Navegando por Autor "Medeiros, Marlene"
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Tese Modelo de portfólio de compras hospitalares(2019-12-06) Medeiros, Marlene; Ferreira, Luciano; Mol, Anderson Luiz Rezende; ; ; ; Gurgel, André Morais; ; Lopes, Fernando Dias; ; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; ; Aires, Renan Felinto de Farias;A gestão de compras hospitalares trabalha com diferentes categorias de itens. Tais categorias, em função da sua natureza de oferta, de demanda e de conhecimento tecnológico, afetam a racionalidade do comprador. Considerando os critérios e as estratégias de compras intrínsecas ao contexto hospitalar, o presente estudo tem por objetivo propor um modelo de portfólio de compras hospitalares para classificação dos itens comprados. Os interesses conflitantes entre os atores da cadeia de suprimentos hospitalar são discutidos à luz da Teoria da Agência. No aspecto metodológico, o estudo utiliza abordagem qualitativa e quantitativa. Uma revisão sistemática de literatura (RSL) foi efetivada para identificar os critérios e estratégias, utilizados no processo decisório de compras hospitalares. Os critérios, oriundos da RSL, foram avaliados por meio de uma survey on-line com 39 gestores de compras de hospitais particulares de grande porte, pertencentes às regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Os dados foram submetidos à análise de componentes principais (PCA) validando onze critérios (tempo, custo, reputação, negociação, monopólio, volume, customização, armazenagem, assistência, preferência médica e conhecimento). As variáveis latentes, oriundas da PCA, formaram as dimensões do modelo proposto: parâmetros universais de compras; dependência no fornecimento; e assimetria de conhecimento. O modelo foi aplicado em um hospital privado de grande porte, analisando uma amostra de doze itens de compras hospitalares. Na etapa de classificação dos itens, foi utilizado o método Fuzzy-TOPSIS. Dos doze itens da amostra, dois foram classificados na categoria “não-crítico”, dois na “alavancagem”, dois na “gargalo”, três na “estratégico” e três na “crítico”. O resultado foi validado pelos gestores de compras do hospital. Uma análise de sensibilidade atestou a robustez do modelo.Dissertação Um modelo de portfólio para gestão estratégica de compras hospitalares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-26) Medeiros, Marlene; Ferreira, Luciano; ; http://lattes.cnpq.br/2012931032697595; ; http://lattes.cnpq.br/1316211255036866; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; Gurgel, André Morais; ; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213O presente estudo, baseado no modelo teórico de portfólio de compras proposto por Kraljic (1983), apresenta um modelo de portfólio de compras voltado para gestão de compras hospitalares, por meio da aplicação do método de decisão multicritério Fuzzy-TOPSIS. Para fins de exemplificação do método, a pesquisa foi aplicada em um Hospital de grande porte localizado em Natal/RN e teve como amostra doze itens de compras. Os itens foram avaliados pelo grupo de decisores nas dimensões de importância da compra e complexidade de fornecimento, sendo cada dimensão composta por quatro critérios. Por meio da utilização do método Fuzzy-TOPSIS e de regras de decisão, os itens foram classificados entre as categorias: estratégicos, gargalos, alavancagem e não-críticos. O resultado dessa etapa identificou três itens estratégicos, seis itens gargalos, um item de alavancagem e dois itens não-críticos. Para os três itens classificados como estratégicos, foi aplicado o método Fuzzy-TOPSIS visando a identificar o posicionamento estratégico do Hospital em relação aos fornecedores desses itens, a partir da avaliação das dimensões força do mercado fornecedor e força da empresa compradora, sendo cada uma composta por quatro critérios. Nessa etapa, foi identificada uma postura de balanceamento das forças. Conclui-se a efetividade da ferramenta de portfólio de compras para gestão hospitalar, proporcionando uma visão mais clara das características, inerentes ao processo de compras nesse contexto complexo. O método Fuzzy-TOPSIS apresentou-se como uma ferramenta flexível, capaz de lidar com problemas de classificação, gerando resultados satisfatórios e contribuindo para a tomada de decisão.