Navegando por Autor "Medeiros, Michelle"
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Artigo Comensalidade e cuidado: meninas-jovens-mulheres órfãs no contexto de HIV/Aids(2012) Moreira, Sueli Aparecida; França Júnior, Ivan; Ayres, José Ricardo; Medeiros, MichelleArtigo Educação permanente de professores: a reflexão-ação na promoção da alimentação saudável nas escolas(Extensão em Foco, 2014-12) Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Pinto, Vera Lúcia Xavier; Lima, Lara; Inda, Rachel Tellechea; Medeiros, MichelleA escola é um espaço privilegiado para se trabalhar o conceito de alimentação saudável. Com a finalidade de contribuir para a realização de práticas pedagógicas relacionadas à temática “Alimentação e Nutrição” em uma comunidade pesqueira, foi ofertado aos professores da localidade o curso “Formação do Formador em Educação Nutricional”. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre a importância do curso como promotor do pensamento reflexivo e desencadeador de mudanças nas ações dos educadores participantes. A coleta de material se deu por meio da observação e dos registros dos escritos e enunciações elaborados pelos participantes. Foi realizada a análise de conteúdo e duas categorias emergiram: reflexão-ação na alimentação e reflexão-ação na prática pedagógica. Os resultados mostraram que a realização desse curso proporcionou aos professores a aquisição de novos conhecimentos em relação à alimentação saudável, propiciando alterações em suas vidas pessoal e profissional. Foi concluído que: 1) esses novos conhecimentos alimentaram, nos professores, o desejo de realizar mudanças na vida pessoal e de incluir em suas práticas pedagógicas o conceito de alimentação saudável; 2) o trabalho de formação permanente é importante e deve estender-se a toda comunidade escolar e à família para um apoio ao trabalho do professor; 3) a reflexão-ação é uma via importante para a formação de professores para o trabalho com a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas (PASE)Artigo Etapas de disposición para cambio comportamental relacionados con el estilo de vida de los adolescentes con sobrepeso y obesidad(Razón y Palabra, 2016) Morais, Célia Márcia Medeiros de; Motta, Virginia Williane de Lima; Paiva, Geovanna Torres de; Oliveira, Luciana Carla Barbosa de; Medeiros, Michelle; Morais, Patrícia Carla de SantosLa inactividad física y la obesidad crecen a un ritmo alarmante, y por lo tanto se consideran una epidemia mundial. Las etapas de disposición para cambio comportamental (EDCC) aparecen como una forma de conocer la motivación de las personas a la adhesión al tratamiento nutricional, en cuanto que representan un período de tiempo en el que, según la individualidad de cada uno, una serie de actitudes son necesarias para elcambio.Este trabajo tiene como objetivo principal identificar las etapas de disposición para cambio comportamental relacionados con el estilo de vida de los adolescentes con sobrepeso y obesidad en la consulta externa de Pediatría.Se tratadeunestudiodescriptivo con delineacióntransversal dondese evaluaron los adolescentes, tanto niños como niñas, con sobrepeso u obesidad, edad escolar entre 10 y 17 años y 11 meses atendidos en la consulta externa de la nutrición pediátrica del Hospital Universitario Onofre Lopes (HUOL / UFRN), Natal, Brazil. La mayoría de los adolescentes con sobrepeso y obesidad estaban en las primeras etapas de disposición para cambio comportamental (EDCC). El establecimiento de nuevos hábitos es difícil y requiere cambios significativos teniendo en cuenta el contexto en el que se encuentrael individuo:una sociedad cada vez más sedentaria y el consumo de alimentos ricos en calorías. De este modo, un estilo de vida saludable necesita planificación, el desarrollo de la autonomía enla elección de alimentos, entre otros factores. Todo esto requiere tiempo para ser aprendidoy,por lo tanto,mantenidoArtigo Gostos memoráveis e culinária: jovens órfãos pela AIDS em São Paulo(2013) Moreira, Sueli Aparecida; França Júnior, Ivan; Medeiros, Michelle; Braga, VioletaArtigo Gostos memoráveis e culinária: jovens-órfãos pela AIDS em São Paulo(Habitus, 2013) Medeiros, Michelle; Moreira, Sueli Aparecida; França Júnior, Ivan; Braga, Violeta; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285; https://orcid.org/0000-0002-0558-5808; https://orcid.org/0000-0002-7004-7301A memória sustenta as tradições alimentares. Para apreender a relação entre memória e culinária, entrevistamos 15 jovens órfãos por HIV/AIDS sob a proposta de Mills (2009). A morte materna modifica o gosto da comida. Filhas tornam-se guardiãs da culinária. A cozinha é replicada em busca do gosto da comida materna. O gosto atrela sabor e convívios e motiva diálogos terapêuticosArtigo Marcel Proust para além das madeleines: uma culinária indócil(Inter-Legere (UFRN), 2014-12-26) Medeiros, Michelle; Silva, Josimey Costa da; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285; https://orcid.org/0000-0003-2556-8180Para além da clássica e dócil imagem do chá com madeleines na literatura de Marcel Proust pode-se falar em uma culinária proustiana que é indócil. Como essa culinária pode ser definida e delineada? O objetivo deste trabalho foi tentar responder a estas questões a partir do texto literário Em busca do tempo perdido. O conceito de culinária é pensado por uma perspectiva antropológica que a compreende como sistema cultural alimentar. A ideia de Indócil, delineada sob um viés multirreferencial, funciona como um dos guias centrais da pesquisa. Para lograr o objetivo desta investigação foram realizadas leituras da obra e uma posterior documentação em um arquivo digital que subsidiou a análise. Proust sugere que seu romance não representa uma sistematização em um corpo único e inteligível, mas o estudo de grandes leis e generalidades. Partindo desta afirmação, os resultados demonstram que a culinária indócil pode ser caracterizada por cinco grandes leis dietéticas: (1) a cozinha é lugar de potência; (2) a feira é espaço que instaura uma poética dos alimentos; (3) a escassez pode produzir penúria ou ser a condição da criação; (4) o obeso é maligno porque demarca um regime de resistência; (5) os dispêndios da condição humana também são mediados pela boca. Acredita-se que o exercício de pensar uma culinária indócil abra portas para a busca por uma Nutrição indócil: que dê espaço para práticas e discursos postos à parte de seu cânone, que reflita sobre a produção de suas enunciações de verdade e que compreenda que alimentar-se é um ato que se instaura nas macro e micropolíticas da vidaArtigo Os transgênicos e a alimentação escolar: dimensões contemporâneas de segurança alimentar nutricional(Educação, Ciência e Saúde, 2017-09-05) Medeiros, Michelle; Durval, Jonathan Figueredo de Souta; Chaves, Viviany Moura; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285; https://orcid.org/0000-0002-9654-7152A alimentação escolar é uma das estratégias para garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, sendo executada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Para assegurar uma alimentação saudável neste setor, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) assessora e fiscaliza as ações do Governo Municipal na execução do programa, zelando pela qualidade dos alimentos. Este estudo objetivou conhecer a compreensão do Conselho sobre a presença de alimentos transgênicos na alimentação escolar em relação à sua atuação em escolas municipais do município de Cuité-PB. Foram entrevistados cinco membros do CAE, através de perguntas-guias. As entrevistas foram gravadas e transcritas em sua íntegra. Os conselheiros entendem como seu papel o de fiscais da qualidade da alimentação escolar, porém apresentaram dúvidas e desconhecimento sobre o uso de transgênicos na alimentação escolar. Relataram a falta de debate sobre o tema, expressando ideias individuais que não foram discutidas com o grupo, como o fortalecimento da agricultura familiar no município. Assim, observamos a necessidade de qualificação neste setor, como via para otimizar a discussão em torno do tema, incitando a busca de meios que colaborem para o desenvolvimento da agricultura local e alimentação escolar segura e de qualidadeArtigo Sangue e Testemunhas de Jeová: um tabu ainda existente no mundo cristão(Revista Brasileira de Historia das Religiões, 2010-05) Medeiros, Michelle; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285Dentro do mundo cristão um pequeno grupo chamado de Testemunhas de Jeová (TJ) apresenta uma postura particular diante do sangue. Encaram-no como o encaravam os cristãos anteriores à Época Carolíngia: um tabu. O objetivo desse trabalho é responder a duas perguntas: quem são as TJ? E como lidam com esse interdito alimentar? Para isso, material documental foi coletado no site oficial das TJ, criado e mantido pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, a associação jurídica do grupo. Adicionalmente, foi realizada, ao longo de um ano, observação assistemática, composta de três horas semanais, numa das congregações no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Os dados obtidos mostram que as TJ, baseando-se em versículos do Velho e Novo Testamento, acreditam que Jeová proíbe terminantemente o consumo de sangue, seja por via oral ou venosa: transfundi-lo, seria uma consequência dessa proibição, ambos sendo compreendidos como internalizar matéria sacra. Cometer o pecado do sangue dentre eles constitui-se numa falta gravíssima passível de expulsão do membro impuro