, anos finais, de autoria de Wiliam Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães,referentes ao triênio 2014, 2015 e 2016, publicado em 2012 pela Editora Saraiva, trata a questão étnico-racial. Compreende-se que o livro didático é uma das principais ferramentas de auxílio ao professor para desenvolver o processo ensino-aprendizagem. No caso de língua portuguesa, os textos e imagens empregados para o ensino da língua podem compor uma narrativa de afirmação das questões étnicas ou, ao contrário, contribuir para uma intensificação do preconceito e desvalorização da cultura africana e afrodescendente. Além da coleção indicada e a lei mencionada, também foram consideradas as Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004) e autores que discutem o livro didático, como Tagliani (2011) e Sá e Ferreira (2014) entre outros. Os resultados alcançados indicam que a coleção analisada, no que diz respeito à questão étnico-racial, apesar de buscar uma adequação à lei, ainda não trata o tema de forma a apresentar, satisfatoriamente, um discurso afirmativo e positivo quanto à história e cultura do povo africano e afrodescendente.
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